Bares

Drinques gelados para se refrescar no verão

Frutas, ervas e itens florais estão entre as apostas dos barmen para compor bebidas que causam até um arrepio na espinha de tão fresquinhas

Por: Marcelo Cobra - Atualizado em

Drinques para a primavera
French julep, porto tonic, squeezed don julio e caipiriña: pedidas refrescantes (Foto: Leo Feltran / Romulo Fialdini / Divulgação / Antonio Rodrigues)

As temperaturas altas são um prato cheio para os barmen criarem drinques e incluir novidades suaves e refrescantes nos cardápios.

“A tendência dessa temporada é mesclar itens herbáceos e florais”, afirma Spencer Jr., do MyNY Bar, eleito o barman do ano na edição do especial Comer & Beber de 2012. Uma de suas criações, que também renderam à casa a distinção de melhor carta de drinques, é o complexo feu por vous, mix de gim escocês com toques de rosa damascena, creme de violeta, pepino macerado, suco de limão-siciliano, néctar de agave e licor de ervas francês Chartreuse Verde, servido com três pétalas.

Mojito Groove - Madeleine
Mojito groove do Madeleine: para até quatro pessoas (Foto: Divulgação)

Renovado em agosto de 2012, o cardápio de coquetéis do SubAstor seguiu a mesma tendência. “Optei por versões combinadas com ervas, que conferem amargor às bebidas”, conta o barman Rogério Souza. Entre eles, o chamado french julep, preparado com licor Chartreuse Verde, bitter de ruibarbo, suco de limão-siciliano, espumante e folhas de hortelã.

No cardápio do Madeleine, destaca-se uma boa opção para dividir entre amigos. O mojito groove vem numa jarra com rum, suco de limão, hortelã, gengibre, morango e maracujá. Pertinho dali, também na Vila Madalena, no bar de tapas Venga!, eleito a revelação de 2012 no Comer & Beber, o português João Eusébio assina a primeira carta de drinques da casa. Das nove inclusões, destacam-se o el born, com gim, licores de laranja e de lichia, água tônica e suco de limão-siciliano, e a caipiriña, feita com cachaça, vinho Pedro Ximenez, limão e maçã-verde.

venga-gim-tonica
Gim-tônica com gomos de grapefruit e laranja do Venga!: combinação refrescante (Foto: Fernando Moraes)

Outros drinques refrescantes da casa são o gim-tônica com gomos de grapefruit e laranja e o martini bilbao, com interessante sabor floral, que mescla o licor pacharán (de abrunho, uma peBaresquena ameixa), sucos de cranberry e limão-siciliano e água de flor de laranjeira.

suite-savalas-cucumber
Cucumber: drinque do Suíte Savalas (Foto: Fernando Moraes)

Para Marcelo Vasconcellos, ex-Tutto Italiano Bar & Cucina, as frutas são o grande barato da estação. “Elas combinam acidez, frescor e amargor”, aponta. Um de seus drinques, batizado de squeezed don julio, leva tequila Don Julio, creme de cambuci com abacaxi, mix de cítricos (limão-siciliano e tahiti), suco de cranberry e refrigerante citrus. No bar-restaurante Taberna 474, onde presta consultoria, Vasconcellos elaborou o porto tonic, de vinho branco seco do Porto, água tônica, hortelã e limão-siciliano.

venga-drinque
O martini bilbao do Venga!: interessante sabor floral (Foto: Fernando Moraes)

Já o Suíte Savalas, eleito o melhor para paquerar no Comer & Beber, apresenta um versão revisitada de margarita, feita com manga e um toque de pimenta dedo-de-moça. Outro opção é o cucumber, refrescante mistura de vodca, rodelas de pepino, club soba e xarope caseiro de capim-limão num copo alto com gelo.

Fonte: VEJA SÃO PAULO