Tecnologia

Doze aplicativos essenciais para o estudante

Lista traz programas que ajudam a organizar as tarefas diárias, a treinar para o vestibular e até a dissecar um sapo 

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

Capa 2255 - Vestibular da Unicamp
Aplicativos ajudam a organizar as taredas diárias dos estudantes (Foto: Werther Santana/Agência Estado/AE)

As aulas já voltaram, mas é certo que, até o Carnaval passar, o ritmo ainda não terá apertado. Após os festejos, no entanto, é chegada a hora de se concentrar para tirar boas notas e concluir o ano sem notas vermelhas no boletim. Para ajudar os estudantes, listamos doze aplicativos que vão ajudar a melhorar seu desempenho na sala de aula.

Dez aplicativos essenciais para o paulistano

iStudiez: o aplicativo permite organizar suas tarefas diárias. Com ele, é possível manter um calendário atualizado com as aulas e as lições de casa. Alertas avisam quando um trabalho está atrasado. A versão paga custa 2,99 dólares na Apple Store.

Guia do Estudante: trabalho da equipe da Editora Abril, que edita VEJA SÃO PAULO, traz informações sobre profissões, ranking das melhores universidades e datas dos vestibulares. Tem ainda um teste vocacional. Grátis 

Guia do Estudante
Aplicativo do Guia do Estudante tem até teste vocacional (Foto: Reprodução)

Dropbox: para quem precisa compartilhar documentos com os colegas de classe. É um ótima ferramenta para quem está fazendo trabalho em grupo. É possível disponibilizar fotos, vídeos e arquivos de texto. Grátis

Pocket: o aplicativo é um organizador. Ele te ajuda a marcar artigos e páginas na internet que você não teve tempo de ler. Permite acessar as páginas salvas mesma em modo off-line. Grátis. 

Novo Acordo Ortográfico: o aplicativo esclarece as mudanças ocorridas na língua portuguesa, tira-dúvidas sobre o uso de hífen e acentos que caíram após a reforma ortográfica. Grátis. 

Acordo Ortográfico
Aplicativo permite tirar-dúvidas sobre a reforma ortográfica (Foto: Reprodução)

Speak English: esse é para quem já tem um certo conhecimento da língua, mas quer aprimorá-la. No app você treina a pronúncia enquanto vivencia situações do cotidiano.

Aplicativos ajudam a reduzir gastos no dia a dia

Exercitando: esse é para quem está se preparando para o Enem. Há versões que trazem exercícios de matemática, biologia, português, história e física, entre outra disciplinas. Cada um custa 1,99 dólares.

Presidentes do Brasil: o aplicativo lista todos os que governaram o Brasil e seus respectivos vices. Você não terá mais desculpa a ser questionado sobre quem esteve no comando do país entre os dois governos de Getúlio Vargas.

Getúlio Vargas
O presidente Getúlio Vargas, em 1952 (Foto: Acervo Última Hora/Folhapress)

No Vestibular: há duas versões do aplicativo, uma gratuita e outra que custa 1,99 dólares, que traz perguntas usadas nos principais vestibulares do país. A diferença é o número de exercícios. Na versão paga são 1 400 questões ante 200 do app grátis.

Onde é isso?: o app diverte e testa seus conhecimentos sobre geografia. Nele, você é questionado sobre quais as capitais dos países e onde estão montanhas famosas, estádios de futebol e arranhas-céus.

Conversor: o aplicativo ajuda a converter volumes e medidas. Quer saber quantos gramas há em uma libra ou quantos litros há em um metro cúbico? Esse app vai te ajudar com isso.

Dez aplicativos que ajudam a perder peso e praticar exercícios

Frog Dissection: Por  3,99 dólares é possível baixar esse aplicativo que é uma útil ferramenta para quem está aprendendo sobre os órgãos. No programa, você disseca um sapo enquanto ganha noções de biologia e ciência. Há instruções sonoras em inglês. 

Fonte: VEJA SÃO PAULO