Continua após publicidade

Dom Odilo Scherer convoca procissão para pedir “chuvas generosas”

Evento que seguirá pelas ruas do centro de São Paulo está marcado para 22 de março, Dia Mundial da Água

Por VEJA SÂO PAULO
Atualizado em 5 dez 2016, 12h44 - Publicado em 28 fev 2015, 14h13

 

Os católicos de São Paulo vão sair em procissão pelas ruas do centro da cidade no dia 22 de março, quando se comemora o Dia Mundial da Água, para pedir a Deus “a bênção de chuvas generosas”, por causa da “gravidade da atual crise hídrica”.

+ Sistema Cantareira volta a registrar alta

Em carta divulgada na sexta-feira (27) endereçada aos leigos, religiosos, diáconos, padres de bispos da arquidiocese, o cardeal-arcebispo dom Odilo Scherer recomenda que, no domingo anterior à manifestação, se faça uma intensa oração nas missas das paróquias e comunidades para pedir chuva.

Continua após a publicidade

A procissão sairá às 15h da Igreja da Consolação, na Rua da Consolação, na direção da Praça da Sé, passando pelo Viaduto do Chá e pelo Largo de São Francisco. Dependendo de autorização a ser solicitada à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), um grupo de motociclistas deve escoltar a imagem da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Penha, da Igreja de São Luís, na Avenida Paulista, até a concentração. Com isso, a imagem seguiria em um caminhão do Corpo de Bombeiros até o ponto final. O evento deverá terminar com uma missa às 17h.

+ Alternativas e soluções para enfrentar a crise

Se chover durante a procissão, as orações serão em ação de graças a Deus pelo atendimento do pedido. Em sua carta circular, dom Odilo pede que todos carreguem uma garrafinha para matar a sede e para receber a bênção da água. Ele aconselha também que os participantes levem faixas com dizeres religiosos ou com frases sobre o bom uso da água.

Continua após a publicidade

+ Especialista ensina a fazer reuso para enfrentar a crise

O Vicariato de Comunicação da Arquidiocese de São Paulo anexou à carta do cardeal uma oração do papa Paulo VI para pedir chuva. “Faze cair do céu sobre a terra árida a chuva desejada, a fim de que renasçam os frutos e sejam salvos homens e animais”, implora o texto, ampliando as orações do antigo Missale Romanum (Missal Romano), do Concílio de Trento, do século XVI.

+ Confira as principais notícias de São Paulo

Continua após a publicidade

Na sequência das orações para pedir chuvas, o Missal Romano acrescentou precavidamente duas orações para conter possíveis excessos – uma para pedir bom tempo e outra para repelir as tempestades. As orações ainda servem de inspiração nas celebrações litúrgicas, mas caíram em desuso ou foram atualizadas após as reformas do Concílio Vaticano II, encerrado em 1965 (Estadão Conteúdo).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.