Esporte

Dois eventos reúnem craques do skate e do futebol acrobático

Uma das presenças garantidas é a do skatista carioca Bob Burnquist

- Atualizado em

Dono de seis medalhas de ouro no campeonato de esportes radicais X Games, o carioca Bob Burnquist é um dos maiores craques do skate mundial. Mas sente um frio na barriga toda vez que encara o maior desafio de sua profissão: uma megarrampa de 100 metros de extensão e 27 metros de altura (o equivalente a um prédio de nove andares). "Dá medo, porque uma queda causa danos comparáveis ao de uma batida de carro", afirma Burnquist. "Mas não há nada mais impressionante, divertido, gratificante e envolvente que essa aventura." O skatista montou no quintal de sua casa na Califórnia a única megarrampa fixa do planeta. Gastou 300?000 dólares. No sábado (22) e no domingo (23), o público poderá conferir uma réplica dessa rampa colossal no Sambódromo. Onze skatistas, incluindo Burnquist, idealizador do evento, disputam a Oi Megarampa, a primeira competição do gênero no país. Está prevista ainda a apresentação de quatro ciclistas.

Nesta semana, a cidade sedia outro campeonato curioso: a final do Red Bull Street Style, o primeiro mundial de futebol estilo-livre. Na prova, 43 jogadores, cada um de uma nacionalidade, fazem embaixadinhas, cabeceios e outras firulas. O vencedor é convidado a conhecer um dos três clubes da marca de bebida energética, em São Paulo, Nova York ou Salzburg, na Áustria. "Nossas manobras mostram que o futebol é um grande espetáculo", conta o estudante capixaba Murilo Pitol, de 17 anos. Ele superou 74 candidatos para representar o Brasil na competição. Ao todo, 3?217 atletas de 44 países se inscreveram nas seletivas regionais.

? Oi Megarampa. Sambódromo. Avenida Olavo Fontoura, 1209, Santana. Sábado (22), a partir das 10h, e domingo (23), a partir das 8h30. Ingressos gratuitos pelo site www.oimegarampa.com.br.

? Red Bull Street Style. Quadra de tênis do Complexo Esportivo do Pacaembu. Praça Charles Miller, s/nº, portão 5, Pacaembu. Terça (18), a partir das 20h. Três quilos de alimento não perecível dão direito a um ingresso, que deve ser retirado na loja Adidas da Rua Oscar Freire, 1055, Jardim Paulista. www.redbull.com.br.

Fonte: VEJA SÃO PAULO