Continua após publicidade

MinC demite diretora e outros quatro funcionários da Cinemateca

A cúpula está entre os setenta nomes exonerados pelo Ministério da Cultura nesta terça (27)

Por Veja São Paulo
Atualizado em 27 dez 2016, 16h32 - Publicado em 26 jul 2016, 17h10

O Ministério da Cultura exonerou mais de oitenta de seus servidores nesta terça-feira (26). A lista foi publicada no Diário Oficial da União e inclui nomes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Biblioteca Nacional, Instituto Brasileiro de Museus e também da Cinemateca, que teve cinco de seus funcionários demitidos, incluindo sua atual diretora, Olga Futemma.

A Cinemateca enfrenta uma crise desde 2013 quando, durante a gestão de Marta Suplicy no Ministério da Cultura, uma auditoria da Controladoria-Geral da União identificou irregularidades na prestação de contas da Sociedade Amigos da Cinemateca. Os repasses à entidade foram congelados. Em fevereiro deste ano, a instituição voltou a ser notícia devido a um grande incêndio que atingiu parte do seu acervo.

+ Relembre a crise administrativa da Cinemateca

Em nota publicada pelo Ministério da Cultura, as exonerações fazem parte da reestruturação da pasta e do plano de valorização dos servidores de carreira, anunciado pelo Ministro da Cultura, Marcelo Calero, por ocasião de sua posse. “Seguindo as orientações da Casa Civil, a maior parte dos cargos será preenchida por servidores concursados que ocuparão cargos de chefia. A orientação atende uma demanda da sociedade civil por uma gestão republicana e transparente e que será implementada à risca pelo Ministério da Cultura. Uma vez homologada a reestruturação do Ministério da Cultura pelo Ministério do Planejamento, será aberto processo seletivo para preenchimento dos cargos de chefia pelos servidores concursados”, divulga a nota.

Continua após a publicidade

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.