Casa

Truques para lavar roupas na máquina que fazem as peças durarem mais

Especialista no assunto, blogueiro dá dicas como trocar o amaciante por vinagre na hora de limpar as toalhas de banho

Por: Carolina Giovanelli - Atualizado em

Guarda-roupa
Roupas com visual de novas por mais tempo (Foto: Adriano Conter)

Blogueiro apaixonado por máquinas de lavar, o paulistano Fernando Ricci é responsável pelo site Roupa Suja se Lava na Máquina. Ali, ele dá dicas sobre o aparelho e temas relacionados. Recentemente, um post em seu Facebook sobre a troca do amaciante por vinagre na hora de limpar toalhas de banho teve mais de 10000 compartilhamentos na rede social. Confira seis dicas do especialista para a lavagem que fazem as peças ficarem com cara de novas por mais tempo:

+ Blogueiro é apaixonado por máquinas de lavar

1 - Separe as roupas por cor e tipo. Faça montes de itens brancos, cores claras, coloridos, escuros, pretos, cama e banho, mesa, jeans e delicados.

2 - Feche zíperes e botões para evitar que as peças saiam furadas ou rasgadas da lavadora.

3 - Vire do avesso roupas estampadas e pretas para preservar as cores.

4 - Evite misturar peças de algodão com tecidos sintéticos. O atrito entre diferentes texturas forma bolinhas.

5 - Lave separadamente as roupas que soltam tinta. No último enxágue, adicione um pouco de sal ou vinagre branco para evitar desbotamento.

6 - Troque o amaciante por vinagre de álcool branco na hora de lavar toalhas de banho. Coloque o líquido no recipiente do amaciante e adicione mais 200 ml diretamente na água. Ele remove resíduos de sabão, não deixa cheiro, ajuda a clarear o tecido e amacia.

Fernando Ricci Máquina de Lavar Roupa
Fernando Ricci, em seu quarto, repleto de máquinas de lavar para testes: dono de um blog sobre o assunto (Foto: Fernando Moraes)

Fonte: VEJA SÃO PAULO