Clima

Confira oito dicas para deixar a sua casa quentinha no inverno

A arquiteta Nyrlei Dias fala sobre métodos para tornar sua residência mais aconchegante

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

casa-quentinha-inverno
Com essas dicas, você nem vai precisar de meias para se esquentar em casa (Foto: Reprodução)

As baixas temperaturas que o paulistano tem enfrentado nos últimos dias parecem ser apenas uma prévia do que ainda está por vir (o inverno nem chegou ainda...). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), neste fim de semana o frio na capital pode chegar a 4°C, o que representaria a mais baixa temperatura registrada em 22 anos na metrópole.

Para enfrentar a “friaca”, a arquiteta Nyrlei Dias dá dicas importantes para deixar o clima da casa aconchegante e, assim, ajudar a esquentar a família toda. Confira:

1 - Abuse das cortinas. Os tecidos, principalmente os mais encorpados, aumentam o isolamento térmico. 

2 - Nessa mesma linha, vale investir em mantas de sofás, almofadas e, principalmente, tapetes. Eles ajudam a diminuir a perda de calor para o ambiente, deixando o local menos frio.

+ 5 passeios para curtir o friozinho sem gastar muito

3 - Observe se as janelas estão bem vedadas, assim como as portas. Tudo que permita a passagem de ar serve para deixar o ambiente com menos calor. Não sabe como vedar aquelas frestas? Lá vai a dica: use plástico. Ele é um ótimo isolante térmico.

4 - Fique ligado: caso a temperatura externa esteja maior do que a interna, como em um dia em que o sol se mostra firme e forte, é indicado deixar a janelas abertas. Dessa forma, ocorre a troca de calor. Feche as janelas quando começar a escurecer e o sol for embora.

+ Sopas diferentes para aquecer os dias frios

5 - Os aquecedores portáteis funcionam à eletricidade e podem ser classificados como: cerâmicos, metálicos ou a óleo. Em relação ao custo-benefício, a indicação é usar o aquecedor a óleo, pois, apesar de ser um pouco mais caro, ele faz a troca de calor de forma uniforme (não se concentra apenas próximo ao equipamento) e evita o ressecamento do ambiente, mantendo a umidade do ar. Um toque: sempre deixe o aparelho na altura do chão.

Aquecedor a Óleo Olimpia Splendid Caldosette extra
Aquecedores a óleo apresentam melhor custo benefício (Foto: Divulgação)

6 - Fique nos cômodos menores da casa. Quanto menor a área, mais calor se concentra nela - principalmente, quando tem piso de madeira com carpete ou tapetes. Locais com pé direito muito alto sofrem mais perda de calor.

7 - Mantenha as portas dos cômodos da casa fechadas, impedindo a circulação do ar frio.

8 - Velas aquecem bem o ambiente. Acenda-as, claro, longe de materiais inflamáveis.

Fonte: VEJA SÃO PAULO