A três minutos do paraíso

Dia do Miojo: chefs confessam paixão e dão quatro receitas

Sérgio Arno, Erick Jaquin e Pier Paolo Picchi afirmam não resistirem ao macarrão instantâneo

Por: Adriano Conter - Atualizado em

Dia do Miojo
O humorista Paulo Tiefenthaler e os chefs Erick Jacquin, Pier Paolo Picchi e Sérgio Arno: receitas para o Dia do Miojo (Foto: Veja São Paulo)

Neste domingo (25) comemora-se o aniversário de uma das invenções mais adoradas na gastronomia contemporânea: há 53 anos, o taiwanês Momofuku Ando criava no Japão o macarrão instantâneo Miojo.

+ Restaurante serve hambúrguer com miojo em São Paulo

Para festejar a data, VEJINHA.COM conversou com três prestigiados chefs que se confessam fãs do lámen e com o líder da “culinária de guerrilha”, Paulo de Oliveira, personagem do programa "Larica Total".

Cada um deles sugeriu uma receita para fugir do tempero de saquinho. Confira.

Sérgio Arno

Dono da rede La Pasta Gialla e dos italianos Alimentaria e La Quottidiana, o chef diz comer Miojo três vezes por semana. "Gosto do lámen à noite, antes de dormir, ou no café da manhã.” O chef conta que começou a cultivar o hábito quando abriu seu primeiro restaurante e passou a chegar em casa de madrugada, cansado e com fome.

Arno defende a massa no lugar de consumir sanduíche ou fritura: "É mais saudável". Ele diz dispensar o tempero que vem na embalagem e indica, no lugar, o furikakê, condimento japonês para arroz com pedaços de alga e gergelim, entre outros ingredientes.

Quando quer simplificar, o chef cozinha o macarrão e finaliza apenas com azeite e queijo ralado.

Sua receita favorita é Miojo com salsicha:

Miojo com salsicha
Sergio Arno: Miojo com salsicha é sua versão favorita da iguaria (Foto: Adriano Conter)

Ingredientes: um pacote de macarrão instantâneo, uma salsicha de marca boa cortada em rodelas finas, um quarto de cebola também cortada em rodelas finas, uma xícara de molho de tomate pronto, quatro colheres de azeite, sal a gosto e duas colheres de queijo ralado.

Mode de preparo: refogue a cebola com o azeite e a salsicha. Acrescente o molho e acerte o sal (se preferir, coloque também um pouco de pimenta). Prepare a massa e misture. Adicione o queijo ralado.

Erick Jacquin

Dono do badalado La Brasserie Erick Jacquin, o chef reluta em admitir, mas não só é fã do macarrão instantâneo, como elege o de carne seu sabor favorito e afirma que costuma degustar o prato com catchup. "Tenho vergonha de dizer, mas gosto do sabor industrializado", diz Jacquin, que também conta não dispensar sopas desidratadas.

O francês afirma que não conhecia Miojo em seu país natal e que adquiriu o hábito de comê-lo no Brasil. Aqui, come de madrugada, com cerveja, suco ou refrigerante.

Sua dica é o Miojo com manteiga e presunto:

Ingredientes: um pacote de macarrão instantâneo, uma colher de manteiga, pimenta-do-reino moída na hora, sal a gosto, presunto cozido cortado em pequenas fatias e queijo parmesão ralado.

Modo de preparo: cozinhe o Miojo e, já no fim do preparo, ainda com um pouco de água no fundo, acrescente uma colher de manteiga, a pimenta-do-reino moída na hora a gosto, uma pitada de sal e o presunto cozido cortado em pequenas fatias. Cubra com o queijo.

Pier Paolo Picchi

Assim como seus colegas, o chef do Picchi Ristorante, gosta do macarrão instantâneo de madrugada, quando chega do trabalho.

Ele afirma que não usa o saquinho de tempero e aconselha regar a massa com um bom azeite extravirgem e cobrir o prato com queijo parmesão ralado.

Outra dica é o Miojo com tomate picado e manjericão:

Miojo com tomate picado e manjericão
Pier Paolo Picchi: dica de Miojo com tomate picado e manjericão (Foto: Adriano Conter)

Ingredientes: um pacote de macarrão instantâneo, alho, um tomate picado, manjericão e queijo parmesão ralado.

Modo de preparo: refogue no azeite um pouco de alho com o tomate picado. Prepare a massa. Misture o molho e o macarrão com o parmesão ralado e algumas folhas de manjericão.

Paulo Oliveira

Personagem do programa “Larica Total”, Paulo Oliveira (interpretado pelo ator Paulo Tiefenthaler) criou uma receita exclusiva.

Sua dica é o Miojo com molho “Royal White Fish”:

Ingredientes: macarrão instantâneo, quatro tomates batidos no liquidificador, meia lata de creme de leite e uma lata de sardinha no óleo.

Modo de preparo, nas palavras de Paulo: “Você mistura, opa, esqueci, mete antes um dente de alho, mistura tudo na panela, acredita, joga a massa e vai nessa. Queijo ralado é over, só se você estiver fora do normal, tipo crazy, meio barroco. E manda um beijo para o Glauber Rocha.”

Fonte: VEJA SÃO PAULO