Especial

Que tal um curso diferente para o seu pai?

Há desde aulas para ensiná-lo a guiar um carro de corrida até pacotes para ajudá-lo a explorar as profundezas do oceano

Por: Tatiana Babadobulos

Curso de mergulho da Narwhal - Dia dos Pais 2333
Curso de mergulho da Narwhal: "batismo" em Ilhabela (Foto: Divulgação)

+ Pacote para o papai

+ Viagens expressas

+ A vez dos homens: público masculino procura centros de estética e consultórios de cirurgia plástica

MERGULHO NA IMENSIDÃO

Com um curso básico de mergulho autônomo (aquele com cilindro de ar comprimido), qualquer um fica apto a passear pelo mundo submarino a uma profundidade máxima de 18 metros. Em escolas como a Narwhal, uma das mais antigas de São Paulo, a preparação dura, em média, um fim de semana. Nas aulas teóricas, o professor ensina a física envolvida em ambientes aquáticos e a fisiologia do corpo humano. Na parte prática, em uma piscina, aprendem-se noções de flutuabilidade e de como utilizar corretamente o equipamento. As sessões podem ser marcadas para o fim de semana (das 9h30 às 13h30 na sala e das 14h30 às 18h na piscina) ou para a noite (de segunda a quinta, das 19h30 às 23h). Os quatro mergulhos no mar, chamados de “batismo”, são realizados em Ilhabela. Para participar, o aluno precisa levar máscara, snorkel e as nadadeiras.

Narwhal. Alameda dos Aicás, 1303, Moema, telefone 5535-9000. www.narwhal.com.br. 940 reais (inclui o batismo em Ilhabela, sem hospedagem). 

Centro de Pilotagem Roberto Manzini - Dia dos Pais 2333
Centro de Pilotagem Roberto Manzini: para pais amantes da velocidade (Foto: Divulgação)

A MAIS DE 200 POR HORA

Gosta de velocidade? Pois é possível aprender as técnicasusadas pelos pilotos em Interlagos. O primeiro passo é uma aula teórica de quarenta minutos, com instruções sobre como realizar uma curva usando todo o traçado.Na sequência, a bordo de um Volvo C30 (equipadocom motor de 200 cavalos, pneus slick e escapamento aspirado), o aluno encara três voltas na pista a 210 quilômetros por hora ao lado de um profissional. Depois, assume a direção em mais seis voltas. O próximo curso ocorre no dia 12, das 9h às 17h.

Curso da sommelière Alexandra Corvo - Dia dos Pais 2333
Alexandra Corvo: instrutora oficial da região da Borgonha no Brasil (Foto: Patrícia de Oliveira e Corvo)

AO SABOR DAS UVAS FRANCESAS

Nada como vinho no inverno. E, para saber diferenciar os bons rótulos,um curso da sommelière Alexandra Corvo, instrutora oficial da regiãoda Borgonha no Brasil, discorre sobre as variedades da França. São cincoaulas, assim divididas: Bordeaux e o sudoeste; Chablis; Borgonhae Beaujolais; Languedoc e Roussillon; Loire, Champagne e Alsácia.Em cada uma, há degustação de taças com cinco tipos da bebida.O curso ocorre às quartas, das 19h às 22h, de quarta (7) a 4 de setembro.

› Ciclo das Vinhas. Rua Maria Figueiredo, 305, Paraíso, telefone  3284-3626. www.alexandracorvo.com.br. 925 reais.

Curso de fotografia na escola Focus - Dia dos Pais 2333
Curso de fotografia da Focus: A escola empresta as máquinas no primeiro módulo. (Foto: Rafael Evangelista)

PARA SAIR BEM NA FOTO

O Instagram até quebra um galho, mas tirar proveito de uma câmera profissional é bem diferente. Um programa com sete módulos, que pode ser feito ao longo de quatro meses, ensina os truques da fotografia digital, desde regulagem do equipamento até dicas para usar programas de tratamento de imagem. A escola empresta as máquinas no primeiro módulo.

Focus. Rua Riachuelo, 265, conjunto 12, centro, telefone 3107-2219. www.focusfoto.com.br. De 505 reais a 621 reais cada módulo.

Simulador de voo no Museu TAM - Dia dos Pais 2333
Simulador de voo no Museu TAM: para quem quiser ter um dia de 'Top Gun' (Foto: Divulgação)

NO COCKPIT DE UM CAÇA

Para quem é fã do clássico Top Gun, o Museu TAM oferece a sensação de pilotar um caça americano. Antes de assumir o manche do simulador, o aluno recebe informações sobre os comandos. Há quatro cenários: dois de combate, voo livre e pouso. O local funciona de quarta a domingo, das 10h às 16h.  

Museu TAM. Rodovia SP 318, km 249,5, São Carlos, telefone (16) 3306-2020. www.museutam.com.br. 20 reais (a entrada do museu custa 25 reais).

Fonte: VEJA SÃO PAULO