Comportamento

Dez promessas de ano novo possíveis de cumprir

Elaboramos algumas dicas práticas para você fazer diferente em 2014 e cumprir com tudo o que prometeu. Abaixo, veja como pegar firme na academia, encontrar um novo amor, fazer aquela viagem dos sonhos e mais

Por: Carolina Romanini

Miami
Miami: um dos destinos mais procurados pelos brasileiros, pode entrar para a sua lista de realizações em 2014 (Foto: Divulgação)

Emagrecer, trocar de emprego, pegar firme na academia e desligar-se do caos da cidade estão entre os principais desejos dos paulistanos para o ano que chega. Curtir mais os amigos e fazer uma grande viagem são outras das muitas vontades.

Sem firulas, a gente entrega algumas dicas práticas para cumprir de vez com dez promessas típicas do Réveillon. Matricular-se em uma academia 24 horas talvez seja a solução para enfrentar a desculpa de falta de tempo para subir na esteira. Atualizar o currículo em uma rede social profissional pode ser o pontapé para aquela promoção que não vem há anos.

Abaixo, você vê mais dicas para fazer diferente em 2014.

1. Emagrecer

A regra número um é mudar os hábitos alimentares. Procure um profissional, de preferência endocrinologista ou nutricionista, para elaborar um plano personalizado de dieta.

Se falta de tempo para preparar uma refeição saudável é um problema, considere contratar um serviço de dieta delivery. Empresas como a All Light Gourmet, Keep Light, Dietox têm cardápios balanceados que são entregues em casa com pratos na medida para um a cinco dias. Os preços variam de 70 reais (o pacote para um dia Keep Light) a 350 reais (o pacote para cinco dias All Light Gourmet).

2. Trocar de emprego

Ativar o networking é fundamental para iniciar a busca por um novo emprego – e uma tarefa simples e inclusive gostosa de cumprir.

Entre em contato com amigos que trabalham em empresas que você admira, atualize o seu perfil em redes sociais profissionais e marque cafés com pessoas chaves do seu setor, para avaliar como está a oferta do mercado e mostrar o seu interesse.

Listamos aqui os melhores bares, restaurantes e cafés para encontros de negócios.

Academias SP - Curves - Leg Press
Curves: aulas em circuito têm duração de apenas 30 minutos (Foto: Divulgação)

3. Pegar firme na academia

Comprometer-se com uma atividade física é talvez a decisão mais difícil de cumprir para os paulistanos. Especialistas recomendam começar fazendo o mínimo para não desistir de cara: 30 minutos de exercícios, três vezes por semana.

Algumas academias oferecem exatamente isso, caso da Curves e da Contours, ambas, porém, focadas no público feminino. A Smart Fit, do grupo Bio Ritmo, permite que você entre e saia como quiser, sem cumprir protocolo. E tem também as que não fecham as portas jamais, como as unidades da rede Academia 24 Horas, para quem usa da falta de tempo como desculpa para não botar o corpinho para mexer.

Siga também as dicas dos nossos blogueiros de corrida, Marcos Paulo Reis, e fitness, Rachel Pitta, para se motivar e praticar exercícios até em casa.

4. Desligar-se do caos da cidade

O trânsito, a falta de segurança, as filas nos shoppings, metrôs... Tudo isso tem afetado o bem-estar dos paulistanos. E como não há previsão de mudanças concretas para os problemas da cidade, o ideal é buscar alternativas para se desligar do caos urbano, nem que seja apenas por um instante.

De day-spas a centros de meditação próximos da capital, São Paulo está recheada de atrações para relaxar. Confira aqui uma lista com lugares para se desligar do mundo.

5. Curtir mais os amigos

O mais difícil é abrir um espaço na agenda para encontrar os amigos, porque opções de lugares para confraternizações não faltam na cidade. Além de parques como o Ibirapuera, Villa-Lobos e o Parque do Povo, para um momento ao ar livre, o guia Comer & Beber deste ano listou quatro endereços de comidinhas para conhecer com amigos descolados.

Parque do Povo
Parque do Povo: um dos mais badalados da cidade, é ponto de encontro de amigos nos finais de semana (Foto: Fernando Moraes)

6. Fazer uma grande viagem

Porto de Galinhas, Natal, Miami, Nova York... Seja qual for o seu destino, a viagem dos sonhos quase sempre aparece nas resoluções de Ano Novo. Os segredos para realiza-la são, basicamente, tempo e organização.

Com antecedência e pesquisa, é possível encontrar preços mais baixos, adiar ainda mais o parcelamento e encontrar boas pechinchas de hotéis. Com a ajuda de companhias aéreas e uma agência de viagens, levantamos oito dicas para você comprar passagens aéreas mais baratas. A partir daí, o caminho já está traçado.

Para ler mais sobre viagem, acompanhe o blog Viajar e Curtir.

7. Juntar dinheiro

Controlar os gastos já é uma boa maneira de colaborar com a poupança. Para economizar sem abrir mão da diversão, use e abuse dos programas gratuitos que acontecem a cada semana em todos os cantos da cidade. Na hora da refeição, consulte nossa lista de restaurantes bons e baratos. O cofrinho agradece.

8. Ler mais

Seja no tablet ou no papel, a leitura é envolvente e pede um ambiente especial. Entre uma reunião e outra, próximo do consultório médico ou da escola das crianças, alguns espaços da cidade acolhem os amantes de um bom texto. Espaços como a Livraria da Vila e a Livraria Cultura, em vários endereços, são atrativos e recheados de títulos para escolher entre os mais variados segmentos. Confira também uma série de livrarias e bibliotecas para frequentar com as crianças.

Livraria da Vila - Shopping Cidade Jardim
Livraria da Vila, no Shopping Cidade Jardim: espaços para leitura e contações de história (Foto: Divulgação)

9. Encontrar um amor

Segundo especialistas como Claudio Gandelman, presidente do site ParPerfeito, abrir-se às oportunidades é o passo número um para encontrar um novo amor.

Aumente o grupo de amigos, frequente uma nova academia, diga 'sim' mais vezes a convites para sair. Para dar uma força, a gente também conta quais são os melhores bares para paquerar na cidade.

10. Cuidar mais de mim

Em meio a uma rotina agitada, reservar um tempinho para cuidar da aparência, permitir-se uma atividade de lazer ou mesmo passear pela cidade fica para segundo plano. Para colocar a cabeça no lugar, adote um hobby, como uma academia que seja adequada para o seu perfil, ou entregue-se a um tratamento de beleza. Conheça os salões de beleza que abrem em horários diferenciados, assim, não tem desculpa.

Fonte: VEJA SÃO PAULO