1º de maio

Dez programas imperdíveis para aproveitar o feriado

Opções incluem passeios, atividades esportivas, shows gratuitos, exposições, cinema, teatro e mais

Por: Redação VEJASAOPAULO.COM - Atualizado em

Zezé Di Camargo e Luciano
A dupla Zezé Di Camargo e Luciano está entre atrações dos shows gratuitos promovidos pelas centrais sindicais no Dia do Trabalho (Foto: Thiago Bernardes)

Para quem está em São Paulo neste 1º de maio, não vão faltar programas para aproveitar o feriado nacional. As opções vão desde os shows de graça dedicados aos trabalhadores, a exposições, passeios para a garotada, filmes, peças e bares com promoções para fechar o dia. Programe-se.

Parque do Carmo
Parque do Carmo é uma das opções para os pais e filhos esportistas (Foto: Bia Parreiras)

Esportes no Parque do Carmo 

Além de poder aproveitar o dia livre nos parque e praças da cidade, o paulistano poderá participar de atividades gratuitas, como ginástica e basquete, no parque no centro. Quem quiser participar, pode se inscrever na hora, menos para a corrida, cujas inscrições já foram encerradas.

aquário de são paulo
Aquário de São Paulo funcionará normalmente no feriado (Foto: Veja São Paulo)

Zoológico, aquário, museus e mais atrações para as crianças

Neste 1º de Maio, diversas atrações infantis funcionam normalmente, como o educativo Museu da Língua Portuguesa. As opções de passeios incluem ainda os bichinhos do Zoológico de São Paulo, os esportes radicais da Casa de Pedra e muito mais. 

Crônicas de Cavaleiros e Dragões O Tesouro dos Nibelungos - Kleber Montanheiro - 4
A peça Crônicas de Cavaleiros e Dragões - O Tesouro dos Nibelungos, que faz últimas sessões (Foto: Divulgação)

Espetáculos infantis com sessões extras

Quatro peças fazem apresentação, como o épico infantil Crônicas de Cavaleiros e Dragões - O Tesouro de Nibelungos. Em cartaz no Teatro do Sesi, a superprodução adapta texto de Tatiana Belinky e traz diversos efeitos: bonecos gigantes articulados, sangue cenográfico e objetos voadores. Além das montagens, o Sesc Santo Amaro convida toda a família para uma divertida performance circense – de graça.

ciclofaixa_paulsita
Ciclofaixas de lazer como a da Avenida Paulista funcionarão das 7h às 16h (Foto: Guilherme Lima)

Ciclofaixas de lazer para pedalar

A ciclofaixas de lazer funcionam normalmente nesta quarta, das 7h às 16h, e apenas o percurso entre a Rua Doutor Zuquim e a Avenida Braz Leme, na zona norte, estará suspenso em virtude do evento da Força Sindical. No total, são quase 150 quilômetros, divididos em seis trechos, para que os paulistanos possam pedalar. 

Paulistanos de 2011 - Luciano e Zezé di Camargo
Zezé Di Camargo & Luciano animam comemorações do Dia do Trabalhador (Foto: Francisco Cepeda)

Shows do Dia do Trabalho

As principais centrais sindicais organizaram uma enorme programação musical gratuita para a data, a partir das 10h. Atrações sertanejas, como Zezé di Camargo e Luciano e César Menotti e Fabiano, são maioria na Praça Campo de Bagatelle, na zona nort. Alceu Valença e Oswaldo Montenegro diversificam o encontro no Vale do Anhangabaú. Algumas delas passam pelos dois palcos no mesmo dia, a exemplo do grupo Art Popular, dos cantores Belo e Leonardo e da dupla Fernando e Sorocaba. Confira toda a a agenda. 

vik muniz
Tela de Vik Muniz:, cuja exposição de reproduções de telas clássicas está nos últimos dias (Foto: Divulgação)

Últimos dias para ver Lasar Segall e Vik Muniz

A mostra que comemora o centenário da primeira individual do lituano Lasar Segall no Brasil –e reúne 50 obras de seu acervo e 60 fotografias- encerra neste domingo no museu que leva seu nome. Já na galeria Nara Roesler, a exposição que traz releituras de pinturas clássicas a partir de vários materiais feitas por Vik Muniz se despede no sábado.

Laranja Mecânica
O ator Malcolm McDowell em Laranja Mecânica: história continua atual (Foto: Divulgação)

Ver Laranja Mecânica em cópia restaurada no cinema

O clássico de Stanley Kubrick (1928-1999), de 1971, ainda hoje arrebata fãs e estampa camisetas e tatuagens de jovens. Na época do lançamento, foi exibido com censura em diversas cenas. Em cópia restaurada, é a oportunidade de conferir uma história que permanece atual. Alex (Malcom McDowell) e seu bando sentem prazer em violentar e humilhar estranhos, até que o jovem é preso e vira cobaia de um novo sistema de regeneração para combater seus impulsos violentos. 

Cirque du Soleil - Corteo
Cena Lustres, do espetáculo Corteo, do Cirque du Soleil (Foto: Marco Cisaria)

Conferir o espetáculo Corteo, do Cirque du Soleil

Com mil toneladas de equipamentos e 60 artistas em cena, o espetáculo da trupe canadense acompanha a história de Mauro, o Palhaço Sonhador. São dezenove números do afiadíssimo elenco em um palco de 360 graus. Destaques para os seis artistas que fazem acrobacias sobre duas telas elásticas semelhantes a camas e o contorcionismo aéreo de quatro ginastas em lustres. Dividida em duas etapas, a exibição dura duas horas.

Musical O Rei Leão
Musical O Rei Leão (Foto: João Caldas ©Disney)

Aproveitar os poucos ingressos para ver o musical O Rei Leão

Maior musical já trazido para a cidade, a versão para os palcos do longa da Disney tem ingressos esgotados em vários finais de semana, por isso aproveitar o feriado pode ser a chance de conferir a montagem mais vista da Broadway de todos os tempos. Atente para as versões das canções de Elton John e Tim Rice feitas por Gilberto Gil.

Pompeia Bar Comida di Buteco
O Pompéia Bar concorre com um conjunto de petiscos em um prato só, por R$ 46,90, no festival Comida di Buteco (Foto: Photo5/Divulgação)

Experimentar alguns dos concorrentes a melhor petisco da cidade

Com receitas que tem como base madioca e/ou linguiça, o público pode provar e votar nos melhores tira-gostos do festival Comida di Buteco, que este ano reúne 50 bares. Para disputar o título, além de inéditas, as receitas não podem se repetir em outros concorrentes. Os preços vão de 3 reais (unidade) a 46 reais (porção). 

Fonte: VEJA SÃO PAULO