Dia das Mães

Dez programas para celebrar em família na Zona Leste

Região oferece parques, atividades culturais e esportes para movimentar o corpo no domingo (12)

Por: Juliene Moretti e Vitoria Kennedy

Somos Tão Jovens - Thiago Mendonça
'Somos Tão Jovens': cinebiografia de Renato Russo estrelada por Thiago Mendonça (Foto: Divulgação)

Para quem mora na Zona Leste e quer tirar a mãe de casa neste domingo, opções não faltam. Além da diversidade gastrônomica, com casas que servem churros, expressos orgânicos e empanadas argentinas, a região oferece parques, atividades culturais e esportes para movimentar o corpo. Confira as opções:

RESTAURANTE JAPONÊS + PEÇA DE TEATRO + CUPCAKE

Nas Terras de Kublai Khan
Nas Terras de Kublai Khan - Sesc Itaquera (Foto: Keffin Gracher)

No Domo Sushi Bar, as sugestões japonesas podem ser pedidas à la carte ou no formato de rodízio. Enquanto saboreia sushis, temakis e sashimis, ofereça uma das caipirinhas de saquê, como a de frutas vermelhas, para sua mãe. Na segunda etapa do passeio, uma visita ao Sesc Itaquera, a 20 minutos de carro, é a pedida. Às 13h, acontece o espetáculo Nas Terras de Kublai Khan, uma espécie de monólogo-fantástico, na qual a personagem Marola conta histórias das viagens de Marco Pólo, com recursos simples que agradam os espectadores de todas as idades, como tecidos se transformam em mares bravios e cestos que viram arcas mágicas. A peça é gratuita. Para fechar o programa, que tal algo doce? Ainda na Av. Jacu-Pêssego do Sesc, dê um pulo no Shopping Itaquera para provar um dos sabores criativos do The Original Cupcake no café da tarde.

BIBLIOTECA + EMPANADA ARGENTINA + CINEMA

Somos Tão Jovens - Thiago Mendonça
'Somos Tão Jovens': cinebiografia de Renato Russo estrelada por Thiago Mendonça (Foto: Divulgação)

A Biblioteca Affonso Tauny tem um enorme acervo digital e físico sobre a história do tradicional bairro da Mooca, um dos mais tradicionais de Sâo Paulo. Há cinco minutinhos dali, descendo a Rua da Mooca, o bar e restaurante argentino Moocaires prepara empanadas de dar água na boca. Por R$ 20,00, é possível provar uma das iguarias argentinas com calabresa, requeijão e provolone e ainda votar no festival Comida di Buteco, que elege os melhores petiscos da cidade. Encerre o dia assistindo à cinebriografia de Renato Russo, Somos Tão Jovens, no Cinemark Mooca Plaza Shopping, o segundo filme mais visto do país em seu final de semana estreante. Pegue a Avenida Paes de Barros sentido Vila Prudente para chegar até lá de carro em dez minutos.

CHURROS + BOLICHE + CHOPP

Um sobrado antigo, de esquina, com paredes coloridas e mesinhas na calçada: assim pode ser descrita a Cervejaria do Alemão, que fica no coração boêmio da Mooca e serve chopp Brahma com muita competência. Comece a noite lá e não deixe de provar o petisco que representa a casa no Comida di Buteco: linguiça de cordeiro com tapioca ao molho de hortelã. Perto dali, na Av. Oratório, fica um boliche que sempre tem uma promoção que atrai a clientela, o Bowling Station. Por último, leve sua mãe para provar o churro alto recheado até o topo com doce de leite caseiro da Casa do Churro, que fica na Rua da Mooca e prepara doces de até 3,30 metros de comprimento. Pegue a Av. Paes de Barros sentido Taquari para chegar até lá.

CATAVENTO CULTURAL + PICANHA NA CHAPA + EXPRESSO ORGÂNICO

Ciência e Você - Catavento Cultural e Educacional
Entre todas as instalações, as que mais agradam a meninos e meninas estão localizadas no Engenho. A física vira diversão, e ser enganado por ilusões de ótica e brincar com bolhas de sabão faz parte do programa (Foto: Bruno Mattos)

Sempre tem novidades no museu Catavento Cultural e Educacional. Neste domingo, está em cartaz a exposição Ciência e Você com atrações interativas, como manipulação de  microscópio para crianças. Depois do tour, pegue a Rua da Mooca até chegar à 1ª Cervejaria da Mooca. Pioneira em oferecer cervejas especiais na região, o bar oferece carta com mais de trinta opções. Para as crianças, o menu traz carnes grelhadas. Para contrabalancear, volte à Rua da Mooca e visite  o Empório Mundo Natural, onde todos os itens são orgânicos, integrais, diet ou livres de glúten e lactose. Feche a noite com o expresso da casa.

PARQUE + HAMBÚRGUER + MÚSICA AO VIVO

Garage Burger
Garage Burger: lanches em ambiente inspirado em corridas de Stock Car (Foto: Tadeu Brunelli)

Com campinhos de futebol, trilhas asfaltadas e grandes árvores em toda sua extensão, o CDC Parque Ecológio da Vila Prudente é ideal para uma tarde preguiçosa. Dê um voltinha por lá e se demore. Quando a fome bater, siga pela Av. Anhaia Mello sentido Metrô Vila Prudente até encontrar o Garage Burger. Com decoração voltada aos fãs da alta velocidade, o local dispõe de revistas sobre automobilismo e simuladores de corrida. O sanduba que leva o nome da casa combina 200 gramas de picanha, mussarela de búfala, rúcula e tomate seco. Antes, a porção de batata frita xadrez na companhia de molho barbecue, cheddar e maionese é um dos hits. Depois do almoço, volte algumas quadras da avenida para encontrar o animado Stones Music Bar. Logo na entrada, um jardim praiano com cascatas artificiais e palmeiras chama a atenção. O palco fica ao fundo do espaço e recebe shows de bandas cover com repertório de pop e rock. Tudo fica próximo ao metrô Vila Prudente (linha 2-Verde).

PEÇA DE TEATRO + ESFIHA + DOCINHOS

Nada Aconteceu, Tudo Acontece, Tudo Está Acontecendo
A atual: Janaina Leite e Juliana Sanches (Foto: Adalberto Lima)

No fim do domingo, já descansados do almoço, o passeio é na Vila Maria Zélia, uma antiga vila operária construída em 1916, é a dica para a família. Lá, não deixe de visitar o Armazém XIX onde está em cartaz a peça Nada Aconteceu, Tudo Acontece, Tudo Está Acontecendo, a partir das 18h. Para garantir os ingressos, reserve antes. fA dez minutos de carro dali fica o Rei da Esfihas, lugar tranquilo e aberto até meia-noite que serve diversas versões do quitute árabe. Logo adiante está a Doceria Maiella, que oferece bolos em pedaços.

VISITA AO PARQUE DO CARMO

Parque do Carmo
Parque do Carmo é uma das opções para os pais esportistas (Foto: Bia Parreiras)

Cheio de verde, porém um pouco longe de transportes e restaurantes, o Parque do Carmo vale uma visita individual, que pode se transformar em um piquenique em família. Aos domingos, muitas se reúnem ali para usar as churrasqueiras. Se este for o seu programa, chegue bem cedo, pois não é fácil reservar o espaço. Para se garantir, melhor levar sanduíches prontos de casa. Também aos domingos, acontece o Bosque da Leitura, no Casarão em frente ao lago, a partir das 10h, além de atividades físicas em que grupos se reúnem para participar.

CONSTRUÇÃO HISTÓRICA + RESTAURANTE JAPONÊS

Casa do Tatuapé
Casa do Tatuapé: espaço para conhecer com a família (Foto: Divulgação)

A Casa do Tatuapé foi construida em 1698 e depois de virar fábrica de tijolos e tecelagem, hoje faz parte do patrimônio histórico da cidade. Silencioso, o espaço abriga exposições e atividades culturais. Aproveite para conhecer com as visitas guiadas. Na sequência, pela Av. Celso Garcia, em quatro minutos de carro, é possível almoçar na filial do Nakato Restaurante Japonês. Além dos combinados, a casa oferece o rodízio especial japonês, por R$ 41,90, com sashimis de polvo e o exótico sashimi de avestruz. Se preferir, opte pelo rodízio de temaki.

PARQUE + QUINDIM

Bendito Quindim - Comidinhas
Bendito Quindim: aposte nos sabores diferentes (Foto: Fernando Moraes)

Próximo à Marginal Tietê, o Parque do Piqueri tem extensa área verde, com lago, pista de cooper e aparelhos de ginásticas. A pedida é sentar-se na grama e observar os pássaros do lugar. Leve lanches para um piquenique mas não exagere, porque a próxima parada é tão saborosa quanto calórica. A dez miniutos de carro dali está a Bendito Quindim. Além do tradicional doce amarelinho, a casa oferece sabores como café, pistache, maracujá e damasco. 

CINECLUBE +  ROTISSERIA + SORVETE

Marco Polo Gelateria
Marco Pólo: balcão de sorvetes gourmets (Foto: Ezyê Moleda)

No Sesc Belezinho, a partir das 15h, acontece o Cineclube Road Movie. Neste domingo, o filme em cartaz é O Espantalho, com Al Pacino. O longa de 1973 conta a história de dois desconhecidos que se encontram e ganham a estrada em busca de uma vida melhor. As senhas são distribuídas uma hora antes, por isso, chegue cedo. Se não quiser pegar a sessão, o Sesc também oferece aula de ritmo a partir das 16h. Depois de dançar bastante, separe o jantar para o La Pergoletta, restaurante/rotisseria no Tatuapé, a 12 minutos de carro. Por lá, as porções fartas servem duas pessoas. Aposte no nhoque de mandioquinha ao ragu de carne de panela. Para a sobremesa, a Marco Polo Gelatteria e Caffé oferece sorvetes gourmet, como os de café e crocantes de amendôas.

Fonte: VEJA SÃO PAULO