Exposição

Dez motivos para ir à exposição Cérebro - O Mundo Dentro da Sua Cabeça, no Parque do Ibirapuera

Por: Jonas Lopes - Atualizado em

1. Ver amostras reais de um cérebro humano e dos de animais como golfinho, cachorro e babuíno. Enquanto o de um homem pesa 1,4 quilo, o de um cãozinho beagle tem 72 gramas, por exemplo.

2. Divertir-se numa instalação audiovisual que simula o efeito das descargas elétricas nas sinapses. Quando o visitante arremessa pequenas bolas de ferro na peça, luzes se acendem e ilustram as conexões entre neurônios.

3. Conhecer a história do americano Phineas Gage (1819-1861). Há uma réplica do crânio dele, que teve sua personalidade transformada após uma barra de ferro atravessar sua cabeça num acidente.

4. Outra atração é uma reconstrução do crânio de um triceratope, dinossauro ancestral do rinoceronte.

5. Brincar numa máquina que explica como funcionam os reflexos do corpo humano. Trata-se de uma pequena caixa, idealizada para fazer a pessoa se desequilibrar e segurar um guidão que, puxado, acende painéis explicativos.

6. Assistir ao documentário Mente Brilhante: Desenvolvendo a Genialidade, sobre pessoas que se tornaram mais inteligentes por meio de exercícios.

7. Fazer as vezes de médico num game que permite identificar tumores cerebrais em três pacientes com a vida, literalmente, em jogo. O visitante pode curá-los se acertar no tratamento - ou matá-los, se errar.

8. Aprender o que causa doenças como mal de Alzheimer, esquizofrenia, atraso mental, ansiedade e depressão, em painéis espalhados pelos 1?500 metros quadrados da mostra.

9. Conferir a obra Geografia do Cérebro, que possui uma caixa de luz na qual cada botão apertado pelo público aciona funções como coordenação motora, emoções, visão, audição e olfato.

10. Aproveitar a ida ao Ibirapuera para conferir, no MAM, a exposição A Permanência do Instável, do paisagista e pintor Roberto Burle Marx.

Cérebro - O Mundo Dentro da Sua Cabeça. Porão das Artes da Fundação Bienal. Parque do Ibirapuera, portão 3. Informações, 4003-1212. Segunda a domingo e feriados, 9h às 21h. A bilheteria fecha uma hora antes. Agendamento de grupos para visitas guiadas % 3883-9090. R$ 40,00. Cc.: todos. Cd.: todos. IR. Até 25 de outubro. A partir de sexta (7).

Fonte: VEJA SÃO PAULO