Televisão

"Gastamos em uma cena o valor de um capítulo inteiro", diz diretor sobre abertura do Mar Vermelho

Alexandre Avancini, diretor da novela Os Dez Mandamentos, conta que Record investiu 1 milhão de reais para produzir cena exibida na noite de terça

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

alexandre dez mandamentos
O diretor Alexandre Avancini: "Assisti à cena mais de quarenta vezes" (Foto: Divulgação )

O diretor-geral da novela Os Dez Mandamentos, Alexandre Avancini, assistiu à cena em que Moisés abre o Mar Vermelho para os hebreus ao menos quarenta vezes. Nesta terça-feira (10), acompanhou a primeira exibição pela televisão ao lado de colegas de trabalho, na Rede Record, no Rio de Janeiro. Segundo o Ibope, a audiência atingiu 28,1 pontos de média e pico de 31 pontos contra 20,8 pontos da Rede Globo,  durante a exibição do Jornal Nacional e da novela A Regra do Jogo.

+ Abertura do mar Vermelho vira piada na internet 

+ Record ganha de 10 pontos da Globo com abertura do Mar Vermelho

Avancini disse ter se emocionado. Tinha expectativas altas alimentadas pelo trabalho de um ano. Para abrir o mar, usou 200 figurantes, mais uma equipe de 240 pessoas, 12 000 litros de água e 120 animais, como cavalos, bodes, marrecos e mulas. Só a cena, custou 1 milhão de reais. 

O material captado foi finalizado pela produtora Stargate Studios, a mesma de séries como CSI, Revenge e The Walking Dead. Em entrevista a VEJA SÃO PAULO, Avancini disse que pretende fazer outras cenas grandiosas para a segunda temporada da novela Os Dez Mandamentos, que estreará em março de 2016.  E, na sequência, também estreará no próximo ano A Terra Prometida, sobre Josué. 

+ Após comentários em rede social, William Bonner corrige erro em mapa da previsão do tempo no JN

Como foi filmar a cena de abertura do Mar Vermelho?

Foi bacana, um privilégio abrir o Mar Vermelho na televisão. Foi uma sequência muito trabalhosa. Recebi a cena em novembro passado. Fizemos o storyboard em Los Angeles. Visitei várias empresas de computação gráfica e fizemos a parceria com a Stargate, a mesma de séries como CSIRevenge e The Walking Dead. Tivemos que gravar no formato que eles exigiram. Começamos no dia 27 de junho e envolvia sempre o elenco todo. Fora os animais como cavalos, bode, marrecos e mulas. Gravamos em locações externas e em estúdio, em tempos e locais diferentes. Filmamos por muitas horas, como das 18h às 6 da manhã. Nesse último ano fui oito vezes a Los Angeles. Depois, uma equipe da Stargate veio ao Brasil para acompanhar as gravações em junho. O material voltou para Los Angeles para ser finalizado. Eles ficaram espantados com o tamanho da sequência para a televisão.

2015 06 02_OS DEZ MANDAMENTOS_EFEITOS_FUNDOS RECNOV_FRENTE_3_MICHEL ANGELO (30)
A cena da abertura do Mar Vermelho  custou 1 milhão de reais  (Foto: Divulgação)

+ A web não está sabendo lidar com a eliminação do “MasterChef Júnior” desta terça (10)

Quanto foi gasto para fazer uma cena como essa?

Foi gasto bastante dinheiro. A cena foi mais cara que um capítulo inteiro, que custa em torno de 750 000 reais. Gastamos um milhão de reais só nessa cena.

Teve algum erro de gravação, alguma dificuldade?

A nossa equipe é muito experiente, mas foi muito trabalhoso. Fizemos vários efeitos, muitos raios. Foram gravações complexas que envolveram muitos atores, figurantes e animais. Tudo foi superado pela expertise da equipe.

+ Márcia Haydée cria "O Sonho de Dom Quixote" para SP Cia. de Dança

2015 06 03_OS DEZ MANDAMENTOS_EFEITOS_FUNDOS RECNOV_FRENTE_3_MICHEL ANGELO_OK (109)
Produção usou 12 000 litros de água para fechar o Mar Vermelho. Cena será exibida nesta quarta-feira (11) (Foto: Divulgação)

Acompanhou a repercussão na internet, os memes que apareceram depois da transmissão?

Eu vi que a repercussão foi muito boa, nossa hashtag fez sucesso. Os números refletem isso também, ficamos bem à frente da concorrência. O espectador gostou.

Onde você assistiu?

Assisti na Record, com a equipe e alguns diretores da emissora. Fiquei emocionado e já tinha visto umas quarenta vezes a mesma cena. Foi bacana.

Pretende fazer outras cenas assim?

Faremos para a segunda temporada que estreará em março. Tem a cena do bezerro de ouro, que é grandiosa. E a Rebelião de Coré. Mas ainda não estamos gravando e pretendemos manter boa parte do elenco. 

+ Confira as últimas notícias 

Confira a cena:

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO