Economia

Dez apps que ajudam a organizar as finanças pessoais

Plataformas listam contas a pagar, avisam sobre excesso de gastos e auxiliam na comparação de preços 

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

Dinheiro
Na palma da mão: vários programas possuem inclusive alertas de contas a vencer (Foto: Latinstock)

Há quem pense em dinheiro todo dia, toda hora. Talvez você não seja um desses, mas, inevitavelmente, algumas vezes por mês o assunto finanças vai ocupar a sua vida. Salário para cair, contas para chegar, impostos a vencer....  Os especialistas na área costumam aconselhar as pessoas a fazerem um restrito controle de tudo o que entra e sai, porém, na prática, nem todo mundo tem tempo para isso. 

+ Os cinquenta melhores aplicativos para usuários de diferentes perfis

A boa notícia, contudo, é que há mecanismos digitais bem úteis para auxiliar na organização fincanceira, na pesquisa de preços e em uma das questões mais cruciais: ficar esperto para não gastar mais do que o necessário.

Conheça dez aplicativos que vão te dar uma força no controle dos gastos:

+ Aplicativos que ajudam os paulistanos a fugir do trânsito

Boa Lista: a pessoa anota as compras so supermercado e o programa ajuda a comparar preços em diversos estabelecimentos. A identificação dos produtos é feita por meio da leitura dos códigos de barras dos produtos pode ser feita por meio da câmera do celular (Para iOS e Android. Grátis)

boalista
Boa Lista: app voltado para compras de supermercado (Foto: Reprodução)

Álcool ou Gasolina, Chefia?: o usuário para o automóvel flex no posto, anota o preço de cada tipo de combustível e o aplicativo cruza o valor com dados de rendimento para dizer o que compensa (Para iOS e Android. Grátis)

alcoolgasolina
Álcool ou Gasolina: aplicativo ajuda na hora de escolher a gasolina mais barata  (Foto: Reprodução)

+ Aplicativos permitem pagar a conta de restaurante com o celular

Finance: ajuda a controlar os gastos, gerenciar operações bancárias e criar gráficos que exibem a situação naquele mês. Há recursos destinados a aplicações complexas, mas para eles é preciso entender um pouco de finanças (Para iOS e Android. Grátis)

finance
Finance: para quem entende de operações financeiras (Foto: Reprodução)

Money Wise: possibilita a criação de várias contas, é protegido por senha e exibe resumos e gráficos diários, semanais e mensais conforme sua necessidade. Permite a exportação de dados para planilha de Excel ou HTML para impressão e backup (Para iOS e Android. Grátis)

moneywise
Money Wise: exportação de planilhas (Foto: Reprodução)

+ Aplicativo permite evangélico pagar dízimo pelo smartphone

Finanças Pessoais: este aplicativo permite identificar receitas e despesas, com o objetivo de calcular o saldo mensal. Também oferece a possibilidade de enviar e-mail avisando sobre o vencimento de contas. Há a opção de apresentar um calendário mensal com todos os seus gastos ou um relatório em forma de planilha (Para Android. Preço: gratuito [básico] e 13,74 reais [pro])

finançaspessoais
Finanças Pessoais: e-mails com alertas sobre contas a pagar  (Foto: Reprodução)

An Money e Budget: o programa opera com diversas moedas, o que é interessante para quem faz viagens internacionais. Além disso, exporta relatórios em diversos formatos, como HTML, PDF e CSV (arquivo de planilha, similar ao Excel), tem opções de backup automático e senhas de segurança (Para Android. Preço: gratuito [básico] / 9,99 dólares [pro])

anmoneybudget
An Money e Budget: exporta relatórios em diversos formatos  (Foto: Reprodução)

+ WhatsApp vira alvo de empresas de telefonia

Minhas Economias: permite o cadastro de despesas, receitas e transferências, programar transações, lançar parcelamentos e cadastrar lembretes para pagamentos. Ainda é possível gerenciar contas de banco, cartões de crédito, investimentos e financiamentos. (Para iOS e Android. Grátis)

minhaseconomias
Minhas economias: possibilidade de gerenciar contas em mais de um banco  (Foto: Reprodução)

Money Care: além de funcionar com uma planilha básica de orçamento, indica contas pagas, a vencer e atrasadas. Também permite programar alertas de vencimento e configurar o pagamento automático de boletos. Além disso, gera gráficos com demonstrativo de gastos, possibilita backup de informações e exportação para Excel (Para iOS e Android. Preço: 2,99 dólares)

moneycare
Money Care: gera demonstrativo dos gastos mensais  (Foto: Reprodução)

Checkbook: os gastos são divididos em categorias e as informações transformadas em gráficos que mostram quais despesas estão afetando mais o orçamento. Também é possível registrar transferências bancárias e inclui-las na conta final (Para iOS e Android. Grátis)

checkbook
Checkbook: gastos divididos em categorias (Foto: Reprodução)

Mobills: o usuário estipula um orçamento mensal, que pode ser acompanhado, e recebe um alerta quando 80% desse montante já tiver sido usado. Os gastos são divididos em um gráfico de acordo com o tipo de despesa. Há ainda a possibilidade de alertar sobre contas pendentes (Para iOS e Android. Grátis)

mobills
Mobills: alerta quando gastos chegam a 80% do orçamento mensal (Foto: Reprodução)

LEIA TAMBÉM

Dá pra resolver a vida só com aplicativos de celular? Confira.

apps-comida
iFood, Hellofood, Restaurante Web e PedidosJá (Foto: Divulgação)

Fonte: VEJA SÃO PAULO