Tecnologia

Dez aplicativos essenciais para o paulistano

Listamos os programas que vão facilitar sua rotina, ajudando-o a escapar de congestionamentos, encontrar atividades de lazer e até paquerar 

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

Apps - paulistano
Aplicativos ajudam paulistanos no dia a dia (Foto: Image Source/Folhapress)

Há quem diga que viver em São Paulo é uma tarefa árdua. São inúmeros os obstáculos no dia a dia do paulistano: trânsito, falta d'água, alagamentos e até mesmo dificuldade para conseguir reservar uma mesa em um restaurante. Os desafios são grandes, mas há maneiras de conseguir superá-los ou, no mínimo, abrandá-los.

+ Aplicativos ajudam a reduzir gastos no dia a dia

+ Aplicativos que ajudam a encontrar estacionamentos se proliferam

Alguns aplicativos foram criados justamente para te ajudar nessa tarefa. Com eles, é possível transitar com mais agilidade pela cidade, economizar água no banho e fugir de alagamentos. Selecionamos dez programas gratuitos que vão tornar sua rotina um pouco mais simples para aproveitar o que a cidade tem de melhor. 

1- Waze

O trânsito é motivo de dor de cabeça dos paulistanos. Para evitá-lo, aplicativos como o Waze são a melhor opção. Além de funcionar como um GPS, mostrando o caminho a seguir, ele atualiza o motorista em relação a possíveis intervenções, como acidentes e radares, e ainda traça a rota mais rápida para chegar ao destino escolhido.

Trânsito na Rebouças
Trânsito na Rebouças: Waze ajuda a fugir dos engarrafamentos com rotas alternativas  (Foto: Mario Rodrigues)

2- Moovit

O aplicativo é obrigatório para quem usa o sistema público de transporte. Basta pôr os endereços de origem e destino, e o app mostra as opções de trajeto (com ônibus, metrô, trem ou a pé) e quanto tempo cada um pode levar, considerando informações atualizadas sobre o trânsito, chuvas etc.

3 - Onde Parar

Possui um cadastro de 1 966 estacionamentos na capital, informa qual a distância do motorista até o ponto mais próximo, mostra o caminho e compara os preços dos estabelecimentos.

4 - Veja São Paulo

Com design moderno, totalmente intuitivo e fácil de usar, é uma ferramenta perfeita para quem gosta de sair e aproveitar tudo que São Paulo oferece. É possível encontrar restaurantes (e reservar mesas), bares, lanchonetes e baladas perto de você. Também traz informações sobre shows, cinema, teatro, exposições e atividades para fazer com as crianças. E ainda, por meio do Let's Park, encontra o estacionamento mais próximo de você.

Aplicativo Veja São Paulo - app vejasp - celular
(Foto: Arte)

5 - Sai desse banho

Em tempos de seca, pequenas mudanças na rotina podem ajudar a economizar água. Esse aplicativo funciona como um despertador, para avisar que seu banho ultrapassou o tempo cadastrado. Ele mostra seu histórico de banhos e a economia feita. (Apenas para iOS)

6 - Bike Sampa

O aplicativo é essencial para liberar bicicletas no sistema de alguel que existe na cidade. Pelo programa, é possível saber ainda onde estão os pontos de aluguel mais próximos e quantas bikes e vagas estão disponíveis.

bike sampa
Para largar o carro e andar de bicicleta pela capital (Foto: Reprodução)

7 - Sleep Time +

Acordar é o pior momento do dia? Esse aplicativo te ajuda a levantar da cama suavemente. Basta você cadastrar o período da manhã em que precisa acordar e o app monitora o ciclo do seu sono para acionar o despertador no momento mais adequado.

8 - 99 Táxi / Easy Táxi

Dê adeus à espera interminável nas centrais telefônicas de cooperativas ou no meio da rua. Com os aplicativos você não só encontra o táxi mais próximo, como também escolhe como quer pagar.

Táxis
Táxis na ponta do dedo: os aplicativos para chamar táxis ganham popularidade entre os paulistanos (Foto: Gustavo Andrade)

9 - Aqui alaga

Vencedor da hackatona desenvolvida pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), esse app é importante especialmente quando as chuvas de verão causam enormes transtornos aos paulistanos. O programa mostra quais são os pontos de alagamento na cidade e quais regiões estão em estado de alerta ou atenção.

aqui alaga
Aplicativo ganhou concurso desenvolvido pela CET (Foto: Reprodução)

10- GRU Airport

O aplicativo mostra como está a situação dos voos, qual o portão de embarque, e onde ficam restaurantes, lojas e órgãos públicos no aeroporto de Cumbica. É possível ainda cadastrar um voo específico e acompanhá-lo.   

Aeroporto Guarulhos
Saguão do Aeroporto de Guarulhos (Foto: Futura Press/Folhapress)

Fonte: VEJA SÃO PAULO