Viagem

Destinos para passar um Réveillon diferente

De uma noitada de mordomias em Dubai ao show da natureza em Ilha de Marajó, uma seleção com nove pacotes inusitados para começar 2014 em grande estilo

Por: Júlia Gouveia - Atualizado em

aurora boreal islândia ed 2350
Aurora boreal colorindo o céu da Islândia (Foto: Artic-Images/Corbis)

 

AURORA DE ANO-NOVO

Para presenciar um espetáculo colorido no céu que não sejam fogos de artifício, está aberta a temporada da aurora boreal na região do Ártico. Segundo previsões da Nasa, o inverno europeu deste ano será um dos melhores períodos para avistar o fenômeno, que colore o horizonte com tons vibrantes de neon. A operadora Pisa Trekking (11/5052-4085) ainda tem vagas para um roteiro que parte no dia 28 de dezembro rumo a Reykjavik, capital da Islândia, um dos países onde é possível observar a aurora boreal. O pacote ainda prevê passeios por gêiseres e glaciares nos arredores da cidade. Mas prepare-se para o frio: a temperatura média fica em torno de 0°C. Com seis noites, o pacote custa a partir de 4 840 dólares por pessoa em quarto duplo. Inclui passagens aéreas, hotel e passeios.

atlantis paradise island resort bahamas nassau ed 2350
Toboágua no parque aquático do resort Atantis Paradise Island, nas Bahamas (Foto: Divulgação)

FESTA NO CARIBE

Apesar de estarem em um trecho privilegiado do Oceano Atlântico, as Bahamas sempre tiveram um complicador: as opções de voos a partir do Brasil obrigavam  o turista a fazer conexão nos Estados Unidos (para isso é necessário ter o visto americano). Essa viagem, porém, ficou um pouco mais fácil em 2011. Dá para embarcar agora, via Copa Airlines, de São Paulo às Bahamas, com escala no Panamá, país que não exige visto dos turistas brasileiros. Além das águas cristalinas, um dos principais cartões-postais da ilha é o Atlantis Paradise Island, um mega-resort cor-de-rosa com um cassino, mais de 2 300 quartos, quarenta bares e restaurantes. O local possui ainda um imenso parque aquático com brinquedos temáticos, como o toboágua (foto) nas encostas de um “templo maia”. O pacote da ADV Tour (11/2167-0633) traz parte aérea, sete noites de hospedagem no Atlantis e traslados a partir de 3 857 dólares por pessoa em quarto duplo, com saídas no dia 26 ou 29 de dezembro.

vale da lua chapada dos veadeiros ed 2350
Trilha pelo Vale da Lua, na Chapada dos Veadeiros, em Goiás (Foto: François Calil)

BELEZAS DO CERRADO

Praias lotadas? Aglomeração na hora de ver os fogos de artifício? Ambulantes vendendo bugigangas na areia? Se o seu desejo para 2014 é fugir desse tipo de evento de fim de ano, a Chapada dos Veadeiros é uma aposta certeira — ainda mais se você quiser acrescentar uma dose de aventura ao programa. Localizado em Goiás (e a apenas 229 quilômetros de Brasília), o destino concentra belezas naturais deslumbrantes, como cachoeiras, paredões de pedras, rios de água geladinha, cânions e vales. Para curtir os passeios, prepare-se para encarar diversos tipos de trilha. A região possui ainda uma faceta mística. Alto Paraíso, uma das cidades usadas como base para explorar o local, está na mesma latitude de Machu Picchu e cercada por minas de cristais. A operadora Venturas (11/3879-9494) montou uma programação de réveillon com quatro noites a partir de 2 670 reais por pessoa em quarto duplo, com aéreo, hotel, passeios e ceia. O embarque será no dia 28 de dezembro.

maldivas resort niyama ed. 2350
Resort Niyama, nas Ilhas Maldivas (Foto: Divulgação)

LUXO NO ÍNDICO

Uma praia paradisíaca e praticamente deserta. Mimos que só existem em um resort de luxo. Bangalôs debruçados sobre o mar. As Maldivas, cerca de 700 quilômetros ao sul da Índia, possuem essas e outras atrações. Localizado em uma ilha particular, a quarenta minutos de hidroavião da capital, Malé, o hotel Niyama tem um highlight único para festejar o Ano-Novo em grande estilo: o Subsix, o primeiro bar debaixo d’água do planeta, localizado a 6 metros de profundidade. A maratona de comemorações ainda inclui jantar com banda ao vivo no restaurante do resort, seguido de um after party em um outro bar ao ar livre. O roteiro de cinco noites da operadora de viagens de luxo Selections (11/2196-9392) dá direito a passagem aérea, traslados, hospedagem e ceia de réveillon. Com saída em 28 de dezembro, a extravagância custa a partir de 10 615 dólares por pessoa em acomodação dupla.

inhotim minas gerais ed 2350
Inhotim, museu de arte contemporânea instalado dentro de um jardim botânico, em Brumadinho, próximo a Belo Horizonte (MG) (Foto: Silvestre Silva/Opção Brasil Imagens)

MUSEU A CÉU ABERTO

A 63 quilômetros de Belo Horizonte, Brumadinho guarda uma das principais atrações culturais do país: Inhotim, um majestoso jardim transformado em um museu de arte contemporânea a céu aberto. O espaço abriga 22 pavilhões e galerias, com obras de mais de 100 artistas de trinta países: instalações, esculturas, desenhos, fotos e vídeos, expostos de uma maneira a integrar as peças à natureza do local. Para quem deseja encerrar 2013 cercado por arte, a operadora Freeway (11/5088-0999) montou um roteiro que combina dois dias em Inhotim com outros dois de descanso no Parque Natural do Caraça, santuário ecológico com cachoeiras, lobos-guará e construções históricas. Já na volta para São Paulo, haverá paradas em São João del Rei e Tiradentes. A confraternização da noite de Ano-Novo será no Caraça. A viagem custa a partir de 2 299 reais por pessoa em quarto duplo e inclui transporte em ônibus fretado, hospedagem, passeios e a ceia.

ilha de marajó pará ed 2350
Ilha de Marajó, no Pará (Foto: Denise Santiago/Divulgação)

BALADA MARAJOARA

Com tantas areias disputadas na costa brasileira no fim do ano, o litoral do Pará não costuma figurar entre os destinos mais concorridos. Mas a distante Ilha de Marajó, com praias de rio, está prestes a entrar no circuito da badalação: o DJ Tutu Moraes, idealizador da Festa Santo Forte, vai tocar durante a noite da virada, em um evento exclusivo. Além dessa festa de réveillon, a região tem uma série de atrativos que valem a longa viagem (a partir de Belém são três horas de barco). Considerado o maior arquipélago fluviomarítimo do mundo, o local mistura cenários naturais deslumbrantes: igarapés, dunas, trechos de floresta, lagos e o encontro do Rio Amazonas com o Oceano Atlântico. Possui também uma gigantesca população de búfalos. Esse animal, que virou uma espécie de mascote da ilha, está ali por toda parte. A operadora Cia Eco (11/5571-2525) tem pacotes de sete noites a partir de 5 890 reais por pessoa em quarto duplo, que incluem aéreo, hospedagem em Salvaterra (uma das principais cidades da região), passeios e ingresso para a festa de Ano-Novo. A saída está prevista para 26 de dezembro.

dubai burj al arab ed 2350
Queima de fogos de artifício no réveillon de Dubai (Foto: Gareth Cattermole/Getty Images)

ESTADIA DE SULTÃO

Durante a noite da virada, a vocação megalomaníaca de Dubai se traduz em pirotecnia: a queima de fogos de artifício do emirado é uma das maiores do mundo. No último réveillon, as explosões coloridas chegaram até o topo do Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo, com 828 metros de altura. Repleta de superlativos, Dubai tem atrações inusitadas, como o Burj Al Arab (foto), o hotel “sete-estrelas” em forma de vela, e até uma pista de esqui indoor de 22 500 metros quadrados. Com sete noites, o valor do pacote da Raidho (11/3383-1200) é a partir de 3 876 dólares por pessoa em acomodação dupla. Inclui aéreo, hotel e esticada até Abu Dhabi.

istambul turquia mesquita azul ed. 2350
Mesquita Azul, uma das principais atrações turísticas de Istambul, na Turquia (Foto: Marco Antonio Pomarico)

CENÁRIO DE NOVELA

O folhetim Salve Jorge não foi exatamente um grande sucesso do horário, mas as paisagens da Turquia, local onde se passou boa parte da trama, encantaram os brasileiros. Exótica e cosmopolita, Istambul, a maior cidade turca, tem atrações históricas, como a Mesquita Azul (foto) e o Grande Bazar, com cerca de 5 000 lojas. Graças ao frio de janeiro, as famosas formações rochosas da Capadócia, no interior do país, ganham um componente a mais: ficam cobertas por neve. O pacote de seis noites da operadora Queensberry (11/3217-7600) contempla os dois destinos. Com saída no dia 27 de dezembro, a viagem custa a partir de 3 024 euros por pessoa em quarto duplo, com aéreo, hotel e ceia de Ano-Novo em Istambul.

Zanzibar Tanzânia ed 2350
Praia no arquipélago de Zanzibar, na Tanzânia (Foto: Hauke Dressler/ LATINSTOCK)

PARAÍSO AFRICANO

Para quem não consegue decidir entre praia e mato, o roteiro da Highland Adventure (11/3254-4999) traz uma combinação inusitada na Tanzânia: réveillon nas praias de Zanzibar, seguido de safári pelos parques naturais do país. Na costa leste da África, o arquipélago de Zanzibar é uma profusão de praias desertas com águas dos mais eletrizantes tons de azul. A Cidade de Zanzibar, a capital, guarda preciosidades históricas, como Stone Town, um conjunto de vielas e construções com influências da cultura árabe, persa e europeia, tombada como patrimônio mundial da Unesco. De lá, a viagem segue para as famosas reservas do interior do país, como Serengeti, Ngorongoro e Lake Manyara, que guardam os “big five” da selva africana: elefantes, búfalos, rinocerontes, leopardos e leões. Os hotéis ficam dentro dos parques, o que possibilita “esbarrar” com os animais no caminho para o café da manhã. A viagem custa a partir de 8 290 dólares por pessoa em quarto duplo, com passagem aérea, hotéis e passeios incluídos. A saída do Brasil é no dia 30 e tem duração de onze noites.

+ Réveillon de última hora: onde ainda dá para ir

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO