Teatro

Destaque em 'Hairspray', Simone Gutierrez estreia em novela da Globo

Depois de participações no humorístico Zorra Total e na trama juvenil Malhação, prepara-se para a novela ‘Passione’

Por: Dirceu Alves Jr. - Atualizado em

Simone Gutierrez_2161
Simone: obstinação e 20 quilos a mais para interpretar Tracy Turnblad (Foto: Fernando Moraes)

Tracy Turnblad, a protagonista do musical ‘Hairspray’, em cartaz no Teatro Bradesco, é uma adolescente baixinha e gorducha que sonha participar de um programa de televisão. A personagem corre atrás da oportunidade, faz sucesso e, de quebra, conquista o namorado da colega bonitona. Adaptada por Miguel Falabella, a história do americano John Waters é pura ficção. Mas a trajetória da atriz e bailarina Simone Gutierrez, de 33 anos, que interpreta Tracy, também é baseada na convicção de que a persistência pode levar à superação de barreiras.

Até sair de Ribeirão Preto, sua cidade natal, em 2000, Simone era apenas bailarina. Começou a estudar dança aos 3 anos e, aos 14, dava aulas de balé. A estatura de 1,50 metro e o peso acima do ideal nunca foram empecilhos. Sem jamais ter cursado arte dramática nem canto, foi aprovada para o musical ‘Les Misérables’, que estreou em 2001 no Teatro Abril. Em um dos testes, os produtores pediram a ela que interpretasse uma prostituta. Simone ignorou a trama ambientada na França do início do século XIX e improvisou uma cena inspirada nas moças que ocupam as calçadas da Rua Augusta. “O diretor me olhou e disse: ‘Você está aprovada porque preciso de uma louca nesse elenco’”, lembra ela, que, dois anos depois, participou de A Bela e a Fera.

Apoiada em dietas, Simone havia chegado aos 56 quilos quando soube que Hairspray seria montado no Brasil. Viu que a chance de viver o papel dos seus sonhos — uma gorda — dependeria de desprendimento. Quando o musical estreou no Rio de Janeiro, em julho passado, a balança marcava 78 quilos. Em São Paulo, ‘Hairspray’ vem sendo aplaudido por 7 500.pessoas a cada semana. Simone encanta pela flexibilidade nos números de dança. Depois de participações no humorístico Zorra Total e na trama juvenil Malhação, prepara-se para a novela ‘Passione’, de Silvio de Abreu, que entra no ar em maio, na Rede Globo. Como a secretária Lurdinha, ela será a responsável por um dos núcleos cômicos.

“Quando assisti a ‘Hairspray’, lamentei não ter um personagem para ela”, conta Silvio de Abreu. “Com o desenvolvimento dos capítulos, vi que poderia explorar sua versatilidade.” Da janela do apartamento onde vive, no bairro da Bela Vista, Simone alimenta outros sonhos. Quem sabe participar de uma peça dramática ou de um filme. Como a Tracy de ‘Hairspray’, ela se convenceu de que tamanho não é documento. Faltaria também conquistar o coração de um galã. Mas nisso Simone jura que não pensa. “A energia está concentrada na minha carreira.”

Fonte: VEJA SÃO PAULO