Passeios

Festival de design promove mais de 200 atrações em quatro dias

Design Weekend apresenta ocupa mais de 150 endereços da cidade, entre lojas, galerias, museus e ruas até domingo (18)

Por: Redação VEJA SÃO PAULO - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Com foco nas conexões do design com a arte, arquitetura, urbanismo, decoração e inovação tecnológica, o festival Design Weekend chega à segunda edição com mais de 200 eventos por 150 endereços da cidade, até o domingo (18). Entre as atrações, há palestras, como a do arquiteto Marcelo Rosembaum, que falará, no sábado (17), sobre "Design essencial", no Museu de Arte Moderna. Sobre o mesmo tema, Luciana Martins e Gerson de Oliveira, da Ovo, se reúnem para um bate papo com Guto Requena, Maurício Arruda e Zanini de Zanine, no sábado (17), às 16h.

O evento também vai ocupar as ruas. A artista plástica Catarina Gushiken fará uma pintura livre em um muro de 8 por 12 metros, na Praça do Aprendiz (Rua Belmiro Braga, sn), na Vila Madalena. Durante a intervenção, o dançarino Satoru Saito fará uma apresentação de Ryukyu, dança típica da província japonesa de Okinawa.

As atividades também chegam a estabelecimentos do segmento, principalmente na tradicional Alameda Gabriel Monteiro da Silva. Entre as lojas que participam do evento, a Madeira Bonita, referência no design para quarto, apresenta uma exposição da artista plástica Eliane Goes, com oito cadeiras pintadas à mão. Na mesma via, a Saccaro apresenta a mostra Sipá Coletivo de Criação, dos artistas Salvador Cordaro, Mauro Sérgio Neri da Silva e Carlo Batistella. O trio transforma a fachada e paredes internas da loja em obras de arte, que remetem aos manguezais.

As crianças também terão oportunidade de participar do evento, em diversas oficinas. No sábado (17), às 16h, Raquel Abramant (Rua Girassol, 231, Vila Madalena, 2337-0707) vai ensinar a garotada a partir de 3 anos a customizar e pintar bonecos prontos de Toy Art.

A seguir, uma seleção de atrações imperdíveis do Design Weekend:

VILA MADALENA

Roteiro sugerido pela Editora de CASA CLAUDIA, Lucila Vigneron Villaça

■ Feira de Artes e Artesanato da Vila Madalena A feira acontece já há 36 anos, e virou uma tradição no mês de agosto. Este ano, serão 500 expositores espalhados em barraquinhas nas ruas Fradique Coutinho, Wisard, Fidalga e Mourato Coelho. Ali, você vai encontrar peças de artesanato, pintura, decoração e moda, além de diversas opções gastronômicas. No horário do almoço muita gente passa por lá, então fica difícil andar e apreciar as barracas. Prefira ir pela manhã, ou no fim da tarde.

Rua Fradique Coutinho e mais três ruas. tel.  3813-2954. Domingo (18), das 9h às 18h. Grátis. Informações: www.centroculturalvilamadalena.com.br

■ A poética da tradição Um artista pintando muros na cidade sempre causa curiosidade. Se você quer ver esse trabalho ao vivo, não perca a performance da artista Catarina Gushiken. Junto com ela, se apresentam o dançarino Satoru Saito, que fará uma apresentação de Shudun, dança típica da província japonesa de Okinawa; e a modelo Marina Dias, que dará vida à heroína retratada no muro por Catarina.

Rua Belmiro Braga com a Inácio Pereira da Rocha. Sexta (17), das 16h às 17h. Grátis. Informações: www.catarinagushiken.com.br

■ As artistas Adriana e Carlota são conhecidas pelas pinturas especiais que fazem em móveis e paredes. Elas aproveitam para comemorar os 20 anos de carreira numa parceria com a Empório Vermeil, onde vão mostrar um trabalho de design de superfície que combina tecnologia digital e técnicas manuais. A obra ficará exposta durante o DW! na Empório Vermeil para interação com o público.

Rua Cônego Eugênio Leite, 659, tel. 3086-1551. De quinta (15) a domingo (18). Workshop na sexta (16), das 15h às 18h. Grátis. Informações: www.adrianaecarlota.com.br

■ O reaproveitamento criativo de papelão ondulado vindo de várias partes do mundo virou diversas peças de Toy Art que serão apresentadas na exposição Toy Art – Arte e Sustentabilidade by Studio Midaglia. Os bonecos coloridos e moderninhos, de 14 cm a 1 m de altura prometem encantar gente de todas as idades.

Pça. Benedito Calixto, 100, tel.  2371-3158. Quinta (15) e sexta (16), das 10h às 19h. Sábado, das 10h às 18h e domingo (18), das 12h às 18h. Grátis.

■ Num só endereço, quatro empresas se unem em torno de uma instalação pensada para mostrar a força criativa do design brasileiro. Na fachada, o público poderá conferir uma exposição de maxiluminárias, assinada por Cristiana Bertolucci. Já no interior do estúdio, intervenções de revestimentos cimentícios, da Beton, o mobiliário da Girona Design, de Alessandra Delgado. O piso será forrado pela coleção de tapetes Boresh, da Tabriz Collection.

Rua Girassol, 125, tel.  3097-8566. De quinta (15) a domingo (18), das 10h às 19h. Grátis. Mais informações: www.cristianabertolucci.com.br

■ Quem gosta do estilo descolado do estilista Alexandre Herchcovitch pode escutar o que o moço tem a dizer numa palestra sobre design de produto no encontro “Café com Design”, que acontece na loja da Tok&Stok de Pinheiros.

Avenida Eusébio Matoso, 1231, tel. 3583-4700. Sábado (17), das 19h às 21h30. Grátis.

■ Conhecida por usar materiais naturais para compor coleções de tapetes, tecidos e até revestimentos para móveis e paredes, a Empório Beraldin realizará uma intervenção digital, transmitindo ao público como acontece a seleção de matérias-primas e os novos produtos fabricados em parceria com comunidades de artesãos. Entre as novidades, confira os tecidos feitos em tear com base no macramé.

Rua Mateus Grou, 604, tel.  3030-3960. Quinta (15) e sexta (16), das 10h às 19h. Sábado (17), das 10h às 14h. Entrada e estacionamento gratuitos. Informações: www.emporioberaldin.com.br

■ Impossível não se deixar cativar pelas criações dos designers Daniela Scorza e Caio de Medeiros F., sócios do Estúdio Manus. Durante o Design Weekend, eles lançam a coleção “Flamingos”, composta de objetos como espelhos, luminárias e porcelanas, frutos de uma recente viagem à ilha de Bonaire, nas Antilhas Holandesas. Confira também as surpresas da linha de móveis, que inauguram o selo “Estúdio Manus+”.

Rua Girassol, 310, tel.  3032-0679. Quinta (15) e sexta (16), das 10h30 às 19h. Sábado (17), das 10h30 às 17h. Domingo (18), das 11h às 16h. Grátis. Informações: www.estudiomanus.com

■ A loja Japonique, por exemplo, promove um bate-papo entre os designers Claudio Magalhães, Gabriel Del Corso (Estúdio A Casa Torta e Projeto CONTEM), e a estilista Agustina Comas (IN.USE) sobre técnicas e meios para criar produtos mais éticos e sustentáveis.

Rua Girassol, 175, tel.  3034-0253. Sábado (16), às 17h30. Grátis (vagas limitadas, mediante inscrição: eventos@japonique.com.br). Informações: www.japonique.com.br.

■ Se você, como eu, é fã de arte urbana, dê um pulo até a Urban Arts. A loja, que vende pôsteres e almofadas de jovens pintores e designers convidou os artistas Russ, JPPassos e Thiago Verdeee para fazer intervenções em 11 peças do designer Fabio Deri, dono da marca de móveis DERI’sIT.

Rua Aspicuelta, 237, tel.  3032-1590. De quinta (15) a sábado (17), das 11h às 20h. Domingo (18), das 12 às 18h. Informações: www.urbanarts.com.br

■ A Schuster é uma fabricante de móveis com sede em Santo Cristo, RS, que investe em design assinado por grandes nomes do cenário brasileiro. Especialmente para o DW!, a empresa fez uma parceria com o estilista e designer Jum Nakao, que criou o móvel #3. A peça promete surpreender o público por sua versatilidade – são três módulos que podem ter diferentes usos – e pela costumização, feita por grafiteiros convidados. A criação ficará exposta na King Cap, uma mistura de galeria de street art e loja.

Rua Fidalga, 23 (King Cap), tel.  3569-7940. De quinta (15) a domingo (18), das 10h às 20h. Grátis. Informações: www.moveis-schuster.com.br

 

REGIÃO DA AVENIDA PAULISTA

Roteiro sugerido pela repórter da revista CASA CLAUDIA, Letícia De Almeida Alves

■ No Conjunto Nacional, na Paulista com a Augusta, a Associação Objeto Brasil produz o evento VIVA Design, que marca o mês do design com uma série de eventos que ocupará os 350 m² dos corredores do centro comercial. Vale espiar a “Exposição IDEA/Brasil 2013”, a “V Conferência Internacional MOB Design” (no Cine Livraria Cultura), a “Exposição Ícones do Design Brasileiro” e a “Mostra Coletiva de Design”.

De quinta (15) a domingo (18), Grátis.

■ Conhecido por seu incrível trabalho de estampas e recortes de papel aplicados a móveis e objetos, o designer e artista plástico chileno Enrique Rodriguez apresenta sua nova linha de porcelanas e objetos. É a Coleção Sinais, que será exposta em seu ateliê.

Rua Matias Aires, 61, tel. (11) 3266-2528. Grátis.

■ O Boomspdesign Concept, com curadoria de Beto Concenza, traz a exposição Luis Pons, Reflexos. A mostra acontece na Gabinete D (rua Estados Unidos, 273, tel. 11/4328-0070), com peças fabricadas em aço inox pela Mekal e assinadas pelo designer venezuelano Luis Pons. A loja contará com outros eventos durante o DW!, como a exposição “A visita do olhar da sombra”, do fotógrafo Fábio Cançado, e a coleção de móveis e objetos Monster, de Wair de Paula e Eduardo Machado, inspirada na espécie de planta costela-de-adão. Portanto, não deixe de ir.

De quinta (15) a sábado (17), das 14h às 19h. Grátis.

■ Na mesma rua, a loja Micasa (nº 2109, tel. 11/3088-1238), de Houssein Jarouche, mostra um espaço projetado pelo escritório Triptyque Arquitetura. E peças da linha M’afrique, da Moroso. Entrada gratuita, durante o horário de funcionamento da loja.

■ A loja Scandinavia Designs, nesta tranquila e charmosa ruazinha (nº 559, tel. 11/3081-5158), irá se transformar em uma galeria de arte. Serão três exposições que acontecerão simultaneamente, com obras reunidas pelo galerista Marcos Varanda. Por lá, veja de joias a pinturas de artistas dinamarqueses. Não perca: a loja sorteará produtos para os visitantes durante os três dias da mostra.

De quinta (15) a sábado (17). Grátis.

■ Na mesma Barão de Capanema (nº 208, tel. 11/3063-5731), a Galeria Nacional apresenta trabalhos de artistas como Beatriz Chachamovits, Clayton Junior, Ding Musa, Fábio Gurgão e Ricardo de Castro. E móveis do designer brasileiro Rodrigo Almeida, que assina, entre outros, a poltrona Marabá e a cadeira Asurini, em referência à arte déco paulista.

De quinta (15) a sábado (17). Grátis.

■ E que tal um passeio por endereços imperdíveis de Sampa? Em parceria com a Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD), a jornalista da VEJA SÃO PAULO, Tati Amaro, levará os participantes para espaços surpreendentes nos bairros dos Jardins, Pinheiros e Vila Madalena, em um tour para homenagear o design na capital. O ponto de partida é na ABD, na Al. Casa Branca, 652, 7º andar, tel. (11) 3064-6990.

De quinta (15) a domingo (18), das 10h às 16h. Grátis.

■ Já no Jardim Europa, não deixe de ir até a Panamericana Escola de Arte (rua Groenlândia, 77, tel. 11/3887-4200). O espaço está com uma programação imperdível para o DW!, que inclui palestras com profissionais renomados e exposições. Vale telefonar ou conferir os eventos no site do DW!.

■ E, ali pertinho, vale uma visita especial ao Parque do Ibirapuera, que também conta com diversos eventos relacionados ao DW!, como a mostra BRAZIL S/A, com curadoria de Angelo Derenze, presidente da Casa Cor São Paulo. Na av. Pedro Alvares Cabral, s/n°, portões 3 e 4.

De quinta (15) a domingo (18). Grátis.

 

ALAMEDA GABRIEL MONTEIRO DA SILVA 

Roteiro sugerido pela editora de CASA CLAUDIA, Regina Galvão

■ Um casarão antigo, que será o novo endereço da loja Marché Art de Vie na Gabriel, se transforma em espaço conceitual, com cinema, lounge e bar. Jovens designers de Berlim e de Varsóvia, além de profissionais brasileiros, exibem suas inventivas peças.

Al. Gabriel Monteiro da Silva, 244, tel. 3660-2888. Informações: www.designhousebr.com.br.

■ Quem não pôde ir este ano à feira de Milão tem agora a chance de conhecer os lançamentos da nova marca A Lot Of Brazil, em São Paulo. Designers brasileiros e estrangeiros, como o italiano Fabio Novembre e a eslovena Nika Zupanc, assinaram uma coleção de móveis, fabricada no Brasil. A loja apresenta ainda as criações da jovem gaúcha Nicole Verdi e lança um prêmio de design em parceria com CASA CLAUDIA.

Al. Gabriel Monteiro da Silva, 256, tel. 3068-8891. Informações: www.alotof.com.br

■ A marca norte-americana Holly Hunt inaugura sua primeira loja fora dos Estados Unidos. Com pé-direito altíssimo e espaços amplos e claros, a loja expõe móveis e luminárias. Destaque para os pendentes da designer Alison Berger, que traz frases de Leonardo da Vinci impressas nas cúpulas de vidro. Repare também no conjunto de porcelanas do artista plástico argentino Leo Batistelli, que tem uma instalação semelhante no museu MALBA, em Buenos Aires.

Al. Gabriel Monteiro da Silva, 663.

■ Guto Requena, Mauricio Arruda, Renata Moura, Sergio J. Matos e Zanini de Zanine. Esses são alguns dos designers convidados pela marca de armários planejados e pelo curador Beto Cozenza, do Boomspdesign, para criar utilitários a partir de sobras da fábrica: couro, madeira, vidro e espelho. O diretor de redação Pedro Ariel Santana assina a curadoria da exposição de fotos de cozinhas de diferentes épocas.

Ornare. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1101, tel. 30656622. Informações: www.ornare.com.br

■ Nós da China na By Kamy A mostra reúne 30 obras de artistas chineses, com curadoria do professor de design têxtil Lin Le Cheng, da Universidade de Arte e Design de Pequim. A matéria-prima é quase sempre banal e surpreende pela delicadeza do resultado. Veja também os lançamentos de tapetes com inspiração chinesa.

Nós da China na By Kamy. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1147, tel. 3081-1266. Informações: www.bykamy.com.br

■ O mineiro Domingos Tótora lança, no sábado, às 11 horas, o livro que conta sua trajetória com o papel kraft reciclado. Duas poltronas do artista serão apresentadas ao público, assim como a poltrona Sopro, do designer Alfio Lisi, e a reedição das cadeiras Angela e Augusto, da arquiteta carioca Aída Boal.

Dpot. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1250, tel. 3082-9513. Informações: www.dpot.com.br

■ As luminárias da coleção Yawanawá criam uma cenografia lúdica na loja. As peças foram feitas pela tribo de mesmo nome, no Acre, em parceria com o projeto AGT – A Gente Transforma, do designer Marcelo Rosenbaum. Na sexta-feira, um dos artesãos da tribo Yawanawá estará na La Lampe.

La Lampe. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1258, tel. 3069-3949. Informações: www.lalampe.com.br

■ O premiado designer catarinense Jader Almeida faz uma intervenção na vitrine para comemorar os 125 anos da marca holandesa Auping, representada no Brasil pela Collectania. Ele apresenta seis produtos inéditos.

Collectania. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1456, tel. 3088-6555. Informações: www.collectania.com.br

■ A supercool Firma Casa convidou 20 artistas brasileiros para criar uma residência artística em torno das peças da Bordallo Pinheiro, fábrica de faiança lisboeta, fundada, em 1884. Profissionais, como Isabela Capeto, Tunga, Vik Muniz e Laerte Ramos, participam da mostra.

Bordallinos do Brasil. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1487, tel. 33859595. Informações: www.firmacasa.com.br

■ Depois de visitar a exposição Bordallinos do Brasil, atravesse a rua e vá conferir os produtos criados pelos experientes designers brasileiros Judith Pottecher e Wagner Archela e pelo artista plástico italiano Maurízio Catellani. Há de almofadas a mobiliário.

Conceito: Firma Casa. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1522, tel. 3068-0380. Informações: www.conceitofirmacasa.com.br

■ Com ambientação do Estudio Manus, a loja Decameron, assinada pelo escritório do arquiteto Marcio Kogan, apresenta uma seleção de mesas, poltronas, cadeira, sofá e banqueta de diversos designers brasileiros, que será exposta de forma pura, revelando nuances e imperfeições.

Perfeita Imperfeição! Al. Gabriel Monteiro da Silva, 2136 , tel. 3097-8994. Informações: www.decameron.com.br

■ MADE – Mercado, Arte, Design e Etc. O evento traz intervenções, palestras, seminários e diversas atrações nacionais e internacionais em torno dos temas: design, arte, fotografia, projeto gráfico e artesanato. Peças de séries limitadas estarão à venda. Entre os destaques nacionais, os cariocas Zanini de Zanine e Claudia Moreira Salles e a mineira Isabela Vecci, que exibe uma coleção de móveis exclusivos de pedra-sabão. Entre os internacionais, a holandesa Pieke Bergmans, eleita a designer do ano pelo MADE, o americano Alex Mustonen, sócio do escritório Snarkitecture, de Nova York, e a galeria americana Friedman Benda.

Av. Lineu de Paula Machado, 1173. Informações: www.mercadodeartedesign.com

Museu da Casa Brasileira. O grande destaque da instituição é o designer britânico Tom Price, que inaugura a instalação Balanços Meltdown e ocupará várias salas com suas criações. Veja também a bela exposição Casa do Brasil 2013 – Habitação Ribeirinha na Amazônia.

Av. Brig. Faria Lima, 2705, tel. 3032-3727. Informações: www.mcb.org.br

 

Confira a programação completa no site do evento. 

Fonte: VEJA SÃO PAULO