O COMEÇO DE UMA GRANDE HISTÓRIA

Descubra seu talento

Bel Pesce reinventou seu dia a dia ao testar novas habilidades e ter como foco impactar pessoas com suas mensagens

Por: - Atualizado em

belpesce
Conheça a escola gratuita de empreendedorismo que ajuda milhares de pessoas (Foto: Divulgação)

O começo de uma grande história só é possível quando se sabe o que quer. Foi o que aconteceu cedo com a paulistana Bel Pesce. Aos 26 anos, ela é formada em cinco faculdades (Engenharia Elétrica, Ciências da Computação, Administração, Economia e Matemática) pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), considerada a melhor universidade do mundo. Também já trabalhou em empresas como Microsoft, Google e Deutsche Bank. Mas descobriu que sua grande paixão é o empreendedorismo e deixou uma carreira promissora no Vale do Silício, na Califórnia, para voltar ao Brasil, publicar três livros e fundar uma escola voltada ao desenvolvimento pessoal e profissional.

+ Conheça outras histórias inspiradoras

“Quando eu tinha por volta de três ou quatro anos, era fascinada por álbuns de figurinha. Fazia questão de ordená-las para facilitar na hora de colar. Quando o dono da banca de jornal descobriu isso, ele ficou surpreendido e propôs um desafio: se eu respondesse quantas figurinhas eu poderia comprar com o dinheiro que tinha, ganharia o dobro de pacotinhos. Fiquei tão empolgada com a possibilidade de ganhar mais figurinhas, que queria aprender a fazer todas as contas, para não errar. Foi assim que mergulhei no universo da Matemática”, conta Bel.

A facilidade com números a ajudou a conseguir bolsas de estudo e, um dia, o diretor do colégio a chamou para mostrar uma carta de admissão de um ex-aluno para o MIT. O processo de entrada na faculdade americana estava quase encerrado, mas Bel não desistiu e conseguiu reunir os documentos para a prova, cujas inscrições já estavam encerradas, e ela foi ao local e aguardou para ver se alguém faltava. “Deu certo! O que parecia impossível aconteceu no dia 18 de março de 2006, quando recebi uma carta dizendo que eu havia sido aceita no MIT”, detalha, radiante.

Bel deu aulas em cursos preparatórios para vestibulares para conseguir o dinheiro para pagar a faculdade e, nos Estados Unidos, continuou a saga em pequenos trabalhos, o que a ajudou não só a se manter, mas a aperfeiçoar o inglês. “Eu, que queria aproveitar ao máximo a experiência e o dinheiro que estava investindo, cheguei a fazer 13 matérias ao mesmo tempo, enquanto a maioria dos alunos faz em média quatro”, lembra ela.

Formada em 2010, ela iniciou um programa de mestrado entre Google e MIT, trabalhou em uma plataforma inovadora para vídeos online e então fundou sua própria empresa. Dois anos depois de se formar, ela resgatou as anotações diárias que fazia sobre seus aprendizados e escreveu o livro digital “A Menina do Vale”. “Meu objetivo era apenas compartilhar tudo o que eu havia aprendido, mas não tinha nenhuma pretensão. Tudo o que eu queria era que mais pessoas tivessem acesso a esse conteúdo – tanto que o disponibilizei gratuitamente na internet”, detalha ela.

Em menos de um mês, foram mais de 500 mil downloads! Foi aí que o foco virou empreendedorismo e Educação. “Fundei no Brasil a FazINOVA, uma escola com cursos online e presenciais voltados ao desenvolvimento pessoal e profissional, e pretendo impactar um bilhão de pessoas com as minhas mensagens, inspirando e ajudando as pessoas a realizarem seus sonhos.”

Nome: Bel Pesce

Profissão: Engenheira elétrica, cientista da computação, administradora, economista e matemática

Atitude transformadora: Lançar um livro digital gratuito e uma escola de empreendedorismo e Educação para ajudar e inspirar pessoas

Fonte: VEJA SÃO PAULO