publicidade

Passeios

Roteiro com as decorações de Natal em São Paulo

Fonte Iluminada do Ibirapuera, árvore equivalente à prédio de vinte andares e Papai Noel gigante na Avenida 23 de Maio são destaques na programação

7.dez.2012 | Atualizada em 19.dez.2013 por Redação VEJA SÃO PAULO

Milhares de pontos de luz colorem as noites de São Paulo e fazem o público andar menos acelerado para ver as decorações do Natal Iluminado 2013, que marca as celebrações de fim de ano na cidade.

+ Confira bons programas para curtir o Natal em SP

+Como evitar o trânsito das atrações de Natal

- AVENIDA PAULISTA

Um dos principais destinos do público que pretende apreciar as decorações, a badalada Praça de Natal montada na Avenida Paulista, entre as ruas Padre João Manuel e Ministro Rocha Azevedo, foi inaugurada na terça (10).

O projeto tem mais de mil metros quadrados e os visitantes podem ver uma árvore de Natal com dez metros de altura, doze bonecos infláveis de cinco metros cada, um Papai Noel gigante com nove metros e milhares de pisca-piscas coloridos. O evento terá início com uma canção tradicional de Natal, que será remixada com batidas de música eletrônica, seguida de efeitos de iluminação.

Até o dia 25 dezembro, os espetáculos ocorrem a partir das 20h e terão intervalos de quinze minutos. Nos dias ímpares, haverá música remixada e nos dias pares, a canção natalina tradicional deve embalar o público. Desde a montagem de 2012, não é possível subir no palco.

Quem estiver passeando pela região pode ver também as decorações do Conjunto Nacional, aberto até às 22h, e, no fins de semana, conferir a chuva de neve que ocorre na agência do Itaú Personnalité, na esquina da Alameda Ministro Rocha Azevedo com Avenida Paulista, das 18h às 2h.

Projeções de Natal são exibidas diariamente no Shopping Pátio Paulista
Projeções de Natal são exibidas diariamente no Shopping Pátio Paulista
(Foto: Victor Moriyama)

O Shopping Pátio Paulista é outra atração que vale uma paradinha. O empreendimento trocou a tradicional decoração estática da fachada por apresentações de projeções mapeadas, que apresentam efeito 3D. As imagens podem ser vistas até o dia 25 de dezembro, a cada 20 minutos, das 20h às 21h55.

Outra atração ocorre na ciclofaixa de lazer da região. O trecho será montado exepcionalmente aos sábados (14 e 21) e funciona normalmente nos domingos, tendo durante o fim de semana a visita de um Papai Noel vindo em um trenó Iluminado, puxado por bicicletas. O bom velinho irá circular entre às 22h (de sábado) e 2h (de domingo) e das 10h às 16h, do domingo, o trenó irá percorrer um trajeto entre a Praça do Ciclista e a Praça Oswaldo Cruz. Nos sábados, das 17h às 22h, o Trenó ficará exposto na Praça do Ciclista (Paulista próximo à Consolação).

 

- IBIRAPUERA

Com expectativa de receber 150 mil pessoas até o dia 6 de janeiro, o espetáculo de águas e luzes na Fonte do Ibirapueraocorre diariamente em dois horários, às 20h30 e às 21h, com vinte e cinco minutos de duração cada.

A poucos metros do local onde ocorre o show está montada a tradicional Árvore de Natal do Ibirapuera. Com altura equivalente a um prédio de vinte andares, ela é iluminada todos os dias, das 19h às 3h.

As atrações atraem paulistanos e turistas, especialmente nos fins de semana, quando é montado um esquema especial de trânsito na região. (Saiba aqui como evitar os congestionamentos do local).

 

- RUAS DA CIDADE

Durante todo o mês, as árvores das principais vias da cidade estarão iluminadas. Avenidas como a Sumaré, Sena Madureira e Dom Pedro Primeiro ganham um colorido todo especial para a data.

Decoração especial toma conta das ruas da cidade
Decoração especial toma conta das ruas da cidade
(Foto: José Cordeiro / SPTuris)

Além disso, 32 subprefeituras irão receber uma árvore de Natal de cinco metros de altura e um fim de semana com evento natalino que incluirá a apresentação do Coral da Gente, do Instituto Baccarelli, e a chegada do Papai Noel em cada região. A programação vai até o dia 22 de dezembro.

Neste sábado (14) e domingo (15), o Parque da Independência, no Ipiranga, a Praça Elis Regina, no Butantã, e a Igreja Aparecida de Moema, na Vila Mariana, recebem a visita do bom velhinho, das 14h às 20h. Destaque para a apresentação do grupo Barbatuques, que produz música utilizando apenas o próprio corpo como instrumento, além de outros shows inspirados pela data, no Parque da Independêcia, no sábado, às 14h.

Papai Noel gigante pode ser visto na Avenida 23 de Maio
Papai Noel gigante pode ser visto na Avenida 23 de Maio
(Foto: Juares Fagundes)

A novidade da programação será um Papai Noel gigante colocado na Avenida 23 de Maio, que poderá ser visto a partir do dia 15 de dezembro. O boneco terá oito metros de altura e ficará sobre um ônibus decorado e iluminado, ao lado de oito réplicas de duendes.

No centro, o Edifício Matarazzo, sede da prefeitura, recebeu uma iluminação especial em suas fachadas, composta por 90 refletores de LED e mil lâmpadas, a partir do domingo (1), às 20h, além de uma árvore de Natal na entrada do prédio.

                        A sede da prefeitura recebeu uma iluminação especial
A sede da prefeitura recebeu uma iluminação especial
(Foto:

Divulgação

)

Outros pontos turísticos tradicionas da região central, como o Mercadão e o Teatro Municipal, ganharam iluminação especial em suas fachadas e todo o entorno. Quem prefere fazer um tour guiado pelas luzes de Natal, pode escolher agências especializadas que fazem passeios a pé ou em ônibus.

 

- SHOPPINGS

 Maior Papai Noel do mundo: boneco foi certificado pelo Guinness World Records
Maior Papai Noel do mundo: boneco foi certificado pelo Guinness World Records
(Foto:

Divulgação

)

Para as crianças, é possível ver o Papai Noel em vários shoppings da cidade, como o Shopping Bourbon, que dispõe de um roda-roda de xícaras, e o Shopping Higienópolis, que oferece também um passeio de trenzinho.

No Shopping Iguatemi, o universo circense aparece ao som de músicas típicas, com ursos, macacos e palhaços que se misturam aos elementos da data. Ainda nas decorações dos centros de compras é possível visitar o maior Papai Noel do Mundo, com 20 metros de altura, no Shopping Center Norte.

Confira abaixo mais passeios natalinos, dicas para fugir do trânsito nas regiões decoradas e onde comer nessas redondezas:

CET vai limitar estacionamento e bloquear faixas para priorizar o pedestre. Recomendação é usar metrô e ônibus Saiba mais.

Avenida Paulista, região central, museus e Ibirapuera são os destinos mais procurados pelo público; confira roteiros Saiba mais.

Roteiro

Onde comer bem na região da Avenida Paulista

Atualizado em: 12.Mai.2014

Confira uma lista de restaurantes, cafés, lanchonetes e docerias nos entornos da importante via. Há opções bacanas dos Jardins à Bela Vista Saiba mais.

Roteiro

55 endereços para comer bem na Zona Sul

Atualizado em: 8.Out.2013

Selecionamos restaurantes, docerias, cafeterias e lanchonetes, entre outros, onde é possível tomar um bom café ou fazer uma refeição de qualidade na região Saiba mais.

Roteiro

Endereços para comer e beber bem na Zona Norte

Atualizado em: 8.Out.2013

Casa Garabed, Mocotó e Esquina Mocotó estão entre os restaurantes, bares, lanchonetes e docerias que preparam boas receitas na região Saiba mais.

Com atraso de meia hora, iluminação de atração durou poucos minutos; até 25 de dezembro, haverá apresentações a partir das 20h Saiba mais.

Com projeções animadas nas águas, apresentações ocorrem em dois horários: às 20h30 e às 21h Saiba mais.

Equivalente à altura de um prédio de vinte andares, símbolo natalino recebe iluminação especial com lâmpadas de LED em 2013 Saiba mais.

No Center Norte, por exemplo, os frequentadores terão uma surpresa: o maior bom velhinho do mundo Saiba mais.

Especial fim de ano

Endereços para celebrar o fim de ano

Atualizado em: 5.Dez.2013

Restaurantes, bares e boates oferecem menus fechados, promoções e pacotes para confraternizações de grupos de amigos e eventos corporativos Saiba mais.

publicidade

X

Avaliação de VEJA SP

Não foi avaliado

Avaliação de VEJA SP

Péssimo

Avaliação de VEJA SP

Fraco

Avaliação de VEJA SP

Regular

Avaliação de VEJA SP

Bom

Avaliação de VEJA SP

Muito bom

Avaliação de VEJA SP

Excelente

Avaliação dos usuários

Ainda não foi avaliado

Avaliação dos usuários

Péssimo

Avaliação dos usuários

Fraco

Avaliação dos usuários

Regular

Avaliação dos usuários

Bom

Avaliação dos usuários

Muito bom

Avaliação dos usuários

Excelente

Avaliação do usuário

Péssimo

Avaliação do usuário

Fraco

Avaliação do usuário

Regular

Avaliação do usuário

Bom

Avaliação do usuário

Muito bom

Avaliação do usuário

Excelente

Péssimo

Fraco

Regular

Bom

Muito bom

Excelente

Comente

Envie por e-mail