Guia

Balões, bandeirinhas e mais itens para decorar a sua Festa Junina

Saiba onde encontrar objetos para deixar o seu evento com clima de arraial; veja também dicas de jogos e correio elegante

Por: Sophia Braun e Carolina Romanini - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Um ambiente bem decorado pode fazer toda a diferença, principalmente quando se trata de uma festa temática. Afinal, você já imaginou uma Festa Junina sem bandeirinhas? Ou sem fogueira, mesmo que de mentirinha? Pois é, não seria a mesma coisa.

 

"O sucesso de uma festa se dá justamente por sua caracterização e, por isso, nas festas juninas, é necessário vestir o personagem", diz Carlos Alberto de Oliveira, diretor social do Esporte Clube Pinheiros, que organiza, todo ano, uma das maiores e mais tradicionais festas da cidade. Para ele, tão importante quanto a decoração são as roupas de 'caipira'.

No eixo 25 de Março-Ladeira Porto Geral, você encontra inúmeras opções de lojas com produtos de festa. Os preços costumam ser bastante competitivos e mais baratos do que em outras regiões da cidade. Tem de tudo um pouco: forminhas de brigadeiro, balões, barracas de comida e fantasias. Impossível sair de mãos vazias.

Festa Junina - Armarinhos Fernando - Bandeirola Real Seda - R$0,99
Armarinhos Fernando: kit com bandeirinhas em papel de seda (Foto: Divulgação)

Outras opções bacanas, mas onde acabará gastando um pouco mais, são a Festimania, nos Jardins, e a Rica Festa, com filiais no Itaim Bibi e na Avenida Pompeia – esta última, realmente cara.

Há ainda uma alternativa para quem quer evitar o tumulto do centro e não está disposto a gastar muito: comprar pela internet. A maioria das lojas faz vendas on-line. Mordomia, não é?

 

  • O que não pode faltar:

O especialista Carlos Alberto de Oliveira, do Esporte Clube Pinheiros, faz a lista do que não pode faltar na decoração da sua festa:

1. Bandeirolas coloridas: as opções para compra são várias e têm preços bastante acessíveis (exemplo na foto acima). Ainda assim, é possível produzí-las em casa, recortando restos de tecidos ou mesmo jornais e revistas antigos.

2. Balões: feitos de origami, os tradicionais de papel seda, ou mesmo de tecido, podem ir no centro do salão, rodeados por fitinhas coloridas, ou servirem de luminária, levando uma velinha dentro (no último caso, não esqueça de fazer uma armação de arame, caso contrário o balão pega fogo).

3. Fogueira: se tiver espaço, vale colher os gravetinhos de dia para atear fogo no aglomerado pela noite. Se não, a dica é pintar uma fogueira em tela ou comprar versões de brinquedo, geralmente de plástico. Uma coisa é certa: ela não pode faltar.

4. Jogos: além de animar a festa, eles dão cara divertida à celebração. O mais fácil de organizar é a torre de latinhas. Basta juntá-las, empilhá-las, e improvisar uma bola de meia para derrubá-las mais tarde.

5. Correio elegante: também não diz respeito à decoração própriamente dita, mas dá o tom de uma festa tradicional. É indispensável.

 

  • Onde encontrar artigos para festa:

Armarinhos Fernando

Armarinhos Universal

Festimania

Rica Festa

Semaan

Fonte: VEJA SÃO PAULO