Oficinas

Confira cursos populares de artes e dança

Entre as opções gratuitas e de até R$ 10,00, há oficinas de história em quadrinhos e iluminação cênica, dança de salão e muito mais

Por: Camila Taira - Atualizado em

Mayumi Mangá
Oficina de mangá com Mayumi Ito, na Casa das Rosas, é uma das opções de cursos (Foto: Divulgação)

Quem mora em São Paulo pode fazer cursos de dança de salão, iluminação cênica, canto coral ou até prática corporal chinesa sem pagar nada.Também é possível se inscrever em oficinas de mangá, história em quadrinhos e fanzine com profissionais que entendem do assunto, como Gonçalo Jr. e Caco Galhardo, entre outros, por míseros R$ 10,00.

Confira abaixo alguns desses cursos que estão com vagas abertas:

 

  • O curso prático-teórico aborda manifestações culturais e conceitos básicos da arte e filosofia de diversos períodos históricos. O curso, ministrado por Maurício Adinolfi, é destinado para jovens pré-vestibulandos interessados em desenvolver sua capacidade de articular de maneira autêntica suas reflexões sobre a realidade. São oferecidas 40 vagas. Matrícula: Os interessados devem comparecer na Divisão de Ação Cultural e Educativa, no Centro Cultural São Paulo, das 10h00 às 17h00. O curso é gratuito e a seleção é feita por ordem de chegada.
    Saiba mais
  • A oficina coordenada por Daniel Fernandes Barbosa apresenta técnicas de canto coral, noções de saúde vocal e trabalho de posturas próprias para cantar. O curso oferece 60 vagas. As aulas acontecem de 25 de maio a 28 de setembro. Matrícula: Os interessados devem comparecer na Divisão de Ação Cultural e Educativa, no Centro Cultural São Paulo, das 10h00 às 17h00, entre os dias 4 e 7 de maio. O curso é gratuito e a seleção é feita por ordem de chegada.
    Saiba mais
  • Laura Hércules coordena essa oficina que tem como objetivo abordar as principais etapas históricas do cinema brasileiro. A turma tem 40 vagas. O curso acontecerá às quartas de 19/5 a 14/7. Matrícula: Os interessados devem comparecer à Divisão de Ação Cultural e Educativa, no Centro Cultural São Paulo, das 10h00 às 17h00, entre os dias 4 e 7 de maio. O curso é gratuito e a seleção é feita por ordem de chegada.
    Saiba mais
  • O curso gratuito é voltado para pessoas de todas as idades. Samba, gafieira, salsa, samba rock, tango, zouk e outros ritmos serão ensinados nas aulas. Não há limite de vagas e não há necessidade de inscrição. Os interessados podem tirar dúvidas no telefone (11) 3397-4036. Aulas até 08/09/2010.
    Saiba mais
  • Gonçalo Jr, autor de A Guerra dos Gibis, ministra um curso com ênfase na evolução histórica e na censura. Serão discutidas desde as primeiras experiências no final do século XIX até a criação das graphic novels e a invasão dos mangás, mostrando como os quadrinhos foram perseguidos, acusados de induzir jovens ao crime, à prostituição e ao homossexualismo. São ao todo 35 vagas. Matrícula: As inscrições podem ser feitas na recepção da Casa das Rosas, de terça a domingo, das 10h00 às 18h00. Os interessados precisam levar uma foto 3x4, xerox do RG e xerox do comprovante de residência. O curso oferece um certificado para aqueles alunos que tiveram presença em pelo menos 70% das aulas.
    Saiba mais
  • O curso, ministrado por Reynaldo Damazio, abordará criadores de histórias em quadrinhos da segunda metade do século XX que realizaram variada experimentação com as linguagens literária e da ilustração. Entre os autores comentados, terão destaque Robert Crumb, Hector Oesterheld, Art Spiegelman, Marjane Satrapi, Lourenço Mutarelli, Fabio Moon e Gabriel Bá. Estão disponíveis 35 vagas. Matrícula: As inscrições podem ser feitas na recepção da Casa das Rosas, de terça a domingo, das 10h00 às 18h00. Os interessados precisam levar uma foto 3x4, xerox do RG e xerox do comprovante de residência. O curso oferece um certificado para aqueles alunos que tiveram presença em pelo menos 70% das aulas.
    Saiba mais
  • O cartunista Caco Galhardo fala de seu processo de criação e desenvolve processo coletivo com tiras, cartuns e HQs. No final, os alunos produzirão um fanzine. São oferecidas 20 vagas. Matrícula: As inscrições podem ser feitas na recepção da Casa das Rosas, de terça a domingo, das 10h00 às 18h00. Os interessados precisam levar uma foto 3x4, xerox do RG e xerox do comprovante de residência. O curso oferece um certificado para aqueles alunos que tiveram presença em pelo menos 70% das aulas.
    Saiba mais
  • O curso ministrado por Denise B. Brogiolo apresenta técnicas e conceitos do desenho de observação do corpo humano. São oferecidas 40 vagas por turma e o participante deverá trazer seu próprio material. Não há necessidade de inscrição, basta chegar no local e participar da aula. As aulas vão até 08/12/2010.
    Saiba mais
  • Em quatro aulas, os alunos terão a oportunidade de conhecer as formas de produção de uma publicação independente de quadrinhos e de fazerem sua própria revista. É necessário ter experiência com desenho. Estão disponíveis 20 vagas. Matrícula: As inscrições podem ser feitas na recepção da Casa das Rosas, de terça a domingo, das 10h00 às 18h00. Os interessados precisam levar uma foto 3x4, xerox do RG e xerox do comprovante de residência. O curso oferece um certificado para aqueles alunos que tiveram presença em pelo menos 70% das aulas.
    Saiba mais
  • A oficina gratuita dará ferramentas técnicas ao aluno que deseja desenvolver um olhar próprio na área de iluminação cênica. Serão abordadas também reflexões sobre conceitos de iluminação, uso da cor e tendências atuais. A oficina é coordenada por Alessandra Domingues que atua desde 1997 na área de iluminação e já trabalhou com Zé Celso Martinez Corrêa, Laís Bodansky, Vadim Nikitin, entre outros. São 15 vagas abertas. As aulas começarão em 14/6 e vão até 26/7. Matrícula e pré-requisitos: As inscrições ficam abertas até 8 de junho. Os interessados devem ter conhecimento intermediário ou avançado na área. Será feita uma seleção por currículo.
    Saiba mais
  • Mayumi Ito oferece orientações para quem quer aprender a desenhar um personagem no estilo mangá, as histórias em quadrinhos japonesas. Também serão apresentadas técnicas de proporções, estilos, olhos, cabelos, roupas, movimento. Domingos de 2 a 30 de maio. Matrícula: As inscrições podem ser feitas na recepção da Casa das Rosas, de terça a domingo, das 10h00 às 18h00. Os interessados precisam levar uma foto 3x4, xerox do RG e xerox do comprovante de residência. O curso oferece um certificado para aqueles alunos que tiveram presença em pelo menos 70% das aulas.
    Saiba mais
  • As aulas serão compostas pelo estudo e exercícios de composição de uma página de história em quadrinhos, sua narrativa, seu layout e sua comunicação voltada à linguagem da HQ. Também serão feitas comparações e analogias com outras artes narrativas, como cinema, música e literatura. O curso enfatizará a compreensão da HQ como linguagem – cuja finalidade sempre é a comunicação de ideias, experiências, vivências, memórias e emoções. São oferecidas 15 vagas. O curso será ministrado por Sam Hart. Matrícula: As inscrições podem ser feitas na recepção da Casa das Rosas, de terça a domingo, das 10h00 às 18h00. Os interessados precisam levar uma foto 3x4, xerox do RG e xerox do comprovante de residência. O curso oferece um certificado para aqueles alunos que tiveram presença em pelo menos 70% das aulas.
    Saiba mais
  • Mestre em artes corporais pela Unicamp, a professora Andrezza Campos Moretti apresenta exercícios de introdução às diversas práticas corporais inspiradas na tradicional medicina chinesa. Os interessados devem trazer toalha ou colchonete. Não é necessário fazer inscrição, basta ir com uma roupa confortável. De 11/5 a 27/7.
    Saiba mais
  • Essa é a chance para jogadores e mestres de RPG aperfeiçoarem suas qualidades de jogo. Após as palestras haverá jogo de RPG no Espaço Mestre do Jogo, próximo ao Jardim Eurico Prado Lopes, na rampa de acesso ao metrô. Classificação: 12 anos. Entrada franca.
    Saiba mais
  • Todas as quintas de 20 de maio a 15 de julho, a oficina aplicada por Denis Molino terá como objetivo remontar os aspectos constitutivos da Arte Moderna partindo da multiplicidade figurativa presente na pintura européia entre 1900 e o início do século 20. São ao todo 40 vagas. Matrícula: Os interessados devem comparecer na Divisão de Ação Cultural e Educativa, no Centro Cultural São Paulo, das 10h00 às 17h00, entre os dias 4 e 7 de maio. O curso é gratuito e a seleção é feita por ordem de chegada. Grátis.
    Saiba mais
  • O workshop aborda o processo criativo do espetáculo Vila Tarsila, que visa propostas práticas pedagógicas, inspiradas na obra de Tarsila do Amaral, para serem utilizadas em sala de aula integrando dança, música, teatro e artes plásticas. O curso gratuito oferece 30 vagas e é coordenado pela bailarina e coreógrafa Miriam Druwe. Matrícula: Os interessados devem preencher uma ficha de inscrição disponível no site do Centro Cultural São Paulo a partir do dia 10 de maio. As inscrições ficam abertas de 10 a 17 de maio. O workshop tem como pré-requisito que os interessados sejam professores de ensino infantil a fundamental II. No dia da oficina é obrigatório apresentar holerite que comprove a atividade de professor.
    Saiba mais

Fonte: VEJA SÃO PAULO