Dia Nacional do Café

Confira os cursos para se tornar barista ou fazer um bom café em casa

Cafeterias e faculdades têm cursos especializados em formar profissionais ou ensinar curiosos

Por: Daniel Ottaiano - Atualizado em

Coffee Lab - Isabela Raposeiras
Isabela Raposeiras oferece cursos de baristas no Coffee Lab | Crédito: Ligia Skowronski

O pingado no balcão da padaria pode estar com os dias contados. Cada vez mais paulistanos buscam grãos de café qualidade e profissionais treinados para fazer diferentes preparos com a bebida. Especialista, o barista já virou tema de diversos cursos de preparação para o mercado de trabalho. As aulas vão do básico ao aprendizado sobre a torra, por exemplo.

+ Confira cafeterias para aproveitar o Dia Nacional do Café

+ Saiba como identificar um café expresso bem tirado

+ Saiba quais tipos de grãos são ideais para a sua máquina de café

“Há uma profissionalização maior da área. Todo mundo acaba oferecendo cursos de café e de barista”, diz a barista e consultora Eliana Relvas. “As próprias cafeterias acabam fazendo isso [dando cursos]”.

O Coffee Lab, de Isabela Raposeiras, oferece cursos de baristas, de torra de grãos e até de como preparar um bom café em casa, o que, entre outras coisas, “educa o aluno a escolher melhor o café na gôndola”, nas palavras de Isabela.

Outro estabelecimento dedicado a ensinar sobre o preparo da bebida é a casa Santo Grão, com cursos de barista, degustação de cafés, latte art (arte com desenhos na bebida) e até consultoria para cafeterias.

A capital tem ainda uma universidade do café, a UniOctavio, com diversos cursos para os profissionais da área. Outro caso é o Senac, que também dedica aulas exclusivas para o tema.

+ Confira abaixo do mapa os cursos com inscrições abertas na cidade

Fonte: VEJA SÃO PAULO