Especial

Cursos formam sommeliers especializados em cerveja

Alunos aprendem sobre história e saem capacitados a fazer harmonizações e a montar cartas

Por: Fabio Wright [colaborou Arnaldo Lorençato]

cerveja 2209
Curso da ABS-SP: vagas esgotadas (Foto: Divulgação)

Como reflexo da proliferação de loiras, morenas e ruivas geladas, a cidade ganhou no ano passado dois cursos de formação de sommelier de cerveja. O primeiro deles foi lançado em agosto pela Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo (ABS-SP) e teve as setenta vagas, para as duas turmas, esgotadas. “Já há 25 interessados para o próximo, em junho”, afirma o coordenador da área da entidade, Estacio Rodrigues. Além de aprender sobre a história, matérias-primas, estilos, legislação, uso de copos corretos e técnicas de harmonização, o aluno degusta pelo menos sessenta rótulos.

Lançado em novembro, o curso do Senac traz a chancela da conceituada academia cervejeira Doemens, de Munique, na Alemanha. Teve suas quarenta vagas preenchidas antes mesmo de começar a divulgação. “As aulas, curiosamente, atraíram muitos sommeliers de vinho”, conta Juliana Reis, coordenadora da área de bebidas do Senac São Paulo. O aluno sai apto, por exemplo, a montar uma carta, sugerir harmonizações e zelar pelo armazenamento adequado. Há uma classe em andamento. A próxima está prevista para o segundo semestre, na unidade da Penha.

■ ABS-SP. Rua Gomes de Carvalho, 1.327, 2º andar, Vila Olímpia, tel.: 3813-8174. Duração: nove aulas, das 9h às 18h, em sábados alternados. R$ 1.600,00.

■ Senac Penha (Rua Francisco Coimbra, 403, Penha, tel.: 2135-0300). Duração: 100 horas. R$ 2.100,00.

Fonte: VEJA SÃO PAULO