Especial

Velocidade e tragédia

O acidente automobilístico que deixou quatro mortos na Avenida Brasil em 12 de julho de 1936

Por: Daniel Bergamasco, Mariana Barros, Rachel Verano, e Maurício Xavier [colaboraram Ricky Hiraoka, Carolina Giovanelli e Arnaldo Lorençato] - Atualizado em

Acidente na avenida Brasil  - Especial 459 anos
Hélle-Nice perde o controle da direção: recuperação mobilizou o público e a imprensa (Foto: Acervo do Museu da Imagem e do Som)

Em 12 de julho de 1936, milhares de pessoas acompanharam o Grande Prêmio da Cidade de São Paulo, em um circuito que integrava a Avenida Brasil e ruas como a Canadá. Participaram várias das estrelas do automobilismo da época, como o brasileiro Chico Landi. Os italianos Carlo Pintacuda e Attilio Marinoni dominaram a corrida, chegando, respectivamente, em primeiro e segundo lugar. O público assistia a tudo a poucos metros de distância, às vezes separado da pista apenas por cordas. A falta de segurança teve consequências trágicas quando a francesa Hélle-Nice perdeu o controle da direção. Seu bólido voou sobre a plateia, deixando quatro mortos. Socorrida em estado grave, ela mobilizou a torcida dos brasileiros e a atenção da imprensa com a sua recuperação.

+ Confira mais curiosidades em nosso mapa interativo da cidade

+ Aconteceu bem aqui: curiosidades que marcaram os 459 anos da metrópole

 

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO