Mostra

15º Cultura Inglesa Festival reúne mais de 60 atrações

Do cinema às artes plásticas, do teatro à música, evento promove a cultura britânica em São Paulo

Por: Sophia Braun - Atualizado em

Gang of Four
Gang of Four: grupo britânico é atração do 15º Cultura Inglesa Festival (Foto: Divulgação)

Entre os dias 27 de maio e 12 de junho, a capital paulista será palco do 15º Cultura Inglesa Festival, evento que reúne diversas atrações brasileiras e, principalmente, britânicas.

Um dos destaques é o show da banda Gang of Four, no Parque da Independência. Outro ponto alto do evento é a presença de Glen Matlock, baixista da formação original do Sex Pistols, que toca como DJ no Beco 203.

As atrações são gratuitas, com exceção das apresentações em casas noturnas. Confira abaixo mais destaques.

+ Programação completa do evento

 

  • Sem solos ou ataques de virtuosismo, Johnny Marr tornou-se referência entre os guitarristas britânicos a partir dos anos 80. Bernard Butler, do Suede, só se interessou pelo instrumento quando o escutou nos Smiths. Noel Gallagher, do Oasis, faz coro: “Ele é um bruxo, não há nada que não consiga tocar”. O mais surpreendente: Marr atingiu tal envergadura antes dos 25 anos. Em 1987, ele se desentendeu com Morrissey e o grupo The Smiths acabou. Quase três décadas depois (e após colaborar com nomes como The Cribs), Marr iniciou a carreira-solo. Soltou num curtíssimo período os dois ótimos The Messenger (2013) e Playland (2014). O mais recente é a base da apresentação que ele faz na 19ª edição do Cultura Inglesa Festival. No mesmo dia, sobem ao palco os ingleses do Strypes, Gaby Amarantos, que homenageia Adele e Amy Winehouse, e os brasileiros do Blue Drowse. Dia 21/6/2015.
    Saiba mais
  • Até o fim do mês, a 17º edição do Cultura Inglesa Festival traz quatro coreografias à cidade. De quinta (06/06/2013) a domingo (09/06/2013), tem vez a única atração internacional na programação de dança. A companhia escocesa Smallpetitklein mostra Within This Dust. Baseada na tragédia de 11 de setembro de 2001, a montagem partiu de uma série fotográfica que registrou vítimas se jogando dos prédios de Nova York. Os passos abordam o movimento de queda de maneira sensível. Estão programados para as próximas semanas, também na Galeria Olido, Bananas, do Núcleo Artérias, e Pedaços de Vontade, de Jussara Belchior. O Teatro Cultura Inglesa, no Centro Britânico, receberá Justine, de Maurício de Oliveira. As peças têm como inspiração obras de artistas britânicos. Até 28/06/2013.
    Saiba mais
  • O grupo inglês Monty Python recebe uma retrospectiva no 15º Cultura Inglesa Festival. "A Vida de Brian" e "Em Busca do Cálice Sagrado" ganham exibições gratuitas no Cine Livraria Cultura e no Centro Brasileiro Britânico. De 27/05 a 07/06. Grátis. Confira também: http://vejasp.abril.com.br/cinema/cultura-inglesa-festival-cinema-panorama
    Saiba mais
  • A mostra integra a programação do 15º Cultura Inglesa Festival. O panorama traz filmes inéditos britânicos e brasileiros. Grátis. Confira também: http://vejasp.abril.com.br/cinema/cultura-inglesa-festival-cinema-monty-python
    Saiba mais
  • O Caixa Belas Artes apresenta a 20ª edição do Cultura Inglesa Festival, com a exibição de duas mostras de cinema gratuitas: British Film Invasion e Panorama do Cinema Britânico Contemporâneo. O primeiro traz obras que vão desde a década de 60 até os dias atuais, com filmes que retratam personalidades icônicas do Reino Unido, como James Bond, Sex Pistols e Amy Winehouse. Já a segunda mostra apresenta uma seleção de seis títulos recentes e conta com documentários e grandes produções, além de filmes independentes aclamados em festivais pelo mundo. De 2 a 8/6/2016. Confira a programação: Mostra Panorama do Cinema Britânico Contemporâneo Quinta, 2 de junho, às 21h30 e sábado, 4 de junho, às 19h The Lobster (2015), de Yorgos Lanthimos Sexta, 3 de junho, às 19h Slow West (2014), de John Maclean Domingo, 5 de junho, às 19h Monty Python - The Meaning of Live (1983), de Terry Gilliam, Terry Jones Segunda, 6 de junho, às 19h Just Jim (2015), de Craig Roberts Terça, 7 de junho, às 21h25 Life (2015), de Anton Corbijn Quarta, 8 de junho, às 19h Northern Soul (2014), de Elaine J. Constantine Mostra British Film Invasion Quinta, 2 de junho, às 19h 007 Contra o Satânico Dr. No (1962), de Terence Young Sexta, 3 de junho, às 21h05 Laranja Mecânica (1971), de Stanley Kubrick Sábado, 4 de junho, às 21h40 Trainspotting - Sem Limites (1996), de Danny Boyle Domingo, 5 de junho, às 21h15 Blow-Up - Depois Daquele Beijo (1966), de Michelangelo Antonioni Segunda, 6 de junho, às 21h AMY (2015), de Asif Kapadia Terça, 7 de junho, às 19h Absolute Beginners (1986), de Julien Temple Quarta, 8 de junho, às 21h20 O Lixo e a Fúria (2000), de Julien Temple
    Saiba mais
  • Três exposições foram escolhidas entre mais de cinquenta projetos inscritos para compor a vigésima edição do festival anual. Os autores criaram obras com referências a destacados nomes da literatura e arquitetura inglesas. Em Dias Úteis, as artistas Laura Gorski e Renata Cruz inspiraram-se na escritora Virginia Woolf para produzir uma instalação. Maurício Adinolfi concebeu sua obra a partir do poema Marina, de T.S Eliot. Na composição da peça, entraram pedaços de um barco encontrados na praia do Perequê. Por último, Rodrigo Sassi teve como base uma construção do arquiteto Norman Foster para desenvolver o trabalho intitulado Structuring to Foster. De 26/5/2016. Até 12/6/2016.
    Saiba mais
  • Em sua 18ª edição, o Cultura Inglesa Festival se dedicou, mais uma vez, a explorar a cultura britânica. É apresentada a peça Preto no Branco, que mostra a reação de uma família britânica de classe média, branca e cristã, ao conhecer o namorado da filha, negro e muçulmano. Em Bane 2, o ator Joe Bone volta ao Brasil como o anti-herói que agora quer acertar as contas com um velho amigo, ao mesmo tempo que o fardo de ser assassino começa a pesar em sua consciência. Em Chalk Farm, a companhia ThickSkin mistura teatro, dança e recursos audiovisuais para tratar os tumultos que aconteceram na Inglaterra em 2011 sob a perspectiva de um drama familiar. Love and Money, com texto de Dennis Kelly, mostra como o dinheiro e a ganância podem se opor ao amor. De 10/05/2014 a 23/05/2014. Grátis. Retirar ingressos com 1h de antecedência.
    Saiba mais

Fonte: VEJA SÃO PAULO