Serviço

Férias educativas: culinária

Crianças colocam a mão na massa e aprendem a preparar desde cupcakes a frango empanado

Por: Claudia Jordão e Flora Monteiro

Férias educativas 2247- Minichefs
Minichefs, na Vila Olímpia: menus de diferentes nacionalidades (Foto: Divulgação)

VIAGEM GASTRONÔMICA

Na escola Minichefs, na Vila Olímpia, a criança aprende um pouco sobre a cozinha de vários destinos. De 17 a 19 de janeiro, ela se aventura pelos cardápios italiano (preparando calzone, focaccia e palha), árabe (fazendo kafta, esfiha e ninho de nozes) e francês. Neste caso, arriscam-se na elaboração de quiche lorraine, folhata minichefs e creme brûlé. Para acompanhamento, sucos naturais com frutas de época. Os três dias de atividades, sempre das 15h às 17h, são recomendados para cozinheiros de 4 a 12 anos, e o pacote custa 265 reais.

+ Férias educativas: os cursos e oficinais mais bacanas da cidade

Para os pais que desejam ter uma ajuda providencial na ceia de Natal, há um curso sobre o tema de 12 a 16 de dezembro. No menu, minipanetone, cookies decorados, cuscuz marroquino com amêndoas e ponche de frutas.

Férias educativas 2247- Helô
Helô, na Vila Madalena: pratos simplificados para conquistar a garotada (Foto: Divulgação)

RECEITAS DE GENTE GRANDE

Fazer pratos de adulto com procedimentos simples. Essa é a proposta de escolas de gastronomia como Wilma Kövesi, em Pinheiros, e Helô, na Vila Madalena. “As opções incluem frango empanado com batata palha e parmesão e são preparadas com facas sem ponta, liquidificador e forno”, explica Betty Kövesi, que dá aulas no espaço que leva o nome de sua mãe. Especialista no assunto, ela lança no sábado (10) o livro “Vamos pra Cozinha?”, que incentiva pais e filhos a assumir as caçarolas juntos. Nesta temporada, haverá dois cursos indicados para jovens de 8 a 14 anos (dias 15 e 16 de dezembro, 200 reais, e dias 24, 26 e 27 de janeiro, 350 reais). A Helô ensina de massa de macarrão a molhos vermelho e branco no dia 5 de janeiro, das 14h30 às 17h30 (95 reais). A partir de 7 anos.

Férias educativas 2247- Make the Cake
Make the Cake, em Perdizes: oficina de doces (Foto: Divulgação)

CONFEITEIRAS EM AÇÃO

Oferecidas pelas chefs pâtissières Priscila Brunsfeld e Luana Davidsohn, as oficinas de cupcake são um prato cheio para a diversão. Munidos de sacos recheados de merengue, doce de leite, bicho de pé ou brigadeiro, os aprendizes decoram os bolinhos já assados e depois aplicam à cobertura miniconfeitos no formato de estrelas e flores, por exemplo. A brincadeira pode ser em casa, no salão de festas do condomínio ou ao ar livre — ótima pedida para uma manhã de verão.

+ Minichefs e Kinderplay oferecem cursos inovadores

+ Escolas de culinária oferecem festas de aniversário

+ O melhor da semana para as crianças

Na Make the Cake, a loja de Priscila, em Perdizes, a aula, que leva de duas a quatro horas, é indicada para turmas de 5 a 12 anos. Custa 30 reais por participante (quando acontece no espaço dela) e 45 reais (em outros locais). Luana, cujo ateliê fica em Pinheiros, cobra 30 reais por pessoa em workshops de uma hora (ela só atende fora) para pequenos a partir de 2 anos. Duro é esperar até o fim da aula para devorar as criações.

BOLOS, BISCOITOS E AFINS

Se depender da Vivian Feldman Atelier Escola, na Vila Madalena, os meses de dezembro e janeiro serão os mais açucarados do ano. Além de aprender a fazer cupcakes, da massa à decoração, o público infantil vai produzir bolos, tortas, biscoitos e brigadeiros. Em dezembro, por exemplo, acontecem as aulas de bolo de cenoura e cupcakes de chocolate (dia 14, das 14h às 16h) e de tortinhas de limão e bolo mármore (dia 16, das 9h às 11h). Em janeiro haverá cursos nos dias 10, 17, 23, 27 e 30 — sempre com duas horas de duração. A aula custa 130 reais e é recomendada para crianças de 6 a 12 anos.

Fonte: VEJA SÃO PAULO