Fitness

Crossfit ganha versão para crianças

A modalidade já é oferecida em três academias da capital e transforma os treinos intensos em brincadeiras lúdicas

Por: Alessandra Freitas - Atualizado em

crossfit kids
A aluna Cecília Manzoli, de 6 anos, na Bodytech do Shopping Eldorado: melhora no equilíbrio (Foto: Mario Rodrigues)

Criado para simular os treinos militares, o crossfit tornou-se moda nas academias paulistanas há dois anos. Realizado em circuitos com equipamentos como argolas, pneus e cordas, é capaz de fazer o praticante queimar até 800 calorias em meia hora. Uma versão mais branda da atividade começou a ser oferecida recentemente a crianças em endereços da capital. Nessa variedade, os instrutores abandonam o jeitão carrasco e introduzem elementos lúdicos do universo infantil. 

+ Gal Costa: "As pessoas aqui são como velhas conhecidas"

Assim, sequências de saltos sobre aparelhos ganham nomes curiosos como Posição do Gorila ou Tarzan. “Um jogo incentiva a criançada a cumprir as etapas”, diz a professora Daniele Paiva, da CrossFit Moema, que cobra mensalidade de 300 reais. Na unidade do Shopping Eldorado da Bodytech, a versão mirim estreou há um ano e custa 375 reais por mês. Há trinta alunos, divididos em faixas etárias de 3 a 5 anos e de 6 a 10. “Os exercícios são voltados para o desenvolvimento psicomotor”, explica o diretor da rede, Eduardo Netto.

+ Conheça a rotina de blogueiras e musas fitness

Os pais aprovam os resultados nos filhos. “O equilíbrio da minha filha melhorou e agora ela anda de bicicleta sem rodinhas”, comemora Juliana Manzoli, mãe de Cecília, de 6 anos, que começou a praticar a modalidade em janeiro. A atividade também se mostrou eficaz para quem precisa cuidar da saúde. “Desde que ela passou a fazer os exercícios, perdeu 2 quilos de gordura”, conta o empresário Felipe Garkalns, dono da academia Crossfit 5511 e pai de Valentina, 9. O estudante Pedro Basile, 13, participou de duas competições desde que aderiu à atividade, há um ano.

+ Testei a mahamudra no Parque do Ibirapuera

No Wod Games, em agosto, no Continental Parque Clube, no Jaguaré, ficou em 18º lugar na categoria iniciante. No mês passado, faturou a terceira posição no Teen Gauntlet, torneio restrito a jovens de 12 a 18 anos, em São José dos Campos. “Não penso em seguir carreira, é só um hobby”, explica. Os profissionais de saúde alertam para o fato de que é preciso tomar cuidado com a prática desses exercícios. “Até o início do desenvolvimento hormonal, não se deve pegar peso excessivo de jeito nenhum”, afirma a fisioterapeuta Priscila Do Val. “A sobrecarga pode deslocar a cartilagem do osso, provocar lesões e afetar o crescimento.” 

› Bodytech. Shopping Eldorado,2º subsolo, ☎ 2197-7333. 375 reais a mensalidade.

› CrossFit Moema. Alameda dos Maracatins, 404, Moema, ☎ 97521-6809. 300 reais a mensalidade.

› CrossFit Sampa. Rua Traipú, 205, Pacaembu, ☎ 99910-1091. A partir de 200 reais a mensalidade

Fonte: VEJA SÃO PAULO