Negócios

Para enfrentar a crise, shoppings investem em novidades

Exposições, restaurantes famosos e lojas inéditas querem driblar a queda de público

Por: Bárbara Öberg [com reportagem Carolina Giovanelli e Laís Franklin]

Alice JK Iguatemi
A mostra de Alice: aposta do JK Iguatemi (Foto: Ricardo D’angelo)

Exposições blockbusters costumam ser exclusividade dos museus e espaços culturais mais importantes da cidade. Exemplos recentes disso são as mostras O Mundo de Tim Burton, que ocupou o Museu da Imagem e do Som no primeiro semestre, e The Art of the Brick, em exibição até o próximo dia 30, na Oca do Ibirapuera. Aos poucos, no entanto, os shoppings estão se credenciando como lugares capazes de promover grandes eventos do gênero.

No Eldorado, a Beatlemania Experience, montada no estacionamento do centro de compras em uma tenda de 2 000 metros quadrados, atraiu mais de 35 000 pessoas desde a inauguração, em 24 de agosto (o encerramento ocorrerá em 8 de novembro). O estabelecimento investiu 12 milhões de reais na exposição com dez ambientes e cerca de 1 500 imagens e objetos ligados à história dos rapazes de Liverpool.

+ Facundo Guerra abrirá bar no subsolo do Teatro Municipal

Outro endereço que resolveu apostar nessa estratégia foi o JK Iguatemi. Na próxima quinta, 6, abre no local Experiência Alice, uma mostra interativa inédita no país. A empresa responsável pela produção é a Case lúdico, a mesma companhia que está por trás de Castelo Rá- Tim-Bum — A Exposição, mais um sucesso do MIS nos últimos tempos. 

O evento em homenagem aos 150 anos da obra de Lewis Carroll ocupará 800 metros quadrados do 3º piso do JK. Algumas das atrações principais serão um jogo de projeções e espelhos e um grande escorregador que leva os visitantes ao País das Maravilhas. “Esperamos um aumento de 20% a 25% no fluxo de público durante a exibição”, comenta Aline Zarouck, diretora de marketing do empreendimento no Itaim Bibi, que recebe diariamente 30 000 pessoas.

SHOPPING MORUMBI TOWN
O Morumbi Town, que será inaugurado no dia 11: investimento de 300 milhões de reais (Foto: Leo Martins)

Esse tipo de investimento faz parte do pacote de iniciativas contra a crise econômica atual, que provocou um impacto enorme no movimento do varejo. Os shoppings vêm sofrendo com a queda de público e a fuga de locatários. Com isso, muitos corredores ficaram lotados de tapumes. De acordo com um estudo recente do Ibope encomendado pelo setor, encontram-se vagas 45% das lojas dos estabelecimentos novos, inaugurados depois de 2012. “A taxa de inadimplência quase dobrou nos últimos anos”, lamenta Filipe Vasconcelos, diretor executivo da Brookfield, empresa responsável pelo Pátio Higienópolis e por outros quatro centros de compras na capital. “Para reverter a situação, precisamos renegociar os contratos.”

Em uma iniciativa que se arrasta há vários anos devido a entraves legais, o Pátio Paulista, do mesmo grupo, recebeu finalmente, em agosto, a licença para usar uma nova área, de 14 000 metros quadrados. Conseguiu ocupar 97% da área locável e inaugura o espaço, que incluirá um mercado, no próximo dia 18. Em 2017, um teatro e uma academia devem abrir as portas por lá.

Ao lado das exposições, a multiplicação de ofertas no universo da gastronomia representa outra arma muito utilizada contra a recessão nos últimos tempos. “Resolvemos usar o ambiente do nosso bulevar para instalar estabelecimentos famosos e criar um novo atrativo”, explica Bettina Quinteiro, superintendente do West Plaza, na Zona Oeste. Embarcaram nessa ideia sete casas, como a padaria St. Etienne e o restaurante L’Entrecôte de Paris, em atividade desde agosto, e uma filial do Outback, com inauguração prevista para o próximo dia 11. No Eldorado, até novembro, uma filial do bar Pirajá deve abrir as portas — outro adendo recente no endereço foi a segunda unidade na cidade do Octavio Café.

bar Pirajá
O bar Pirajá: filial no Eldorado até novembro (Foto: Raul Zito)

Existem hoje por aqui 52 shoppings e, a despeito da crise atual, ainda há espaço para o crescimento do setor, de acordo com especialistas. Isso explica o surgimento de outros negócios mesmo em um cenário tão adverso. Um deles é o Morumbi Town, na Avenida Giovanni Gronchi, fruto de um investimento de 300 milhões de reais bancado pela empresa de desenvolvimento imobiliário Gazit Brasil, que deverá ser oficialmente inaugurado no dia 11.

Já funcionam ali desde julho a Tok&Stok e um mercado da rede gaúcha Zaffari. A área de 30 800 metros quadrados aposta em marcas inéditas na capital. O negócio contará com a primeira loja própria da Tramontina por aqui e uma unidade do Blink.me, misto de salão de cabeleireiros e comércio de produtos de beleza. “Queremos oferecer também experiências que não se resumam a compras”, afirma o superintendente Luiz Siqueira. Por isso, o shopping abrigará o estúdio de dança Anacã, a escola de oficinas infantis Casa das Ideias e o parque de trampolins Urban Motion.

+ Hotéis de luxo paulistanos abrem suítes para cerimônias de casamento

AGENDA DIVERTIDA

Alguns dos destaques do calendário dos próximos meses

Experiência Alice. Na exposição, quinze salas interativas põem o visitante em situações parecidas com as que a protagonista da história de Lewis Carroll vive na trama. Shopping JK Iguatemi, tel. 3152-6800. Segunda a sábado, 10h às 21h. Domingo, 11h às 19h. R$ 35,00. De quinta (6) até 30 de novembro.

Fio da Meada. Reúne workshops e palestras com profissionais da indústria da moda nacional e internacional, a exemplo da jornalista inglesa Suzy Menkes. O evento faz parte da comemoração dos cinquenta anos do Iguatemi, o primeiro shopping da América Latina. Shopping Iguatemi, tel. 3048-7344. De 17 a 28 de outubro.

Dia das Bruxas. Atrações para comemorar o Halloween não vão faltar. No Frei Caneca (tel. 3472-2075), tem vez uma oficina de fantoches em 29 e 30 de outubro. No Pátio Paulista (tel. 3191-1100), um passeio de bike, de 35 reais, pelos pontos turísticos da capital sai às 21h do estacionamento do endereço no próximo dia 31. A ideia é que os ciclistas apareçam fantasiados. As crianças que curtem se enfeitar aproveitam os bailinhos temáticos do Central Plaza (tel. 2066-4422), que rolam entre 12 e 30 deste mês das 15h às 21h.

Interchef Juniors. Ex-integrantes do reality MasterChef Junior ensinarão receitas para a criançada. Shopping Interlagos, tel. 3471-8888. Sábado e domingo, 18h às 19h30. Até domingo (9). Grátis.

Teatrando. O festival exibe peças infantis de grupos como a Cia. Dario França e a Trupe La’Cuna de Variedades. Shopping Ibirapuera, tel. 5095-2300. Sábado e domingo,15h. Até o dia 16. Grátis.

Mocotó Café. Comandado pelo chef  Rodrigo Oliveira, o Mocotó Café deve abrir as portas no Shopping D em dezembro. Shopping D, tel. 4506-6000.

Fonte: VEJA SÃO PAULO