Continua após publicidade

Crise derruba chefe do Corpo de Bombeiros de São Paulo

Governador Geraldo Alckmin afasta Marco Aurélio Alves Pinto, apontado como principal articulador para separar os Bombeiros da Polícia Militar

Por Estadão Conteúdo
Atualizado em 1 jun 2017, 16h40 - Publicado em 17 ago 2015, 10h56

Para encerrar uma crise que ameaçava a Polícia Militar de São Paulo, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) afastou o comandante do Corpo de Bombeiros, o coronel Marco Aurélio Alves Pinto, do cargo.

Aurélio era apontado na corporação como o principal articulador na Assembleia Legislativa de uma Proposta de Emenda à Constituição do Estado (PEC) para separar os Bombeiros da PM, o que já ocorre na maioria dos Estados. A PEC foi apresentada no dia 5 pelo deputado estadual coronel Paulo Telhada (PSDB).

Aurélio teve a remoção publicada no Diário Oficial do Estado no sábado (15). Suas supostas manobras na Assembleia haviam colocado contra ele o comandante da Polícia Militar, Ricardo Gambaroni, e o principal assessor do secretário da Segurança, Alexandre de Moraes, para a PM, o coronel da reserva Roberto Alegretti.

Marco Aurélio Alves Pinto
Marco Aurélio Alves Pinto ()
Continua após a publicidade

+ Confira as últimas notícias

Como Aurélio foi secretário-chefe da Casa Militar de Alckmin de 2013 a 2014, ele havia obtido o apoio de deputados à PEC. Segundo um coronel que pediu anonimato, a crise política que se abriu na PM ameaçava atingir a gestão de Moraes. Em São Paulo, a Constituição do estado subordina o Corpo de Bombeiros à PM, mas determina a criação de um quadro de oficiais exclusivo para a corporação, o que nunca foi feito.

Aurélio foi transferido para o Comando de Policiamento de Área-3, responsável pelo patrulhamento da Zona Norte de São Paulo, um cargo de terceiro escalão. Para seu lugar, Alckmin designou o coronel Rogério Bernardes Duarte. Procurados pela reportagem, tanto a PM quanto a Segurança Pública não se manifestaram.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.