Guia

Como lidar com as crianças em viagens de avião

Confira dicas sobre entretenimento, segurança, alimentação e conforto

Por: Bettina Monteiro

Crianças no aeroporto - 2195a
(Foto: Veja São Paulo)

Entretenimento

Criança ocupada, criança feliz. E todos os outros passageiros também. Na mala de mão, leve um kit com mp3, joguinhos, lápis de cor, revistas infantis cheias de passatempos e um livro. Detalhe: libere os itens aos poucos. Assim você terá sempre uma novidade à mão. Durante o voo, peça ao comissário para visitar a cabine do piloto. Se o comandante permitir, é diversão certa!

Assentos

Tente reservar poltronas próximas ao corredor, onde há mais facilidade para se deslocar dentro do avião. Ninguém merece ter de acordar o sujeito do lado diversas vezes durante o voo para levar a molecada ao banheiro ou para dar uma voltinha. Prefira lugares distantes do toalete e da copa, normalmente muito barulhentos. E cheque em quais poltronas o braço levanta. As da primeira fileira, que são mais espaçosas, nem sempre fazem tal movimento.

Embarque

Verifique se a companhia aérea dá prioridade no embarque para quem tem crianças. Se der, chegue com antecedência ao portão e aproveite o direito para se acomodar com calma, antes que os outros comecem a se acotovelar pelos corredores. Se a facilidade não for oferecida, evite o empurra-empurra e deixe para embarcar por último.

Segurança

Ainda em terra, explique a seu filho a importância de afivelar o cinto de segurança na decolagem, no pouso e durante os momentos de turbulência, para não ter de negociar uma medida tão importante como essa durante o voo.

Saúde

Para amenizar a pressão da cabine, faça a criança mastigar algo durante a decolagem e o pouso. Esse exercício maxilar destapa o ouvido. Vale de chupeta a chiclete. Para os bebês, a mamadeira funciona também. Como o ar a bordo é muito seco, ofereça líquido em abundância durante o voo.

Higiene

Leve lenços umedecidos e mudas de roupa para as crianças e para você em caso de um derramamento de água, suco ou molhos. Assim ninguém fica ensopado ou sujo.

Conforto

O ar condicionado do avião costuma ser fortíssimo e nem todas as companhias dispõem de cobertores suficientes. Por isso, leve blusas e meias extras. Vista as crianças com roupas macias e largas e sapatos confortáveis. Não esqueça o bichinho favorito delas. Na hora do sono, você vai agradecer a presença dele.

Alimentação

Hoje em dia, são poucas as companhias que possuem cardápio infantil. E, mesmo quando têm, não costumam ser muito apetitosos. Leve seu próprio lanche, com bolachas, queijinhos, doces, frutas e leite em pó se tiver bebê. O farnel também pode ser muito útil em caso de cancelamento ou atraso de voo.

Fonte: VEJA SÃO PAULO