Especial

Descubra como ajudar crianças carentes e praticar ações de caridade no Natal

Por meio de iniciativas de instituições como a ONG Sonhar Acordado, você pode se tornar Papai Noel por um dia

Por: Bruna Ribeiro - Atualizado em

Papai Noel Correios Natal
Há 20 anos os Correios recrutam voluntários para atender pedidos de crianças carentes (Foto: Divulgação)

Com o perdão do clichê, a chegada do Natal parece mesmo reavivar nas pessoas a vontade de praticar solidariedade. Tanto que diversas instituições lançam todos os anos iniciativas para aqueles que desejam se transformar em Papai Noel por dia. Os Correios, por exemplo, recebem cartinhas de crianças carentes com seus pedidos de fim de ano. Basta eleger uma e fazer a surpresa para a escolhida. Entre festas familiares e confraternizações de amigos, reserve um tempo para ajudar. Descubra abaixo algumas ações de caridade com o espírito natalino:

Correios

Para ajudar o Papai Noel a dar conta de tantas cartinhas, os Correios contam com a ajuda da população para respondê-las. Há 20 anos, voluntários atendem os desejos de crianças de até 10 anos em situação de vulnerabilidade social. Em cartas manuscritas, elas pedem presentes, como boneca, videogame, bicicleta e material escolar. É possível adotar uma cartinha em uma das agências até o dia 13 de dezembro. O prazo de postagem vale até a mesma data.

+ Fotografe a decoração de Natal e publique em nossa página

Shopping Bourbon

Além de deixar o Natal mais bonito com sua decoração temática, o Shopping Bourbon propõe uma ação solidária. O objetivo é arrecadar brinquedos novos para doação a crianças assistidas pelos Lions e Rotary Club, instituições parceiras do projeto. Para participar, basta escolher o nome de uma criança na lista e entregar um brinquedo no mesmo local, no Piso Perdizes, até o dia 20 de dezembro. 

Shopping Ibirapuera

Os frequentadores do Shopping Ibirapuera podem ajudar 350 crianças carentes da Sociedade Benfeitoria Jaguaré, em parceria com a Fundação Abrinq. Pendurados na Árvore Solidária, cartõezinhos levam nomes de crianças com suas idades. Depois de eleger um deles, compre um brinquedo e entregue no mesmo local, no prazo de 24 horas.

Turma da Touca 

A Turma da Touca atende crianças carentes de 2 a 6 anos nos bairros Campo Limpo, Capão Redondo e Jardim Ângela. Em um raio de 18 quilômetros, a entidade conta com cinco unidades que cuidam da garotada enquanto as mães estão trabalhando. Outros dois centros culturais oferecem atividade extracurricular para os mais velhos, de 6 a 12 anos. Se quiser ser um "padrinho-voluntário" de uma dessas crianças, entre em contato com Gisele Mendes de Paula, responsável pela ação de Natal (99621-8014 ou gisele-mendes@uol.com.br). 

ONG Sonhar Acordado

Se a ideia de comprar um presente parecer muito pouco, uma boa opção é participar da Festa de Natal da ONG Sonhar Acordado. Com uma contribuição de R$ 35,00 cada, voluntários de 15 a 30 anos passam o dia com a garotada, que se diverte em brinquedos infláveis, oficinas e gincanas. A atividade será no dia 15 de dezembro, das 10h às 17h. Saiba como fazer parte aqui.

Fonte: VEJA SÃO PAULO