Estética

Tesouros da beleza, cosméticos são feitos de caviar e até de ouro

Preço desses produtos de luxo pode atingir altas cifras. Alguns especialistas dizem que os efeitos valem a pena

Por: Bel Ascenso - Atualizado em

Kerastase legenda
Até caviar: produto da Kérastase, à base de ovas de peixe, hidrata os cabelos (Foto: Divulgação)

Dizem que beleza não tem preço. Mas, verdade seja atualizada: tem, sim, e em alguns casos pode atingir altas cifras. Quem é que resiste a um pote de creme com um ingrediente raro? Ao apelo de uma fórmula aditivada com o que há de mais exclusivo na natureza? Principalmente se junto vier a perspectiva de parecer maravilhosa praticamente da noite para o dia.

Além da atração inicial, provocada pela embalagem — sofisticada, como convém a um produto premium —, a composição de um cosmético de luxo reúne um coquetel de materiais nobres, como ouro e pérola, ou raros, como uma flor imortal e uma alga poderosa. Milhões de dólares são gastos anualmente pelas empresas nessa corrida pelo desenvolvimento de alquimias com a promessa da fórmula da juventude.

Mas será que esses elementos tão nobres valem o investimento? Os experts asseguram que sim. “O caviar contém vitelline, substância rica em fosfolipídeos e proteínas, que forma uma barreira epidérmica, mantendo a membrana celular íntegra, hidratada”, explica o dermatologista Adilson Costa, de São Paulo. Na visão de uma de suas colegas de especialidade, Bianca Gastaldi, as ovas de peixe também são um baita diferencial: “O caviar é utilizado por médicos em fórmulas de manipulação há algum tempo", diz ela. "Tem suas propriedades hidratantes e firmadoras comprovadas.”

A engenheira química e cosmetóloga Sonia Corazza ressalta os benefícios da alga negra. “Como vive em condições bastante inóspitas, ela acumula uma alta concentração de oligoelementos, essenciais para o metabolismo celular. Sensorialmente, o resultado do uso desse elemento na pele é uma aparência luminosa, com textura aveludada e um aspecto homogêneo”, diz a especialista.

No entanto, para o dermatologista Sérgio Schalka, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional São Paulo, no universo científico nem tudo que reluz é ouro. “Alguns produtos ainda carecem de maior comprovação quanto a seus efeitos", diz. Ele explica que muitos desses ativos demonstraram bons resultados em laboratório, mas ainda precisam de mais testes clínicos.

Ações como a hidratação de pele e cabelos, assim como a luminosidade da pele, são mais fáceis de obter, ressalva Schalka. Para quem não mede esforços (ou cifrões) para cuidar do bem que considera mais valioso — a beleza —, garimpamos alguns lançamentos preciosos.

 

Cosméticos La Prairie Pure Gold
(Foto: Divulgação)
1. Cellular Radiance Concentrate Pure Gold, La Prairie, 2.030 reais (30 ml)

Cada gota é valiosa neste soro à base de ouro 24 quilates. A promessa do produto é inibir as enzimas “do mal”, que degradam nosso rico colágeno e nossa inestimável elastina (responsáveis pela firmeza da pele). Além do metal precioso, a fórmula da emulsão suíça traz cristais de quartzo para dar luminosidade e vários ácidos poderosos para renovar as células.

 

Carita
(Foto: Divulgação)
2. Perle de Jeunesse Progressive Anti-age, Caritá, 718 reais (50 ml)

O pó da preciosa pérola de nácar branca, rica em cálcio, é a base deste creme anti-idade, que conta ainda com minerais marinhos naturais e um óleo extraído dos grãos da flor de La Prairie, recheados de ácidos graxos. Tudo para dar firmeza à pele e devolver sua vitalidade.

 

Givenchy
(Foto: Divulgação)
3. Le Soin Noir Yeux, Givenchy, 675 reais (15 ml)

A estrela do produto para o contorno dos olhos é uma alga negra, resistente às intempéries do clima, a variações de temperatura, salinidade e raios UV. Por meio de um processo de extração exclusivo, os Laboratórios Givenchy isolaram e concentraram as moléculas negras da superalga em um extrato que garante clarear olheiras e alisar os pés-de-galinha.

 

Guerlain fluido cosmético
(Foto: Divulgação)
4. Pure Royal Concentrate Abeille Royale, Guerlain, 509 reais

Um mel de excepcional pureza é a base deste fluido para combater o fel das rugas e da flacidez facial. Produzido por abelhas negras da Ilha de Ouessant, na Bretanha, o néctar (de diferentes produções escolhidas por um rigoroso programa de seleção de mel e geleia real biológicos) ativa os mecanismos de regeneração da pele, segundo a empresa.

 

Occitane cosméticos
(Foto: Divulgação)
5. Divine Eyes Imortelle, L’Occitane, 195 reais (15 ml)

O elixir deste cosmético para tratar as marcas de expressão da área dos olhos é uma flor que não murcha, quase um elixir da juventude. Originária da Córsega, a Flor de Immortelle produz um óleo essencial raro e trabalhoso – é necessária uma tonelada de flores (colhidas à mão pela manhã e à noite) para a extração de 1 a 2 litros de óleo essencial por ano.

 

Gloss YSL batom
(Foto: Divulgação)
6. Golden Gloss, Yves Saint Laurent, 109 reais (6 ml)

Partículas de ouro 24 quilates recheiam o brilho para os lábios, aditivado com óleos emolientes para hidratar e proteger a pele delicada da região. Os nácares dourados do produto dão uma textura de efeito espelhado.

 

 

kerastase creme
(Foto: Divulgação)
7. Chronologiste, Kérastase, 500 reais

As propriedades do caviar – rico em aminoácidos, proteínas, ácidos graxos essenciais, oligoelementos e iodo – foram reproduzidas em laboratório pela marca francesa. Em forma de pequenas esferas (“pérolas”), o ingrediente que imita a iguaria é misturado a uma máscara, para recuperar cabelos ressecados e fragilizados por processos químicos. O ritual é feito em salões estrelados, como o MG Hair Design, em ou o Care, no Rio de Janeiro.

 

TrattoCapillare creme
(Foto: Divulgação)
8. Máscara de Caviar TS30 Suprema, TrattoCapillare, 130 reais (500g)

Mais um produto capilar que tem como diferencial o uso de tesouros do fundo do mar. Desenvolvida com extrato puro de caviar e aditivado com um complexo de aminoácidos made in Italy, a máscara promete deixar os fios brilhantes, fortalecidos e super-hidratados.

 

Revlon cosmético
(Foto: Divulgação)
9. Orofluido, Orofluido, 147 reais (100 ml)

Um elixir composto por um blend de óleos preciosos – argan (que virou febre nos salões), o de cípero (originário do Egito e usado por Cleópatra em suas madeixas) e de linho do Mediterrâneo. O resultado da mistura? Fios fortalecidos, maleáveis, com volume, brilho e livres de frizz.

Fonte: VEJA SÃO PAULO