Saúde

Cortar o açúcar melhora a saúde em nove dias, diz estudo

Grupo de jovens de 9 a 18 anos não perdeu peso, mas diminuiu os níveis de insulina, colesterol e pressão arterial

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

acucar
Açúcar: vilão da saúde (Foto: Latinstock)

Um estudo feito na Inglaterra mostrou que remover o açúcar da dieta pode melhorar o metabolismo, a pressão arterial e os níveis de colesterol em apenas nove dias. O endocrinologista infantil Robert Lustig usou como "cobaias" 43 crianças e adolescentes entre 9 e 18 anos, todas obesas e com algum fator de risco na saúde, como hipertensão ou diabetes. 

O objetivo da pesquisa não era provar que açúcar engorda, e sim que ele faz mal à saúde. Por isso, os jovens testados continuaram ingerindo a mesma quantidade de calorias que já estavam acostumados. O médico só trocou alimentos açucarados por outros carboidratos - o que incluiu até hot dog e batata frita na "dieta". O resultado foi que ninguém perdeu peso. 

+ Psicóloga que aprendeu a dizer 'não' eliminou 28 quilos em 10 meses

O grupo, no entanto, diminuiu o nível de colesterol "ruim" em 10 pontos percentuais, o de triglicérides em 33% e a pressão em 5%. Quem estava na iminência de uma diabetes saiu do grupo de risco. Tudo isso aconteceu depois de nove dias comendo pouco açúcar. 

Na média, 27% das calorias ingeridas pelas crianças e adolescentes antes do estudo eram provenientes do açúcar. Durante o teste, esse índice caiu para apenas 10% (em parte por causa das frutas, que eles continuaram comendo). 

+ Mitos e verdades sobre a dieta detox

 

 

 

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO