Qualidade de vida

Quer companhia para correr? Procure a Guarda Civil Metropolitana

Com objetivo de aproximar corporação da população, projeto leva guardas a acompanhar corrida de frequentadores do Parque do Ibirapuera

Por: Bruna Ribeiro - Atualizado em

Corra com a Guarda Civil - Parque do Ibirapuera 7
Corra com a Guarda: Atividades começam com alongamento e aquecimento no gramado (Foto: Bruna Ribeiro)

É comum encontrar grupos de corrida e frequentadores com personal trainers no Parque do Ibirapuera. Mas uma tenda da Guarda Civil Metropolitana chama a atenção na Praça do Porquinho por oferecer algo diferente: companhia aos solitários. Das 8h às 11h, às segundas, quartas e sextas, o grupo de atletismo da GCM tira a farda e ensina técnicas de alongamento, aquecimento e caminhada, gratuitamente, em um percurso de 3 quilômetros.

O projeto Corra com a Guarda, da Secretaria de Segurança Urbana, foi inaugurado na quarta (20), com uma corrida inaugural com a presença do titular da pasta, Sérgio Porto, mas começou para valer na sexta (22). A ação faz parte de uma estratégia anunciada na campanha do prefeito Fernando Haddad para associar a imagem de uma "guarda comunitária" à corporação e se descolar da pecha de "truculentos" --principalmente após um enfrentamento com skatistas na Praça Roosevelt ter caído na internet em fevereiro.

Corra com a Guarda Civil - Parque do Ibirapuera 14
Rita Helena Rodrigues foi uma das primeiras participantes a chegar para a atividade (Foto: Bruna Ribeiro)

Logo cedo, nove dos guardas aguardavam os primeiros participantes. Às 7h30, a dona de casa Rita Helena Rodrigues, de 54 anos, e o gerente de vendas, Gilson Silva, de 39, já conversavam com a equipe no gramado. Rita já foi corredora e chegou a participar da São Silvestre, mas parou de praticar a modalidade há seis anos. "Quando soube do projeto, fiquei com vontade de voltar. Quero ter qualidade de vida e envelhecer bem", diz a dona de casa.

Silva começou a correr em janeiro, com o objetivo de perder peso. Agora, com 13 quilos a menos, ele brinca  que foi "picado pelo bichinho da corrida". Tanto que não se contentou com o trajeto de 3 quilômetros e deu três voltas no percurso, totalizando 9 quilômetros (veja no mapa abaixo).

VALE ESTE - mapa parque do ibirapuera corra com a guarda renata aguiar
(Foto: Renata Gomes de Aguiar / Arte)

Despertar o interesse da população pela atividade física também é objetivo do Corra com a Guarda. "Muita gente que frequenta o parque já faz o treino sozinho, mas queremos atrair quem ainda não conhece o esporte", diz o coordenador do grupo, Jadson Nascimento Veloso, de 47 anos. "Esperamos também resgatar o trabalho educativo da guarda civil, que foi se perdendo com o tempo." 

Corra com a Guarda Civil - Parque do Ibirapuera 12
Segundo o coordenador Jadson Nascimento Veloso, os frequentadores se sentem mais seguros quando caminham com atletas, que também são guardas (Foto: Bruna Ribeiro)

Veloso lembra que alguns frequentadores se sentem inseguros em andar sozinhos, apesar do efetivo diário de 200 homens no local. "Caminhar com atletas, que também são guardas, transmite mais segurança." Segundo o coordenador, a ideia é ampliar o projeto para outros parques.

O analista de sistemas Marcos Pereira, de 45 anos, se sentiu confiante e deixou a mochila e a chave do carro na tenda, para correr mais à vontade. "É importante diminuir a distância com a guarda civil e caminhar com pessoas qualificadas. Ainda há a vantagem de ser de graça."

Corra com a Guarda Civil - Parque do Ibirapuera 6
Alongamento no começo e no fim da caminhada (Foto: Bruna Ribeiro)

Até o fim da atividade, 32 pessoas passaram pelo local, divididas em seis grupos, que partiram de meia em meia hora. Antes de iniciar a corrida, a equipe se alonga e faz cinco exercícios de aquecimento no gramado. Depois, sai pelo parque, na companhia de três guardas --um professor de educação física e dois monitores.

No percurso, a corrida é intercalada com o trote e com a caminhada, dependendo do rendimento dos participantes. Os monitores também medem a frequência cardíaca de quem fica mais ofegante e montam treinos personalizados. Na volta, há uma pausa para o alogamento final. Dezesseis guardas na equipe de atletismo se revezam nas tarefas. Destes, cinco são formados em Educação Física e dois são estudantes.

Dicas para uma caminhada saudável:

  • Fazer alongamento antes e depois do treino
  • Aquecer antes de correr, para elevar a frequência cardíaca
  • Passar protetor solar
  • Beber água
  • Usar tênis adequado e roupas claras e confortáveis

Fonte: VEJA SÃO PAULO