Memória

A primeira vez do Corinthians

Quatro anos após sua fundação, o clube conquistou o título do Paulista de 1914

Por: Mauricio Xavier [Com colaboração de Celso Unzelte]

Troféu - Campeonato Paulista de 1914
Troféu: Campeonato Paulista de 1914 (Foto: Divulgação)

Bastou um empate de 1 a 1 com o Santos na semana passada para o Corinthians comemorar seu 27º título paulista e ampliar a vantagem no ranking do torneio sobre o Palmeiras, que tem 22 conquistas. O Timão estreou na competição há um século, em 1913, e no ano seguinte levantou seu primeiro troféu. Naquela campanha, somou dez vitórias em dez jogos contra adversários como Campos Elyseos, Minas Gerais, Internacional, Lusitano, Germânia (atual Pinheiros) e Hydecroft, de Jundiaí.

O atacante Neco, então com 19 anos, anotou doze gols e se tornou o artilheiro do certame. Ele virou também o recordista de permanência no clube: dezessete anos, entre 1913 e 1930. A taça, hoje no Memorial do Parque São Jorge, seria conquistada em 8 de novembro de 1914, com uma goleada de 4 a 0 sobre o Campos Elyseos no Parque Antarctica — estádio que ainda não pertencia ao Palmeiras, então Palestra Itália.

Entre 1913 e 1916, existiam dois campeões paulistas por ano. Em 1914, o São Bento, ligado ao tradicional colégio do centro, levantou a taça da Associação Paulista de Sports Athléticos. A entidade reunia clubes de elite que eram contra a popularização do futebol, personificada pelo próprio Corinthians.

Fonte: VEJA SÃO PAULO