Em casa

Dicas para receber os amigos nos jogos da Copa

Aluguel de chopeira, roteiro de aperitivos e ideias criativas para decorar a sala durante o Mundial de futebol

Por: Redação VEJASAOPAULO.COM - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Os próximos meses prometem ser os mais agitados do ano. A partir de junho, uma legião de turistas de todas as partes do Brasil e do mundo começa a aportar na capital paulista para assistir aos jogos da Copa do Mundo que ocorrem na Arena Corinthians, o Itaquerão. Mesmo aqueles torcedores que não conseguiram ingressos para assistir às partidas de perto, encontram burburinho em bares que vão transmitir as disputas em televisões ou telões.

 

Sempre versátil, São Paulo também apresenta alternativas bacanas para quem quer fugir da muvuca e torcer pela seleção do sofá da sala. Os paulistanos que pretendem receber os amigos em casa têm à disposição uma série de produtos e serviços bacanas, de objetos temáticos para decoração a aluguel de chopeira. Especialista na organização de festas e eventos, Cristina Buchain sugere espalhar bolinhas de futebol de plástico pelo ambiente e pendurar no teto espirais feitas com folhas de espuma vinílica acetinada (EVA) verdes e amarelas. “É leve, barato e fácil de encontrar em lojas e papelarias”, afirma.

Esse mesmo material pode ser usado no fundo das bandejas onde serão dispostos os aperitivos. A expert indica sanduíches embrulhados individualmente e pipoca em saquinhos, como aqueles servidos em festas infantis, entre outros quitutes. Quem não tem tempo (ou habilidades culinárias!) para preparar as comidinhas, tem a opção comprar antepastos e petiscos prontos em ótimas rotisserias. 

Se a ideia é assistir aos jogos em clima de churrasco, vale conferir o que propõem dois açougues gourmets. São cortes de qualidade de picanha, fraldinha, bife ancho, entre outros, além de acessórios, temperos e cervejas especiais. Outra opção que tem tudo para agradar  é transformar a celebração futebolística em Festa Junina. “Dá para usar copos descartáveis nas cores da bandeira do Brasil e servir vinho quente e quentão, aproveitando o friozinho”, sugere Cristina.  

 

Sole Comidas Artesanais - rotisseria
Sole Comidas Artesanais: frango no palito de bambu (Foto: Fernando Moraes)

Rotisserias com boas opções de petisco

  • Antipasti: os antepastos são vendidos em porções fechadas de 250 gramas. São opções como a berinjela rústica frita em pedaços junto de pimentões vermelho e amarelo, azeitona preta e cebolinhas assadas quase adocicadas (26 reais; 250 gramas).
  • La Pergoletta: a tradicional cantina da Zona Leste é precedida por uma lojinha. As focaccias (17,90 reais), como a temperada por sal e alecrim, são deliciosas para petiscar. Há ainda pizzas (18 reais a 20 reais) pré-assadas e embaladas a vácuo.
  • Sole Comidas Artesanais: propõe uma ampla gama de petiscos, caso dos cubos de frango tailandês em crosta de gergelim (61 reais o quilo). Cada pedaço vem espetado num palito de bambu, no jeitinho para ser mergulhado no molho de amendoim.
All Light - kebab integral - Copa do Mundo
All Light Gourmet: kebab na massa integral (Foto: Tadeu Brunelli)

Sem sair do regime

  • All Light Gourmet: especializada na venda de refeições balanceadas sob encomenda, oferece três combos de wraps para quem quer assistir aos jogos sem sair do regime. O pacote maior, com quinze sanduíches, custa 180 reais. Uma das combinações leva frango, mussarela light, coalhada, pimentão, cebola e alface. Também é possível trocar a cerveja por refrescos como mate ao capim-limão (50 reais; cinco garrafinhas). Pedidos com 48 horas de antecedência.
Torteria - Copa do Mundo
Torteria: combos especiais durante o mundial (Foto: Bruno Geraldi/Noz-Moscada)

Salgadinhos e guloseimas

  • Benjamin Abrahão: a rede de padarias oferece um pacote de quitutes para quatro pessoas (128 reais), vendido apenas sob encomenda. São vinte coxinhas, mais duas dezenas de bolinhos de feijoada e quatro cervejas da marca brasileira Colorado (600 mililitros). Quem desejar, poderá pedir ainda pratinhos e talheres descartáveis e bebidas não alcoólicas para grupos de até sessenta pessoas.
  • Torteria: essa lojinha especializada em tortas e quiches elaborou três combos para os dias de jogos. A versão apelidada de ouro combina três tortas ou quiches salgadas, cinquenta sanduíches (em dois sabores), uma torta doce e 24 cookies de chocolate da marca suíça Lindt (590 reais, para dez pessoas). Brinquedos decorativos e bandeirinhas acompanham. Pede-se para encomendar com 72 horas de antecedência.

Brahma Express
Brahma Express: aluguel de chopeiras (Foto: Divulgação)

Bons drinques para embalar

  • Brahma Express: é o serviço de bar em casa da Brahma. Diversos tipos de chopeira podem ser alugados já com a quantidade certa de cerveja. Custa a partir de 10,50 reais o litro do chope claro. Recomenda-se fazer o pedido dois dias antes, pessoalmente em alguma das lojas ou pelo telefone 0300-2102222. De 1º de junho a 13 de julho, para cada 150 litros de chope comprados, o torcedor ganha um kit com seis copos estampados com as cidades-sede da Copa.  
  • Gelada Express: as cervejas (9,90 reais a Original de 600 mililitros) não reinam sozinhas no cardápio desta loja virtual. É possível encomendar destilados, a exemplo de vodca, uísque e tequila, além de saquê, vinho, jurupinga e energético. A seleção de extras inclui carvão, gelo, cigarro e até baralho. Há taxa de entrega de7 reais.
Empório No Ponto
Empório No Ponto: butique de carnes em Moema (Foto: Fernando Moraes)

Açougue gourmet

  • Empório No Ponto: seus cortes bovinos de qualidade, muitos deles fornecidos pelo mesmo distribuidor que abastece a premiada churrascaria Varanda, podem compor um churrasco memorável. Sempre que houver jogos do Brasil, o combo composto por uma peça de picanha mais um pacote de linguiça e seis cervejas especiais terá 10% de desconto. 
  • Feed: são mais de sessenta carnes nobres, extraídas do gado Bonsmara. As peças ficam expostas pelo nome dos pratos que podem compor. Entre as opções estão o ragu (na verdade, uma porção desossada e resfriada de rabada) e o braseado (o acém já cortado do jeito certo para ir à panela).

Fonte: VEJA SÃO PAULO