Manual

Assista aos jogos da Copa do Mundo em clima de Festa Junina

O mês de junho será marcado tanto pelas partidas de futebol, quanto pelas tradicionais quermesses. Que tal celebrar o Mundial com paçoca e quentão?

Por: Redação VEJASAOPAULO.COM - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Neste ano, as tradicionais quermesses vão dividir a atenção dos paulistanos com partidas de futebol. No dia 12 de junho, São Paulo será palco da abertura da Copa do Mundo, quando Brasil e Croácia se enfrentam no Itaquerão.

 

Para unir essas duas temáticas em uma única celebração, a produtora de festas e eventos Cristina Buchain dá dicas de como decorar a casa para assistir ao Mundial ao lado dos amigos. "Fica legal pendurar bandeirinhas verdes e amarelas pelo ambiente", sugere. Quem preferir, pode fazer o enfeite recortando espuma vinílica acetinada (EVA). Segundo Cristina, o material é leve, barto e fácil de encontrar em papelarias e lojas da região da Rua 25 de Março, no centro.

A expert indica pipoca em saquinhos ou caixinhas, como aqueles servidos em festas infantis, amendoim, pinhão e milho cozidos em recipientes forrados com pedaços de EVA com as cores da bandeira. Outro recipiente igualmente decorado pode guardar doces típicos de Festa Junina, entre eles arroz doce, canjica, paçoca e pé de moleque. “Dá para usar copos descartáveis nas cores da bandeira do Brasil e servir vinho quente e quentão, aproveitando o friozinho”, sugere Cristina. Ela recomenda uma brincadeira em clima de futebol: "vale comprar apitos para bancar o juiz na hora do jogo." Pode-se ainda incrementar o ambiente com itens como estátuas, louças, porta-copos e demais objetos nos tons da nossa bandeira.

 

Abaixo, confira endereços que vendem quitutes com pegada caipira para servir aos amigos durante os jogos da Copa do Mundo:

Casa de Bolos
Casa de Bolos: massa de milho molhadinha (Foto: Fernando Moraes)

Bolo de milho

  • Bolo à Toa: vencedora do prêmio "Comer & Beber" 2014, a Bolo à Toa, com unidades em Pinheiros e Itaim Bibi, faz uma versão com grãos debulhados da espiga, não os de lata ou congelados, mais fubá de fabricação própria (20 reais).
  • Casa de Bolos: um pouco mais barato, o bolo úmido e macio da rede de lojas Casa de Bolos custa apenas 10 reais na porção de 1 quilo.
Tradicional Cuscuz Paulista - Copa do Mundo
Cuscuz Paulista: embalagens temáticas para a Copa (Foto: Divulgação)

Cuscuz à paulista

  • Amadeus: sob encomenda, a chef Bella Masano elabora versões maiores do quitute servido como entrada em seu restaurante, para doze (230 reais) ou quinze (295 reais) pessoas. Pedidos devem ser feitos com um dia de antecedência.
  • Tradicional Cuscuz Paulista: Eliana e Rafael, mãe e filho, têm juntos uma produção de cuscuz vendidos em charmosas embalagens individuais. Para a Copa do Mundo, a chita colorida que envolve o "marmitex" será substituída por um tecido em tons de verde e amarelo. Em tamanho individual os preços são: 4 reais (sardinha, legumes ou frango), 5 reais (carne-seca) e 6 reais (camarão ou cogumelos shiitake e shimeji). Durante o mês de junho, os quitutes terão 10% de desconto. Encomendas com dois dias de antecedência pelo celular 99360-8908.
Casa Godinho
Casa Godinho: empadas cremosas com molho bechamel (Foto: Mario Rodrigues)

Empada

  • Casa Godinho: a massa podre dourada e quebradiça aparece recheada sempre por molho bechamel mais algum ingrediente, ficando invariavelmente cremosa. Experimente as opções de palmito, frango e de bacalhau (5 reais cada uma). 
  • Rancho da Empada: são 23 variedades do quitute, todas moldadas em massa podre. A versão à moda (4,80 reais) mistura palmito, ervilha, ovo e molho de tomate. Pelo mesmo preço, prove as de calabresa ao requeijão, espinafre mais queijo branco e carne-seca com abóbora. As sugestões mais caras custam 5,20 reais e podem ser recheadas de bacalhau ou camarão.
Lá da Venda
Lá da Venda: pão de queijo da Serra da Canastra (Foto: Mario Rodrigues)

Pão de queijo

  • Lá da Venda: o imperdível pão de queijo curado mineiro da Serra da Canastra (MG) pode ser comprado congelado para assar em casa. A caixinha com 480 gramas custa 26 reais. O pacote com a metade do conteúdo sai por 16 reais. Esta última embalagem também pode ser encontrada nas lojas das redes St Marché, Empório Santa Maria e Casa Santa Luzia.
  • Pão de Queijo Haddock Lobo: a marca quarentona tem o salgado feito com bastante polvilho e queijo meia-cura como especialidade. O quitute congelado é vendido em bandejinhas com vinte ou quarenta unidades a 34 reais o quilo. 

Serviço:

Produção: Carol Piza

Fonte: VEJA SÃO PAULO