Turismo

Consulado dos EUA retoma entrevista para visto americano

Sistema ainda enfrenta instabilidade e atrasos podem ocorrer até para quem já teve a documentação aprovada

Por: Veja São Paulo

Consulado Americano - Visto
Movimento é grande na porta do Consulado Americano, na Zona Sul da capital, nesta segunda (29) (Foto: Marco Ambrosio/Folhapress)

Depois de uma semana de problemas técnicos e entrevistas canceladas, o Consulado Americano em São Paulo voltou a receber solicitações de visto para os Estados Unidos. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, quem agendou a visita para esta segunda (29) já consegue ser atendido. O sistema de emissão de visto, porém, segue instável e a fila é grande na frente do número 500 da Rua Henri Dunant, na Chácara Santo Antônio, Zona Sul da capital.

+ As últimas notícias da capital

Na semana passada, quem tinha agendamento nos consulados de São Paulo, Brasília e Recife ficou sem atendimento. Quase todas as entrevistas foram canceladas. "Os solicitantes afetados pelo cancelamento das entrevistas entre os dias 17 e 26 de junho serão contatados e receberão informações específicas sobre os procedimentos necessários para finalizar a sua solicitação de visto", informou o Bureau de Assuntos Consulares em Brasília. 

A falha causa problemas principalmente para quem vai sair de férias em julho e deixou a documentação para última hora. Mesmo quem já teve o visto aprovado e aguarda a chegada do passaporte pode enfrentrar atrasos. Se a viagem for de urgência - por questões médicas ou a negócios -, é possível pedir prioridade.  

Global Entry

Nesta segunda (29), a presidente Dilma Rousseff está nos Estados Unidos. Entre os assuntos que irá tratar com o presidente Barack Obama está o Global Entry, programa que permite a passageiros frequentes pular as filas de imigração dos aeroportos americanos.

Lançado em projeto piloto em 2013, o Global Entry é visto como uma primeira medida para uma futura isenção de visto por parte de turistas brasileiros que visitam os EUA.

Fonte: VEJA SÃO PAULO