Viagens

Consulado dos EUA faz mutirão de entrevistas para vistos neste sábado (21)

Expectativa é que sejam atendidos cerca de 2.100 solicitantes

Por: Leonam Bernardo - Atualizado em

Consulado dos EUA
Espera do Consulado em SP: quase um milhão de vistos foram emitidos no Brasil em 2011 (Foto: Mário Rodrigues)

O Consulado-Geral dos Estados Unidos em São Paulo realiza neste sábado (21), a partir das 9h, um mutirão para atendimento de cerca de 2.100 solicitantes do visto americano — normalmente, as entrevistas acontecem apenas de segunda a sexta e atendem, em média, 3.000 pessoas por dia. A medida visa agilizar as emissões do documento, frente à forte demanda brasileira.

+ Guia de viagem: dicas e alertas para passear no exterior

Dez programas imperdíveis no Canadá

O tempo de espera para o agendamento de uma entrevista tem sido em torno de 50 dias neste início de ano. Para diminuir esse prazo, o governo americano decidiu organizar, até abril, doze mutirões na embaixada e em consulados brasileiros — Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, respectivamente.

+ Guia de compras: Nova York e Miami

No Rio, a primeira força-tarefa aconteceu no último dia 7 e atendeu cerca 1.500 pessoas. Além de São Paulo, Brasília também terá entrevistas extras neste sábado. O próximo mutirão na capital paulistra está agendado para o dia 4 de fevereiro.

Brasileiros nos EUA

O Brasil ocupa atualmente a quinta posição na lista de países que mais enviam visitantes aos Estados Unidos. No ano passado, estima-se que este número tenha sido de 1,5 milhão de pessoas, superando o recorde de 1,2 milhão de 2010. Além disso, são os brasileiros que mais gastam em território americano, segundo dados do Departamento de Comércio dos EUA.

No ano passado, embaixada e consulados dos EUA no Brasil emitiram quase um milhão de vistos, número 60% maior em relação ao volume de 2010. Para 2012, a expectativa é de um crescimento de 30%.

Fonte: VEJA SÃO PAULO