Erudito

Os principais concertos da semana

A soprano Eliane Coelho e o pianista Piotr Anderszewski se apresentam na cidade até domingo (4)

Por: Redação VEJASAOPAULO.COM

Sala São Paulo Osesp
A Osesp em concerto na Sala São Paulo (Foto: Alessandra Fratus)

Programe-se:

  • Mais renomada cantora brasileira, a soprano radicada em Viena Eliane Coelho entoa a dolorida ária fnal de Tristão e Isolda, de Wagner, e as Quatro Últimas Canções, de Strauss. Abel Rocha rege o programa, que ainda traz o Capricho Espanhol, de Rimsky-Korsakov. Dias 2 e 4/8/2013.
    Saiba mais
  • Com ingressos esgotados, o pianista mineiro Nelson Freire sola no Concerto para Piano e Orquestra em Lá Menor Op. 54, de Robert Schumann. A peça clássica do romantismo foi finalizada por Schumann em 1845, e a solista da estreia foi sua mulher, Clara. Roberto Minczuk ainda conduz a OSB nas Bachianas Brasileiras Nº 9, de Villa-Lobos, em Last Round, de Osvaldo Golijov, e na Sinfonia Nº 7 em Lá Maior Op. 92, de Beethoven. Dia 4/8/2013.
    Saiba mais
  • Mesmo dois séculos depois de escritas, as nove sinfonias de Beethoven permanecem como exemplos supremos do gênero, além de inspirar dezenas de compositores e ser presença obrigatória nas salas de concerto mundo afora. O público terá a chance de ouvir todas elas em quatro dias seguidos, com execução da Filarmônica de Câmara Alemã de Bremen e regência do estoniano Paavo Järvi pela temporada do Mozarteum Brasileiro. Quem conhece as obras em versões do passado vai notar uma diferença: devido à formação reduzida, o grupo comandado por Järvi ressalta a influência do classicismo. Dois palcos abrigam o ciclo. No Teatro Municipal, o conjunto toca as três primeiras sinfonias na quinta (1º), e na sexta (2) executa a Quarta e a Quinta, além do Concerto para Violino e Orquestra Nº 4 em Ré Menor Op. 31, de Henri Vieuxtemps, com solos da americana Hilary Hahn. As duas últimas apresentações ocorrem na Sala São Paulo, com a Sexta e a Sétima sinfonias programadas para sábado (3) e a Oitava e a Nona para domingo (4). Nota divulgada dia 30/7: A violinista americana Hilary Hahn cancelou sua participação no concerto de sexta (2). O restante dos programas não sofreu alterações.
    Saiba mais
  • Com sólida carreira na Europa, o maestro espanhol Rafael Frühbeck de Burgos é convidado da Osesp nesta semana. Ele comanda a formação em La Mer, de Claude Debussy, e em uma suíte de El Sombrero de Tres Picos, de Manuel de Falla. Completam o programa das apresentações duas sinfonias de Joseph Haydn. As obras de Haydn e de De Falla serão tocadas num concerto gratuito no domingo (4/8).
    Saiba mais

Fonte: VEJA SÃO PAULO