Verão

Casas de comidinhas com áreas ao ar livre para curtir os dias quentes

Confira treze endereços entre docerias, cafés e lanchonetes com jardins externos, varandas ou salões arejados 

Por: Redação VEJASÃOPAULO.COM - Atualizado em

Tea Kettle
Tea Kettle: bons chás em casarão com jardim (Foto: Marcela Beltrão)

Com as altas temperaturas da estação, estabelecimentos com áreas ao ar livre e arborizadas são boas opções de passeios, seja para tomar um café com os amigos ou comer uma sobremesa refrescante aos finais de semana.

Na Brigadeiro Doceria Café, em Pinheiros, um charmoso sobrado é ideal para curtir a clássica guloseima. Já na Vila Olímpia, a Frutaria São Paulo tem lanches leves e sucos de frutas que podem ser provados em um espaço rodeado de plantas.

Em dias de sol, a parte externa da Pâtisserie Gelée é um lugar agradável para provar os sorvetes de produção própria da casa. Também com mesinhas organizadas em um jardim, o Flores na Varanda, na Lapa, serve bolos como o de cenoura com calda chocolate e o gelado de coco.

Confira abaixo um roteiro com treze endereços para desfrutar do verão:

Açaí Frooty: dispõe de um espaço agradável na Vila Madalena. Refresque-se na varanda com uma tigela de açaí batido com mel e aveia, por exemplo. Lanches leves, como crepes, saladas, wraps e quiches, completam o cardápio.

Brigadeiro Doceria & Café: ocupa um charmoso sobrado repleto de plantas. Depois de escolher uma guloseima na vitrine, vá até o piso superior. É uma delícia sentar-se no terraço enquanto devora um brigadeiro recheado de morango ou uma fatia do bolo surpresa, que combina pão de ló, brigadeiros preto e branco mais farofa de biscoito e crocante de amêndoas.

Cannoleria Casa di Dante: instalada nos fundos do Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro, na Consolação, fez da guloseima típica da Sicília uma tendência na cidade. O quintal a céu aberto é uma delícia para saborear os canudos de massa frita recheados de creme doce, entre eles creme de ricota e frutas cristalizadas.

Coffee Lab: além da varanda com vista para a Rua Fradique Coutinho, a casa vencedora na categoria melhor café do especial "Comer & Beber" 2013 tem também um quintal nos fundos repleto de plantas, onde ficam algumas das mesas mais agradáveis do espaço. Acomode-se em uma delas para provar o expresso de creme espesso e perfume arrebatador ou o cappuccino italiano, feito apenas de café e leite fresco fumegante.

Flores na Varanda 2177
Flores na Varanda: mesa externa sob jasmim-amarelo (Foto: Fernando Moraes)

Flores na Varanda: relaxe nas mesinhas do jardim enquanto toma um expresso Santa Mônica. Para adoçar o dia, há bolo de cenoura com calda de chocolate e torta de limão, entre outras sugestões. Nos fins de semana e feriados, serve bandejas de café da manhã.

Frutaria São Paulo: na matriz da Vila Olímpia, frutas frescas repousam em prateleiras semelhantes às de um supermercado. Cruze o salão e vá direto à área externa, repleta de plantas. O cardápio traz pratos leves com um quê natureba, entre eles o sanduíche de tomate, mussarela de búfala, alface e manjericão mais um tipo de pesto de abacate. Acompanha bem o suco de abacaxi, caju e laranja.

Julice Boulangère: esta padaria fina ocupa um imóvel charmoso em Pinheiros. Todas as mesas se espalham por um jardim. Acomode-se em uma delas para fazer um lanche, almoçar ou tomar um café enquanto experimenta o éclair de mirtilo. Dos pães, encantam as versões de calabresa e nozes ao vinho beaujolais, e a de bacon com ameixa.

Pé no Parque
Pé no Parque: pit stop depois de exercício no Parque do Ibirapuera (Foto: Leo Feltran)

Meat chopper: instalada em um imóvel pequeno na descolada Rua dos Pinheiros, dispõe de algumas mesas ao ar livre na frente da lanchonete. Dos lanches, vão bem o blue velvet, que combina queijo gorgonzola, rúcula e cebola caramelizada, e o house burger, uma espécie de cheese salada com maionese temperada e relish de pepino. Os acompanhamentos são uma delícia, sequinhos e crocantes. Não deixe de provar os anéis de cebola empanados e as fritas ao alho e alecrim.

Pain et Chocolat: com vista para uma rua sem saída, a preguiçosa varanda é agradável para tomar um cafezinho. Para devorar sozinho, o bolo dude equilibra musse de brigadeiro sobre massa de chocolate.

Pâtisserie Gelée: a loja se divide em dois pequenos espaços. De um lado está a doceria, rodeada por paredes de vidro. De outro, uma pequena área externa com plantas, mais agradável em dias de sol. A principal atração da linha de pronta-entrega são os sorvetes de produção própria. Aproveite as mesinhas do pátio para saborear uma bola de nata, goiabada cascão ou café.

Tea Kettle
Tea Kettle: bons chás em casarão com jardim (Foto: Marcela Beltrão)

Pé no Parque: nos fins de semana, a clientela está quase sempre em trajes de ginástica. Nesses dias, um bufê de café da manhã é montado no arejado salão, sempre das 8h às 13h. Nos demais horários, sucos naturais fazem par com os sanduíches.

Tea Kettle: toque o sino para entrar e seja transportado para uma nostálgica casa de fazenda. De atmosfera rústica, o imóvel está entre os mais agradáveis da categoria. Se o dia for ensolarado, escolha uma mesa no sossegado jardim para tomar um chá. A variante verde japonesa pode ser acrescida de arroz tostado e a versão preta aromatizada por pistache e amêndoa. Aos domingos, serve brunch à la carte.

Tineta:o salão estreitinho é precedido por uma agradável varanda. Essas mesas mais arejadas são agradáveis para comer um bolo de laranja ou de chocolate na companhia de um expresso Coffee Lab. A carta de cafés inclui ainda o frappuccino batido com gelo e o affogato, na qual uma bola de sorvete é mergulhada na bebida. Para um almoço rápido, prepara pratos do dia como as tiras de frango ao limão mais tomate-cereja, cebola-roxa e purê de batatas com pedaços do vegetal.

Fonte: VEJA SÃO PAULO