Gastronomia

Comes e bebes para se refrescar no calor

Sopa fria, sorvete e chope estão na lista de receitas frescas na medida que servem de antídoto contra as altas temperaturas

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

 

COMIDAS

Trocar a refeição por um copão de suco, no inverno, é um sacrifício (daqueles que nem os mais rígidos na dieta dão conta). No calor, a situação se inverte, e dá vontade de pular os pratos quentes e se concentrar nas bebidas. As novas opções de suco vermelho são saudáveis e gostosas. Quem não abre mão de uma pedida salgada pode escolher uma sopa -- fria, claro. Válvulas de escape indispensáveis a qualquer hora do dia, os sorvetes ganham novo sabores de frutas, como laranja com cenoura e mate acrescido de limão, para se sentir na praia.

Mil Frutas Laranja com Cenoura
Mil Frutas: rede aposta no sabor laranja com cenoura para o verão (Foto: Tomás Rangel)

Desfrutti: algumas frutinhas vermelhas entraram na moda de vez. Ao lado das velhas conhecidas framboesa, morango e mirtilo, agora também goji berry e cranberry garantem seu lugar no liquidifcador. A geração saúde aprova a combinação de morango, cranberry, colágeno em pó e gengibre, que lembra um milk-shake de tão consistente. Custa 9,50 reais.

Le Jazz: o novo gaspacho da casa, feito de beterraba no lugar da tradicional composição espanhola de tomate e pepino, é paradoxal. De textura bem grossa, o prato substancioso coberto por porções de iogurte e raiz-forte consegue satisfazer logo nas primeiras colheradas, quase dispensa o prato principal em seguida. Ao mesmo tempo, a temperatura baixinha da pedida abre o apetite -- daí fica difícil não tomar a porção farta até o fim. A tigela individual custa 23 reais.

Mil Frutas: verdade seja dita: em matéria de aplacar o calor, os paulistanos têm muito que aprender com os cariocas. Apelidada de Rio 40º, a nova linha de sorvetes da expert Renata Saboya aposta em sabores de laranja com cenoura, chá-mate acrescido de limão e limonada suiça a batida com hortelã e esta disponivel até o fim de fevereiro. Como os demais gelados da marca, todos são livres de gordura hidrogenada, corantes e conservantes artificiais. Uma bola ge-la-di-nha custa 12 reais.

Desfrutti
Os copões coloridos da Desfrutti (Foto: Divulgação)

BEBIDAS

Basta chegar o verão para nos darmos aquela licença de tomar “só mais um” (ou dois, ou três...) chope. Fresquinha e gelada, a versão de mais sucesso na estação é a pilsen. Também agradam bem as fermentadas no estilo witbier, em alta. “De escola belga, essa bebida de trigo tem notas cítricas e condimentadas”, diz a especialista Cilene Saorin. Confira abaixo sugestões para manter a goela fria.

BrewDog - This-Is-Lager_Rogerio-Voltan--2014
Cerveja This. Is. Lager., do BrewDog Bar (Foto: Rogerio Voltan)

Aé Sagarana: das torneiras sai o Vedett (16 reais), um dos tipos de witbier mais famosos. De coloração clara, tem pegada cítrica na boca.

BrewDog Bar: novo chope, o This. Is. Lager. (sim, cheio de pontos) e um pilsen. Segue a linha leve da escola, mas sem deixar o lúpulo de lado. 17,50 reais.

Cervejaria Nacional: a fábrica-bar lança, na próxima segunda (2), o Iemanjá, witbier com polpa de maracujá na fórmula. 18 reais.

Get Yout Beer: nesta casa novata, o chope de trigo Sea Dog Wild Blueberry (19,90 reais) tem infusão de mirtilo. Apesar do aroma adocicado, é bem refrescante e fácil de tomar.

Original: o imbatível chope Brahma local ganhou a concorrência do perfumado Bela Rosa (11 reais), da Bohemia, com toque de pimenta-rosa.

Fonte: VEJA SÃO PAULO