Astronomia

Cometas passarão próximos à Terra nas noites de segunda (21) e terça (22)

Será difícil ver os fenômenos na capital. O ideal é buscar locais longe de luzes artificiais

Por: Rogério Dias - Atualizado em

céu estrelas estrelado
(Foto: Rubens Chaves/Folhapress)

Dois cometas passarão próximos à Terra nas noites dos próximos dias.O primeiro deles, que será visto nesta segunda (21), foi apelidado de Linear e estará a cerca de 5,34 milhões de quilômetros do planeta. Sem nome, o segundo cometa é chamado apenas pelo código 2016 BA14. Ele cruzará os céus na terça (22) a uma distância de 13,5 milhões de quilômetros daqui.

+ Confira a previsão para os primeiros dias de outono na capital

Ambos serão visíveis a olho nu durante a noite toda, porém se mostrará quase impossível admirá-los na capital. Recomenda-se que o observador de posicione em um lugar escuro, sem a presença de luzes artificiais.

Roberto Costa, chefe do departamento de astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (IAG), afirma que o ideal é procurar um lugar fora da região metropolitana, como uma praia ou fazenda. Grupos de admiradores se programaram para sair da cidade e assistir ao fenômemo com o auxílio de binóculos.

+ Fique por dentro das últimas notícias

A distância julgada próxima se dá apenas nos sentidos astronômicos. Só é considerada uma quase colisão quando o cometa passa perto da atmosfera, o que não será o caso. Portanto, as pessoas poderão apreciar o acontecimento despreocupadamente.

Fonte: VEJA SÃO PAULO