Gastronomia

Lista de 661 endereços que unem sol, praia, badalação e boa comida

Nas bancas da Grande São Paulo, do Litoral Norte e Baixada Santista a partir deste sábado (15), a nova edição especial de VEJA "Comer & Beber"

Por: Ricardo Castanho - Atualizado em

Nhoque de Batata-roxa
Nhoque de batata-roxa com camarão e vieira grelhados: um dos pratos criativos do restaurante Guaiaó, em Santos (Foto: Romero Cruz)

Nas bancas da Grande São Paulo, do Litoral Norte e da Baixada Santista a partir deste sábado (15), bem no início da temporada de verão, a nova edição especial de VEJA “Comer & Beber” dedicada ao Litoral Paulista reúne 661 restaurantes, bares e estabelecimentos de comidinhas localizados na costa do estado de São Paulo. Um júri composto de 42 críticos, especialistas e personalidades da região, elegeu as melhores casas em 37 categorias — metade deles apontou os campeões de Peruíbe a Bertioga e os demais escolheram os vencedores de São Sebastião a Ubatuba.

Três novidades aparecem na estrutura da revista deste ano. O índice temático não só ganhou listas inéditas de busca para receitas e comidinhas específicas como abriu a possibilidade para cruzamentos com tipos e propostas de ambiente. Com ele nas mãos, o leitor pode descobrir desde onde comer uma boa porção de lula à doré e ou de ostras frescas até em quais lugares encontrará refeições com vista para o mar ou para uma partida de futebol na TV.

Cantinho da Lagoa
O ambiente rústico do Cantinho da Lagoa, em Ubatuba: vista para a linda Praia de Prumirim (Foto: Ligia Skowronski)

Os novidadeiros ainda devem gostar do símbolo criado para destacar estabelecimentos recém inaugurados e estreantes nos roteiros, que permite achar rapidamente aquele lugar sobre o qual seus amigos já estão comentando. Se a sua praia mais querida é a própria cozinha, saiba que também há conteúdo extra para os chefs amadores interessados em servir bons sabores do mar. No fim do especial aparece o modo de preparo de dois símbolos da culinária litorânea do estado: a meca santista, feita do pescado, camarão, risoto de pupunha e farofa de banana, e o peixe à caiçara, uma feliz mistura de filé de robalo ou de pescada-cambucu com banana, produto abundante na região.

Quando o assunto versa sobre endereços fresquinhos, o Litoral Sul, que compreende todas as cidades da Baixada Santista, fica com o primeiro posto por uma pequena margem. São 33 estabelecimentos novos nesta edição, contra 27 no Litoral Norte. Tradicionalmente menos badalado como destino gastronômico, o trecho sul apontou a grande novidade da temporada, o santista Guaiaó, vencedor do prêmio de restaurante revelação. Aberta em novembro de 2011, a casa, instalada em um discreto imóvel numa viela do Boqueirão, surpreende por duas razões. A primeira está no comando das panelas. O chef Andre Ahn, de30 anos, especializou-se em gastronomia e estagiou em endereços de renome internacional, como o D.O.M.,de Alex Atala.

A segunda aparece no menu. Valorizando ingredientes brasileiros, preparados com técnicas modernas, Ahn e seu sócio, o maîtree sommelier Andre Antivilo, de 29 anos, deram uma chacoalhada no paladar da cidade ao apresentar pratos criativos, com direito a menus degustação de quatro (120 reais) ou dez fases (180 reais). Entre as fórmulas da dupla, há carpaccio de melancia defumada com redução detucupi e um equilibrado nhoque de batata-roxa com camarão e vieira grelhados mais mini medalhão de caju. Da mesma cidade de Santos vem o bar revelação da temporada, o Dusk Lounge & Bar, inaugurado há apenas dois meses. Ocupando um elegante sobrado e com receitas inventivas no cardápio, o endereço reforça ainda mais a pulsante Rua Doutor Tolentino Filgueiras, uma via marcada por boas opções gastronômicas e muita badalação.

Sorvete
Sorvete de juçara da Pistache Gelateria: quatro unidades no Litoral Norte (Foto: Ligia Skowronski)

No Litoral Norte, nomes consagrados voltam a subir no pódio de restaurantes, a exemplo do Manacá, capitaneado pelo restaurateur EdinhoEngel, à frente do também premiado Amado, em Salvador. O endereço de São Sebastião, dono do título de melhor cozinha de peixes e frutos do mar, junta-se a outros dois de Ilhabela, o italiano Famiglia Manzoli e o Marakuthai, a casa contemporânea de sotaque tailandês dirigida pela jovem chef Renata Vanzetto. Depois de inaugurar a filial paulistana da marca, ela acaba de dar vida ao Me Gusta Cevicheria, um bar de estilo peruano, também em Ilhabela. Se não podem ser considerados estreantes nas páginas de VEJA LITORAL PAULISTA “Comer & Beber”, o melhor bar de praia da edição, o Cantinho da Lagoa, na bela Prumirim, em Ubatuba, e a Pistache Gelateria, com quatro unidades no Litoral Norte, reúnem atributos ideais para qualquer paulistano estressado: sol, sombra, bebida fresca e sorvete gelado.

Fonte: VEJA SÃO PAULO