exposições

Começa montagem da mostra de Ron Mueck na Pinacoteca

Esculturas hiper-realistas de artista australiano já estão no museu. Inauguração será em 20 de novembro

Por: Laura Ming - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Já começou a montagem da exposição do australiano Ron Mueck na Pinacoteca. As esculturas hiper-realistas do artista, que poderão ser vistas pelo público a partir de 20 de novembro, chegaram ao museu em caixotes de até 400 quilos. Feitas de fibra de vidro e silicone, as obras vieram desmontadas, com partes do corpo, por exemplo, em carregamentos separados.

+10 curiosidades sobre Ron Mueck

Nove esculturas vão compor a mostra, que atraiu mais de 230 000 pessoas ao MAM do Rio de Janeiro, onde ficou em cartaz antes de chegar a São Paulo. As peças só não confundem o visitante com pessoas de verdade porque Mueck trabalha em proporções fora do comum. Um casal jovem de namorados, por exemplo, tem apenas 65 centímetros de altura, enquanto uma mulher pode ter até três metros.

Os trabalhos ocuparão o primeiro andar da Pinacoteca e o espaço octógono, onde deve ficar exposto o muito fotografado casal de idosos deitado embaixo de um guarda-sol.

+ Oito invenções de Da Vinci em cartaz no Fiesp

Outra atração é um vídeo que mostra o processo de criação das esculturas. A exposição, que também já passou por Paris e Buenos Aires, deve dominar as redes sociais com selfies dos paulistanos.

Mueck iniciou a carreira fazendo bonecos para filmes, programas de televisão e propagandas. Antes de suas esculturas ficarem famosas, ele fez parte da equipe que produzia os bonecos da série The Muppet Show. A obra mais cara do artista, Big Baby, foi vendida em um leilão em 2011 por 1,3 milhão de doláres.

Fonte: VEJA SÃO PAULO