Crianças

Jogo virtual Club Penguin faz campanha solidária

No programa Coins for Change, participantes podem fazer doações a projetos sociais

Por: VEJINHA.COM - Atualizado em

Club Penguin
Coins for Change: jogo Club Penguin incentiva a doação de moedas virtuais para causas reais (Foto: Divulgação)

Os participantes do Club Penguin - um mundo digital coberto de neve em que as crianças brincam e interagem com amigos - poderão participar do programa Coins for Change a partir desta quinta (20).  No embalo da Festa de Fim de Ano que tomou conta do jogo, a ideia é incentivar os pequenos a doarem moedas virtuais para causas reais.

Na edição deste ano, os usuários preparam biscoitos on-line para vender. A "renda" obtida é doada a projetos sociais pré-selecionados. A Disney, empresa mantenedora do jogo, converte o valor virtual em dólares e faz a doação. As moedas virtuais podem ser obtidas pelos jogadores de duas formas: por meio de compra ou por créditos ganhos com o avançar dos joguinhos.

Dentro do game, quem adquirir os quitutes para ajudar vai se transformar momentaneamente em personagens especiais, como carros de brinquedos e pinguins que têm o poder de congelar tudo ao seu redor. E a participação das crianças não acaba aí. Elas mesmas indicarão quais causas serão beneficiadas. A campanha segue até o dia 2.

A central do Club Penguin fica em Kelowna, no Canadá. Sua comunidade reúne mais de 175 milhões de jogadores no mundo, entre falantes de inglês, português, francês, espanhol e alemão. No ano passado, de acordo com a Disney, foram doadas cerca de 9 bilhões de moedas virtuais. Como resultado, mais de 1 milhão de pessoas receberam ajuda em ao menos 42 países, com o apoio de iniciativas como a construção de escolas, bibliotecas e projetos de água potável.

Produtos

O sucesso do jogo é tamanho que existe uma revista dedicada a ele: a Club Penguin, publicada pela Editora Abril.  A edição Especial Fim de Ano já está nas bancas. Há também um álbum de figurinhas -  o Puffles! - que foi lançado em maio. Ele custa R$ 5,95 e o pacote com 4 cromos vale R$ 0,90. O álbum tem 36 páginas, e as figurinhas estarão nas bancas até fevereiro de 2013. Na internet, as vendas estarão disponíveis até março.

Fonte: VEJA SÃO PAULO