Crianças

Clarice Lispector tem obra para crianças adaptada no teatro

Em 'A Mulher que Matou os Peixes... E Outros Bichos' trio de atores dá um tom de nonsense e escracho na medida certa para os pequenos

Por: Luiz Fukushiro - Atualizado em

2154 criancas abre
Luciana Fróes, Renato Linhares e Mariana Lima: os atores se desdobram para narrar as histórias (Foto: Dalton Valério)

Ao longo da vida, a escritora Clarice Lispector (1920-1977) publicou alguns textos destinados à garotada. Boa parte deles são relatos em primeira pessoa envolvendo curtos episódios com animais. É o caso de 'A Mulher que Matou os Peixes', livro que inspira a última peça infantil a entrar em cartaz no Sesc Avenida Paulista antes do fechamento da unidade para reforma, anunciada para o fim de março. Os atores Renato Linhares, Mariana Lima e Luciana Fróes passeiam pelo palco (e em frente a ele) para contar em esquetes as experiências da autora. Entram aí a briga entre os cachorros Max e Bruno, a macaquinha dançarina Lisete e outras tramas acrescentadas pela dramaturga Isabel Muniz, que seguem o estilo sutil e ao mesmo tempo direto para tratar de temas caros, como a morte, sem chocar.

Trabalhado de forma não linear, 'A Mulher que Matou os Peixes... E Outros Bichos' utiliza objetos coloridos, a exemplo de baldes, fita adesiva e bichos de pelúcia, além de projeções ao fundo para narrar as histórias. Os atores correm, pulam, dançam e trocam de figurino a todo momento, sempre embalados por música. Com cara de bagunça de criança, o trio dá um tom de nonsense e escracho na medida certa para os pequenos.

Fonte: VEJA SÃO PAULO