Programação completa

Circuito de Teatro em Português começa neste sábado (8)

Companhias de Moçambique, Angola, Cabo Verde e Portugal se apresentam de graça no Teatro APCD e Memorial da América Latina

Por: Adriano Conter - Atualizado em

VII Circuito de Teatro em Português
“O Abajur Lilás”: espetáculo abre a programação no Teatro APCD (Foto: Divulgação)

A partir deste sábado (8) ocorre a sétima edição do Circuito de Teatro em Português. Com apresentações gratuitas no Teatro APCD e no Memorial da América Latina, a mostra reúne companhias de países como Moçambique, Angola, Cabo Verde e Portugal e segue até 17 de setembro.

Confira abaixo a programação completa:

Teatro APCD

De Portugal, o espetáculo “O Abajur Lilás” abre a programação no sábado (8) com a história de três prostitutas que partilham o quarto onde vivem e trabalham. Dia 10 é a vez da companhia Bibi Bulak, do Timor Leste, apresentar “Lisan Timor”, um texto abstrato sobre os costumes e crenças do país do sudeste asiático. Em seguida, dia 11, os atores também portugueses do grupo Peripécia Teatro encenam “Vincent, Van e Gogh”.

Com o drama “Cinzas Sobre As Mãos”, de Moçambique, a programação segue no dia 12. Na trama, dois coveiros têm a função de queimar cadáveres, porém a fumaça os irrita. Quando resolvem fazer uma greve por melhores condições, surge entre os mortos uma sobrevivente que mudará a vida da dupla.

“E a Cabeça Tem de Ficar?”, de Portugal, e a paulistana “Curra — Temperos Sobre Medéia” encerram a agenda nos dias 13 e 16, respectivamente.

+ Veja as montagens que estão em cartaz na cidade

Memorial da América Latina

Da cidade do Porto, no dia 14, vem a peça “As Veias Abertas da Humanidade – Memória de Amor e Guerra”, baseada na obra do escritor uruguaio Eduardo Galeano. Já no dia 15 a lusitana Cia. Constantino Neri mostra “A Casa Encantada”. O espetáculo, um exercício de reflexão sobre a arte, coloca num mesmo palco personagens como Frida Kahlo, Fernando Pessoa, Salvador Dali, Florbela Espanca e Garcia Lorca, entre outros.

Por fim, a Cia. de Teatro Solaris, de Cabo Verde, encena “Glória”, sobre uma mulher de idade que desabafa sobre a sua relação com a namorada do seu filho, no dia 17.

As apresentações ocorrem sempre às 21h, de segunda a sábado, e às 19h no domingo.

Fonte: VEJA SÃO PAULO